Sort by
Sort by

Goodbag é a app que permite fazer compras mais sustentáveis

Projeto finalista do program de Open Innovation “START and CO.” da Nestlé e NOVA SBE
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A aplicação Goodbag, que incentiva a compras mais sustentáveis, já chegou ao mercado e está disponível para download. Este projeto foi um dos quatro finalistas da edição 2021 do programa de Open Innovation “START and CO.”, realizado em parceria entre a Nestlé Portugal e a NOVA SBE e que, desde há quatro anos, procura talento nacional e internacional de startups para cocriar o futuro da Alimentação, Nutrição e Bem-Estar.

No processo de cocriação com a Nestlé e a NOVA SBE a Goodbag inovou o seu mecanismo de incentivo à sustentabilidade e, além de apenas recompensar a reutilização do seu saco de compras, passou a recompensar as compras de produtos comprovadamente mais sustentáveis, como é o caso de Sensational Burger de GARDEN GOURMET. Desta forma, a startup criou uma nova abordagem de negócio com excelentes resultados, já comprovados no mercado português com este produto da gama GARDEN GOURMET, que se tornou assim no produto piloto a ser testado em Portugal, ao qual se juntarão agora outros produtos sustentáveis.

As compras sustentáveis serão depois convertidas em pontos – designados “sementes” – pela aplicação e quantas mais vezes os consumidores utilizarem o saco Goodbag e fizerem compras de produtos sustentáveis mais pontos receberão, que serão posteriormente convertidos no apoio à realização de iniciativas de sustentabilidade, como a plantação de árvores ou ações de limpeza de praias, entre outras colocadas à sua escolha.

“Esta é uma aplicação perfeita para os consumidores que se preocupam com o ambiente e que querem ver, em tempo real, o impacto do seu comportamento. Criámos esta aplicação porque queríamos tornar mais fácil aos consumidores o seu contributo para a resolução de alguns problemas ambientais que afetam a nossa sociedade”, explica Christoph Hantschk CEO da Goodbag.

Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinhou que “ao partilharmos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora para que cocriem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, estamos a adicionar valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Os resultados deste desafio têm sido consistentes ano após ano, e falam por si, em três edições tivemos 194 candidaturas, 82 delas atingiram a fase de pitch e 31 desenvolveram projetos connosco, alguns deles, como é o caso de Goodbag, estão já disponíveis no mercado”.

Apostar em ideias que façam a diferença na vida das pessoas, é o mote principal do programa de empreendedorismo “START and CO.”, através do qual as startups têm a oportunidade de poder colaborar com a Nestlé Portugal para cocriar os seus projetos com base num ambiente real de mercado, podendo ainda usufruir de mentoria na conceção e desenvolvimento de novas soluções, em parceria com uma equipa multidisciplinar da Nestlé, com mais de 20 pessoas envolvidas, que criaram e desenvolveram estas novas soluções, em conjunto, até ao pitch final e agora à sua entrada no mercado.

 

Sobre o START and CO.:

O START and CO. 2022 é a 4ª edição de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Nestlé e a NOVA SBE e o objetivo é identificar e selecionar startups que queiram crescer através da exploração de sinergias e, assim, criar novos caminhos e futuros negócios em parceria com a Nestlé.