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NESTUM® volta a apoiar a apicultura nacional com oferta de mais 300 colmeias

Candidaturas já se encontram abertas
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A campanha “Juntos pelas Abelhas” de NESTUM® está de regresso para reforçar o cuidado a ter com as abelhas, numa altura em que a seca se faz sentir a nível nacional e está a afetar o curso normal dos ecossistemas, incluindo o alimento natural destes polinizadores.

Campanha NESTUM: Juntos pelas Abelhas 2022

 

NESTUM® vai voltar a apoiar a apicultura com a oferta de 300 novas colmeias aos apicultores nacionais cujos apiários estejam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades registadas em 2021 - como os incêndios florestais -, dando assim continuidade à missão centrada no repovoamento das abelhas. Esta é a segunda edição da campanha “Juntos Pelas Abelhas”, que teve início no ano passado com a oferta de colmeias a 61 apicultores de norte a sul do país, numa altura em que a sobrevivência destes polinizadores volta a estar em causa devido à seca e à falta de floração que se faz sentir em Portugal.

Depois de em 2021 ter alertado para a importância que as abelhas assumem na manutenção dos ecossistemas e para a sustentabilidade da cadeia alimentar, NESTUM® volta a colaborar com as duas principais federações apícolas nacionais - FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPÍCOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel) para a atribuição destas colmeias aos seus associados. O concurso, que decorre de 2 a 22 de março*, destina-se a apicultores federados, elegíveis para a oferta de 300 núcleos de abelha-rainha, seguindo os critérios definidos pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector.

“As abelhas são essenciais para a sobrevivência da Humanidade e do Planeta. Sem elas, não teríamos polinização e não haveria, por exemplo, frutos silvestres, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos outros alimentos. Por isso, e porque o mel é o ingrediente ‘estrela’ de NESTUM® Mel, não poderíamos deixar de dar continuidade ao caminho que iniciámos em 2021. A campanha “Juntos pelas Abelhas” teve um impacto muito positivo no repovoamento das abelhas. Estamos confiantes de que este ano a campanha voltará a ser um sucesso e felizes por vir a oferecer, em apenas dois anos, um total de 700 núcleos de abelha-rainha, que se multiplicarão.”, refere Elisa Riboldi, Business Executive Officer Nutrition & Dairy Nestlé Portugal.

“A apicultura é uma atividade nacional de grande relevo e com muita expressão no nosso país, existindo cerca de 11 000 apicultores com um total de cerca 750 000 colmeias, distribuídas por todo o território nacional. Sendo esta atividade considerada como tradicional, conta já com muitos apicultores profissionais.

As abelhas são associadas sobretudo à produção de mel, um alimento de excelência, mas também têm um papel predominante e fundamental na polinização, sendo essenciais para a manutenção da biodiversidade e para a produção de alimentos.

Pese embora o clima propício do nosso país para a prática apícola e a boa dinâmica do nosso setor apícola, existem ameaças à produção apícola, tais como a introdução de novas doenças e novos predadores das abelhas e a ocorrência de catástrofes naturais, como tempestades, incêndios e seca.

É neste contexto que o apoio aos apicultores cujos apiários se encontravam nas regiões afetadas por catástrofes e calamidades em 2021, foi muito importante para que estes possam continuar a sua atividade e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária está assim ciente das várias dificuldades que esta atividade enfrenta, pelo que continuará em conjunto com as Organizações de Apicultores, a tomar as medidas adequadas de modo a zelar pela sanidade das nossas abelhas e continuará com todo o agrado a apoiar a campanha “Junto pelas Abelhas” que, estamos cientes voltará a ser um sucesso”, comenta Susana Guedes Pombo, Diretora-Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Os apicultores selecionados no concurso serão revelados a partir do dia 6 de abril e a entrega dos 300 núcleos vai ser feita pela Nestlé, num prazo médio de seis meses, após a divulgação dos beneficiários pela FENAPÍCOLA e FNAP, e que, de acordo com a indicação da DGAV, foram elegíveis para esta contribuição.

Através desta ação de Responsabilidade Social, NESTUM® promove a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais.