Sort by
Sort by

Nespresso obtém certificação B Corp™

A marca junta-se a uma comunidade global de negócios com propósito que atendem a elevados padrões de sustentabilidade e responsabilidade social
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A Nespresso anunciou hoje a sua certificação global como empresa B Corp. A marca, com sede na Suíça, une-se, assim, a um movimento internacional de 4500 negócios com propósito, que atendem aos mais elevados padrões de responsabilidade e transparência social e ambiental de B Corp, e que inclui marcas como a Patagonia.

NESPRESSO: certificação B Corp

 

Este anúncio é um marco para a Nespresso e materializa o impacto positivo da marca na indústria do café, desde que foi criada em 1986. Entre os elementos chave que contribuíram para esta certificação destacam-se a abordagem única da marca ao fornecimento de café, através do Programa Nespresso AAA for Sustainable Quality, desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance, a aliança estratégica com a Fairtrade e o projeto global de reciclagem de cápsulas.

“A certificação B Corp reflete um compromisso de 30 anos da Nespresso com a sustentabilidade, transparência e responsabilidade empresarial. Estamos muito orgulhosos por nos juntarmos a uma comunidade de mentes que compartilham a nossa crença de que o lucro e o propósito andam de mãos dadas. Esta certificação traz valor acrescentado para os nossos clientes e garante aos fãs de Nespresso que a sua marca de café favorita está a fazer negócios de forma correta”, destaca Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso. E acrescenta: “Mais importante, a certificação B Corp inspira-nos a fazer mais e fortalece o nosso compromisso com a nossa visão de que cada chávena de café Nespresso tem um impacto positivo no mundo.”

“A certificação B Corp é uma avaliação rigorosa e independente do impacto de uma empresa nas pessoas e no planeta, desde a sua pegada de carbono até à forma como empodera os seus funcionários. A obtenção da certificação B Corp é um marco fundamental na melhoria e na jornada de ação coletiva, e a Nespresso está rigorosamente empenhada em torná-la realidade no âmbito da comunidade B Corp, aponta Jonathan Normand, fundador do B Lab.

“Felicito a Nespresso pela sua certificação e espero que esta tenha um efeito contagiante, que leve toda a sua cadeia de valor a juntar-se ao movimento B Corp. Estamos muito felizes por podermos apoiá-los neste caminho para acelerar e promover uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa”, conclui.

A Nespresso vai, entretanto, adicionar o logotipo B Corp a todos os produtos e comunicações da marca, para divulgar o movimento, educar e sensibilizar os consumidores e ajudá-los a fazer escolhas mais sustentáveis nos momentos de compra.

 

PONTOS-CHAVE NA CERTIFICAÇÃO B CORP:

  • A Nespresso obteve 84 pontos em 200 na Avaliação de Impacto B. Para obter a certificação B Corp, as empresas devem alcançar um mínimo de 80 pontos. Até ao momento, 4500 empresas já obtiveram esta certificação, que abrange mais de 150 indústrias e está presente em mais de 70 países.
  • Para se certificarem como B Corp, as empresas devem atender a elevados padrões em cinco áreas: Gestão, Trabalhadores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes. A pontuação alcançada pela Nespresso pode ser consultada em bcorporation.net e sustainability.nespresso.com/b-corp-score.
  • As empresas certificadas são legalmente obrigadas a considerar o impacto das suas decisões junto de todos os stakeholders. Para atender a este requisito, a Nespresso procedeu à atualização dos seus estatutos.
  • A certificação B Corp abrange os negócios globais da Nespresso, ou seja, todas as operações em que a Nespresso é uma entidade legal ou uma divisão da Nestlé, abrangendo 38 mercados.