A Nespresso anunciou hoje a sua certificação global como empresa B Corp™. A marca, com sede na Suíça, une-se, assim, a um movimento internacional de 4500 negócios com propósito, que atendem aos mais elevados padrões de responsabilidade e transparência social e ambiental de B Corp™, e que inclui marcas como a Patagonia.
Este anúncio é um marco para a Nespresso e materializa o impacto positivo da marca na indústria do café, desde que foi criada em 1986. Entre os elementos chave que contribuíram para esta certificação destacam-se a abordagem única da marca ao fornecimento de café, através do Programa Nespresso AAA for Sustainable Quality™, desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance, a aliança estratégica com a Fairtrade e o projeto global de reciclagem de cápsulas.
“A certificação B Corp™ reflete um compromisso de 30 anos da Nespresso com a sustentabilidade, transparência e responsabilidade empresarial. Estamos muito orgulhosos por nos juntarmos a uma comunidade de mentes que compartilham a nossa crença de que o lucro e o propósito andam de mãos dadas. Esta certificação traz valor acrescentado para os nossos clientes e garante aos fãs de Nespresso que a sua marca de café favorita está a fazer negócios de forma correta”, destaca Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso. E acrescenta: “Mais importante, a certificação B Corp™ inspira-nos a fazer mais e fortalece o nosso compromisso com a nossa visão de que cada chávena de café Nespresso tem um impacto positivo no mundo.”
“A certificação B Corp™ é uma avaliação rigorosa e independente do impacto de uma empresa nas pessoas e no planeta, desde a sua pegada de carbono até à forma como empodera os seus funcionários. A obtenção da certificação B Corp™ é um marco fundamental na melhoria e na jornada de ação coletiva, e a Nespresso está rigorosamente empenhada em torná-la realidade no âmbito da comunidade B Corp™”, aponta Jonathan Normand, fundador do B Lab™.
“Felicito a Nespresso pela sua certificação e espero que esta tenha um efeito contagiante, que leve toda a sua cadeia de valor a juntar-se ao movimento B Corp™. Estamos muito felizes por podermos apoiá-los neste caminho para acelerar e promover uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa”, conclui.
A Nespresso vai, entretanto, adicionar o logotipo B Corp™ a todos os produtos e comunicações da marca, para divulgar o movimento, educar e sensibilizar os consumidores e ajudá-los a fazer escolhas mais sustentáveis nos momentos de compra.
PONTOS-CHAVE NA CERTIFICAÇÃO B CORP:
- A Nespresso obteve 84 pontos em 200 na Avaliação de Impacto B. Para obter a certificação B Corp™, as empresas devem alcançar um mínimo de 80 pontos. Até ao momento, 4500 empresas já obtiveram esta certificação, que abrange mais de 150 indústrias e está presente em mais de 70 países.
- Para se certificarem como B Corp™, as empresas devem atender a elevados padrões em cinco áreas: Gestão, Trabalhadores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes. A pontuação alcançada pela Nespresso pode ser consultada em bcorporation.net e sustainability.nespresso.com/b-corp-score.
- As empresas certificadas são legalmente obrigadas a considerar o impacto das suas decisões junto de todos os stakeholders. Para atender a este requisito, a Nespresso procedeu à atualização dos seus estatutos.
- A certificação B Corp™ abrange os negócios globais da Nespresso, ou seja, todas as operações em que a Nespresso é uma entidade legal ou uma divisão da Nestlé, abrangendo 38 mercados.