Sort by
Sort by

PURINA elege e apoia as seis startups europeias mais inovadoras no que toca ao cuidado com os animais de companhia

Cada startup vai usufruir de um fundo acelerador no valor de cerca de 48 mil euros (50.000 CHF)
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • No âmbito do Programa Acelerador UNLEASHED, a PURINA elegeu seis startups que se destacam por estarem na linha da frente da inovação no que toca ao cuidado animal.
  • Com experiência no desenvolvimento de novos alimentos e plataformas de tecnologia digital de ponta, os vencedores foram escolhidos entre mais de 150 candidatos.
  • Para fazer a mentoria, a PURINA vai destacar uma equipa de especialistas para acompanhar cada startup e doar cerca de 48 mil euros, com o propósito de fazer crescer cada negócio nos próximos seis meses.

 

Startup Kibus: aplicação

 

A PURINA acaba de comunicar que vai apoiar as seis startups mais disruptivas no que toca ao cuidado dos animais de companhia, da Europa e do Norte de África, no âmbito da sua aceleradora de inovação de referência, UNLEASHED.

O programa UNLEASHED é o primeiro e único acelerador de PetCare da Europa concebido para impulsionar o crescimento dos participantes, apoiando o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Dois dos participantes deste ano têm como centro de negócio a introdução de proteínas alternativas na alimentação dos animais de companhia, de modo a criar receitas sustentáveis, enquanto outros dão particular atenção à melhoria da qualidade de vida destes animais, através de novas soluções digitais em cuidado veterinário e bem-estar.

O grupo de vencedores de 2022 inclui as empresas knok, Portugal; eniferBio, Finlândia; MOA foodtech, Espanha; Kibus, Espanha; FERAGEN, Áustria, e Vetwork, Egito. Estes vencedores foram escolhidos entre um conjunto de 150 candidatos provenientes de 28 países, reconhecidos por conduzir algumas das mais inovadoras ideias em petcare. Cada startup vai receber cerca de 48 mil euros para um projeto definido, de maneira a aumentar a escala do seu negócio enquanto beneficia igualmente da mentoria personalizada da PURINA, de acordo com o seu tipo de negócio, e de formação dada por uma equipa multidisciplinar de especialistas da marca.

Startup MOA foodtech: equipa

 

Kim Bill, Diretora da PURINA Accelerator Lab, afirma: “Estamos desejosos por dar as boas-vindas ao extraordinário grupo de inovadores selecionados este ano no âmbito do projeto UNLEASHED. Tal como a PURINA, estes empreendedores são motivados pela inovação e por desafiar a indústria através de tecnologia e de soluções facilitadas por dados. Estamos curiosos para conhecer mais a fundo o que cada startup esteve a desenvolver.”

“Depois de uma pandemia, o número de tutores de animais de companhia e amantes de animais no seu geral, a nível global, tornou-se no maior de sempre e a indústria está a dar resposta, acelerando a sua inovação através da oferta de soluções mais ecológicas e inteligentes, nunca vistas até à data.”, comenta Jeff Hamilton, CEO da Nestlé Purina PetCare na Europa.

“Estamos profundamente orgulhosos destes vencedores exemplares – vão enfrentar seis meses bastante preenchidos, mas a aceleradora UNLEASHED vai ajudá-los e direcioná-los. É um orgulho estar a acompanhar e a contribuir para o trabalho destas startups, e olhar para o futuro e ver o impacto que estas empresas vão ter nos tutores dos animais de companhia, na Europa e não só.”, conclui.

O CEO e cofundador da knok, plataforma digital de cuidados de saúde portuguesa, José Bastos, partilha: “A knok foi sempre uma empresa inovadora que se diferencia graças à sua habilidade de entender e reagir rapidamente às novas necessidades do mercado. Deste modo, identificámos esta necessidade de oferecer um serviço de cuidados para tratar dos animais de companhia, oferecendo simultaneamente conselhos sobre saúde, serviços e pós-serviços completos.

Ao conhecer o projeto UNLEASHED percebemos que esta pode ser a nossa oportunidade para testar esta nova ideia, juntos, com parceiros especialistas que sabem, ao detalhe, as verdadeiras necessidades dos animais de companhia e dos seus tutores. Acreditamos que apenas um parceiro com a qualidade e a reputação da PURINA pode ajudar-nos a alcançar o nosso novo sonho.”

O programa UNLEASHED tem como foco a seleção das startups mais impactantes da Europa e da região da Oceânia e Ásia, identificando os negócios que estão a criar soluções inovadoras, produtos e serviços para os animais de companhia e para as pessoas que os amam.

Ao ter acesso a uma equipa de especialistas sénior da PURINA, os vencedores vão beneficiar de um conhecimento extenso e profundo na categoria do bem-estar animal. O programa estará completo em outubro de 2022, com a nova fase de recrutamento para selecionar o grupo de 2023 já a arrancar nesse mesmo mês.

No total, o programa UNLEASHED da PURINA já acelerou 12 startups nestes dois últimos anos.

Os vencedores incluíram: BorrowMyDoggy (Reino Unido), Cat in a Flat (Reino Unido), Natu (Espanha), Petable (Portugal), BlueNalu Innovations (EUA) e OneMind Dogs (Finlândia) na edição de 2020. Na de 2021, incluíram Aimoscope (França), BioKiind (Reino Unido), Pawesomer (Finlândia), PuppyFat (Reino Unido), Pawpots (Emirados Árabes Unidos) e Scorpet (França).

 

Sobre os Vencedores do programa UNLEASHED:


knok

A knok é uma plataforma digital de cuidados de saúde que oferece apoio a várias seguradoras e empresas de telemedicina no que toca à gestão de dados de pacientes e profissionais de saúde. Com o apoio da PURINA, esta startup vai expandir os seus serviços para os cuidados veterinários, trazendo a melhor qualidade do cuidado de saúde online, enquanto elimina as barreiras que dificultam o acesso a tratamentos veterinários em áreas remotas.

eniferBio

A eniferBio é a uma empresa de biotecnologia finlandesa que utiliza a fermentação de fungos para produzir uma proteína que resiste ao agente ‘tempo’. Os seus biorreatores conseguem converter uma grande variedade de produtos de setores distintos, como indústria alimentícia, num ingrediente proteico sustentável que pode ser utilizado de diferentes formas.

A eniferBio está a trabalhar com a PURINA para criar um projeto de qualidade e direcionado a mercados de alto valor.

MOA foodtech

A MOA foodtech combina a biotecnologia e a inteligência artificial para transformar subprodutos da indústria agrícola em ingredientes sustentáveis e de alto valor.

Ao utilizar técnicas de fermentação, a MOA consegue gerar alternativas sustentáveis à proteína utilizada na comida dos animais de companhia, enquanto explora novos subprodutos e a origem agrícola de produtos e ingredientes.

O CEO da MOA foodtech, Bosco Emperanza, afirma: “Acreditamos que a indústria de alimentação para animais é um todo e estamos focados em aumentar os nossos esforços para produzir alimentos sustentáveis e nutritivos.”

Kibus

A Kibus fornece kits de refeição, oferecendo aos clientes ingredientes e dispositivos inteligentes para preparar e cozinhar a porção exata, a uma temperatura ótima. É simples e sem complicações, permitindo aos tutores ter absoluto controlo da nutrição do animal, tudo a partir dos seus smartphones.

Albert Icart, cofundador e CEO declara: “Ganhar esta edição da UNLEASHED foi um fator-chave para nós. Criámos uma equipa que inclui agora membros da PURINA e da Kibus com um objetivo comum: redefinir a nossa oferta e dar resposta às necessidades personalizadas dos tutores e respetivos animais de companhia.”

FERAGEN

A FERAGEN é líder europeu em laboratórios de testagem de ADN animal para tutores, criadores, clubes e veterinários, oferecendo acesso a uma equipa de profissionais dedicados em fornecer todo o suporte que o cliente precisa no que toca aos testes de ADN animal. Esta startup fornece igualmente análises genéticas de ponta no que toca à procriação animal.

A FERAGEN é única na introdução de descobertas genéticas altamente complexas, capazes de permitir a reprodução orientada, mais simples e benéfica para os animais.

Anja Geretschläger, fundadora e CEO da Feragen declarou: “Fazer parte do núcleo de vencedores do projeto UNLEASHED de 2022 dá-nos a incrível oportunidade de apresentar o nosso conhecimento e serviços a uma enorme comunidade de amantes de animais de companhia. Estamos ansiosos com a possibilidade de entrar em novos mercados e de chegar a novos consumidores.

Fazer crescer uma empresa significa ter a mente aberta para novas ideias e contruir novas relações. Queremos descobrir formas para expandir os nossos negócios para um outro patamar e escalá-los tendo por base uma estratégia sólida. Estamos felizes por moldar o futuro dos nossos companheiros de estimação, juntos.”

Vetwork

A Vetwork é a plataforma de medicina veterinária que liga os tutores dos animais de companhia aos fornecedores de serviços de saúde para animais, como vacinas, entre outros serviços credenciados, como por exemplo, tosquia ou passeio dos animais, permitindo tornar o contacto e a gestão entre as partes mais conveniente e simples.

A Vetwork pretende beneficiar do conhecimento da PURINA em relação ao mercado de cuidados dos animais de companhia, de modo a analisar os respetivos dados para oferecer experiências mais completas aos tutores clientes, através da aplicação e respetivos serviços.

O CEO e fundador da Vetwork afirma: “Para nós, vencer o UNLEASHED é a garantia de que não estamos apenas no caminho certo e em direção à mudança, como o cuidado animal é uma preocupação. Esperamos poder criar uma solução holística de 360 graus com outros players do mercado para responder às necessidades dos animais de companhia e dos seus tutores!”