Sort results by
Sort results by

SICAL celebra 75 anos com nova Campanha “Sabe a SICAL”

Voltar aos Comunicados de Imprensa

A marca de cafés portuguesa SICAL, pertencente ao grupo Nestlé, comemora este ano os 75 anos do seu nascimento, aproveitando este marco para assinalar momentos importantes ao longo da sua história. Sob o mote “Sabe a SICAL”, a marca de cafés conta a que sabe o seu café.

Logo SICAL: 75 anos

 

“A marca nasceu em 1947 pelas mãos de Vicente Peres, quando decidiu que o café não sabia bem sozinho, mas sim na companhia de outros. O ‘saber a (…)’ é uma expressão muito portuguesa e, olhando para o seu trajeto e ligação a valores, como portugalidade e tradição, fazia-nos todo o sentido revelar a que sabe SICAL”, refere Ana Leitão, Brand Manager de SICAL no canal Fora do Lar.

“E, de facto, SICAL sabe a tudo: sabe às histórias, às experiências, às origens, aos momentos que são só nossos, sabe a um futuro sustentável. Tudo isto sabe a uma tradição de 75 anos. A marca foi pioneira em diversas frentes e fazia-nos todo o sentido assinalar esta data tão importante através das vivências que o café nos transmite, as experiências e memórias a que SICAL nos sabe”, acrescenta Tânia Jorge, Brand Manager de SICAL no canal Lar.

A marca, que é produzida na Fábrica de Cafés Torrados da Nestlé, no Porto, apresenta a campanha “Sabe a SICAL” através de um filme, criado para os canais digitais e para o ponto de venda. A criatividade e produção ficou a cargo da agência WOLT – Energy for Brands.

 

Percurso e curiosidades sobre SICAL:

  • 1947: SICAL nasce no Porto, pelas mãos de Vicente Peres, um homem que não gostava de beber café sozinho e sempre esteve atento às necessidades dos consumidores.
  • 1956: SICAL é a primeira marca portuguesa de cafés a fazer publicidade, estreando-se com o conceito “O tal do gostinho especial”, que ficou na memória dos portugueses durante décadas.
  • 1960: SICAL abre uma delegação em Lisboa.
  • 1967: SICAL vence a medalha de prata do Festival Internacional Publicitário de Nova Iorque. Esta é a primeira campanha portuguesa no setor dos cafés a ser premiada internacionalmente.
  • 1984: SICAL é a primeira marca a introduzir uma válvula nas embalagens, que permitia controlar o aroma, a frescura e a qualidade do café.
  • 1987: a marca SICAL é adquirida pela Nestlé Portugal e a sua fábrica torna-se uma das principais fábricas de café torrado da Nestlé na Zona Europa.
  • 2002: SICAL é a primeira marca a comunicar e a segmentar a sua gama de produtos pela origem do café (África, América, Ásia/Oceânia).
  • 2007: SICAL introduz uma embalagem inovadora com sistema de abertura e fecho fácil que assegura facilidade, frescura, comodidade e conveniência trazendo e mantendo os sabores e aromas de sempre, por muito mais tempo!
  • 2019: SICAL vence o prémio de Melhor Expresso Português, durante o decorrer da primeira edição do Lisbon Coffee Fest, em Lisboa.


O percurso completo da marca, com todos os detalhes da sua história, inovações e conquistas, está disponível no site de SICAL.