Sort by
Sort by

João Manzarra visita plantações de NESCAFÉ® na Colômbia

Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • O apresentador é embaixador do programa Café com Respeito e teve agora oportunidade de conhecer uma das plantações de café apoiadas por NESCAFÉ®.
  • O objetivo de NESCAFÉ® é alcançar 100% de café proveniente de origem sustentável até 2025.
  • Através de um investimento que rondou os 340 milhões de euros, já foi possível distribuir 235 milhões de novas plantas de café de alta produtividade e maior resistência e renovar cerca de 120 mil hectares de plantações em todo o mundo.
  • Experiência do João Manzarra em Risaralda, na Colômbia, com NESCAFÉ®, no site Café Com Respeito e no YouTube.

 

João Manzarra, embaixador do programa de sustentabilidade de NESCAFÉ® - Café com Respeito -, visitou uma das plantações de café apoiadas pela marca na região de Risaralda, na Colômbia. O apresentador teve oportunidade de testemunhar, em primeira mão, os resultados do maior programa de sustentabilidade de café a nível mundial, que tem como objetivos promover a produção de café sustentável e apoiar as comunidades de cafeicultores.

João Manzarra com cafeicultores em Santuario, na Colômbia

 

O programa Café com Respeito apoia os cafeicultores e respetivas comunidades, nomeadamente com formações em novas técnicas de cultivo e business skills, com um respeito transversal a todos os intervenientes no processo, desde a planta a quem a cultiva, passando pelo solo que a recebe, pelo meio ambiente que o rodeia e pela comunidade, sem esquecer a qualidade do produto final, o esforço de quem o produz, a forma como é embalado e, finalmente, aqueles a quem este se destina. Através de um investimento que rondou os 340 milhões de euros, já foi possível distribuir 235 milhões de novas plantas de café de alta produtividade e maior resistência e renovar cerca de 120 mil hectares de plantações em todo o mundo.

A distribuição de novas plântulas de café mais resistentes às alterações climáticas e o desenvolvimento de técnicas de agricultura regenerativa fazem também parte deste programa, que tem como finalidade conseguir uma produção de café cada vez mais sustentável e responsável. João Manzarra teve oportunidade de conhecer alguns destes cafeicultores, entre os quais Rosita, uma das mulheres que integra o programa enquanto responsável do seu campo de cultivo em Risaralda, Colômbia. O apresentador testemunhou as técnicas de perto, tendo tido a experiência de plantar um novo cafeeiro, planta que está na origem do café. Produtores e agricultores como a Rosita recebem formação e os apoios necessários para uma melhor e mais responsável gestão não só das suas explorações agrícolas como também do seu negócio, da sua vida e da sua estrutura familiar.

João Manzarra, Embaixador de Café com Respeito, explica que “um dos motivos pelos quais me tornei embaixador NESCAFÉ®️ foi precisamente pelo trabalho que têm vindo a desenvolver, nomeadamente nas produções de café, tendo em conta os grandes desafios a que todos assistimos hoje para garantir um futuro sustentável e responsável. Ter a oportunidade de estar no terreno e receber o testemunho de quem lá vive e trabalha foi muito importante”.

“Os resultados de Café com Respeito são verdadeiramente prometedores e falam por si. Em 2020, 85% do nosso café já provinha de origem sustentável e trabalhamos diariamente com vista a alcançar os 100% até 2025. O nosso grande objetivo com este programa é garantir que no futuro continuaremos a ter café de qualidade, de forma sustentável e responsável. Estamos muito felizes pelo facto do João Manzarra ter testemunhado e partilhado a alegria que os produtores NESCAFÉ® aplicam diariamente na produção de café com respeito”, Maria Teresa Mendes, Business Executive Officer de Coffee Portugal na Nestlé®.

O programa Café com Respeito abrange quatro pilares correspondentes às várias fases, desde a produção ao consumo de café. “Cultivado com Respeito”, “Produzido com Respeito”, “Embalado com Respeito” e “Saboreie com Respeito” são os quatro eixos de atuação do projeto, que incorpora medidas de ação para assegurar o bem-estar e formação dos agricultores e produtores, a utilização sustentável dos terrenos e recursos naturais, a adoção de práticas mais sustentáveis nas fábricas da marca, entre outros. Este programa é transversal a NESCAFÉ® Dolce Gusto.