Sort by
Sort by

Nestlé promove Bootcamp dando oportunidade a estudantes de saber mais sobre agricultura regenerativa

2ª edição da iniciativa “Agripreneurship”
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • Durante três dias, dez estudantes de agronomia e engenharia alimentar acompanharam o processo do trigo ‘from seed to bowl’.
  • Esta experiência imersiva levou os estudantes desde os campos de cereais do Alentejo, passando pelo processo de moagem, no Porto, até à produção e embalamento de produtos finais, como CERELAC e NESTUM em Avanca.

 

O Agripreneurship Bootcamp, desenhado pela Nestlé Portugal, decorreu entre os dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, numa edição totalmente reformulada e que contou com a presença de 10 estudantes de Agronomia e de Engenharia Alimentar e que os levou a conhecer toda a cadeia de valor de produtos Nestlé à base de cereais.

Participantes do Agripreneurship Bootcamp de 2023

 

No primeiro dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer agricultores de Évora e de ver os campos onde cresce o trigo específico utilizado para alimentação infantil, nomeadamente nas papas CERELAC. Durante este dia, foram também explicadas pelo agrónomo da Nestlé, Agustin Fuentes, as práticas de agricultura regenerativa que estão a ser implementadas no âmbito do projeto que está a ser desenvolvido pela Nestlé em parceria com estes agricultores. No segundo dia, foram convidados a visitar as empresas Carneiro Campos e Germen Moagens, no Porto, onde é feita a moagem dos cereais, ou seja, onde os grãos de trigo são transformados em farinha. Esta farinha é depois transportada para a fábrica da Nestlé em Avanca, onde os alunos, no terceiro dia, puderam assistir ao processo de produção de CERELAC.

Com este conceito “From Seed to Cereal to Bowl”, os estudantes universitários e futuros profissionais do setor agrícola e alimentar, ainda a frequentar o 3º ano de licenciatura e o 1º ano de mestrado, de áreas como Agronomia, Engenharia Alimentar e Engenharia Agronómica, do Instituto Superior de Agronomia e do Instituto Politécnico de Beja, tiveram a oportunidade de ter uma visão integrada de todo o processo, da especificidade de cada uma das etapas, de falar em primeira mão com profissionais da área.

Beatriz Lavrador Guimarães, Sustainability Leader da Nestlé Portugal e responsável pelo projeto Agripreuneurship, afirma que: “É com muito orgulho que realizamos mais uma edição desta iniciativa, desta vez totalmente reformulada. Menos de 5% dos agricultores de todo o mundo têm menos de 35 anos – estes dados revelam que os empregos na agricultura estão a atrair menos jovens, numa altura em que a população mundial está a crescer rapidamente. Por esta razão, é muito importante que uma empresa líder do setor agroalimentar partilhe com os agricultores, agrónomos e engenheiros alimentares do futuro o conhecimento que tem sobre o setor, nomeadamente sobre as práticas agrícolas regenerativas dos solos, para uma agricultura mais regenerativa.”

Para os alunos esta experiência permitiu saber mais sobre o cultivo do trigo, conhecer a tecnologia utilizada no campo e saber mais sobre práticas de agricultura regenerativa, além do processo por detrás da moagem dos cereais – milho e trigo - e da produção de CERELAC, assim como saber mais sobre como funciona a relação entre o campo e a indústria e a preocupação e nível de exigência da Nestlé para produzir cereais para nutrição infantil.

A Nestlé pretende, assim, apoiar a formação da próxima geração de "empresários agrícolas" – para lhes dar os conhecimentos, as competências e o espírito empreendedor de que necessitam para desenvolver e garantir o futuro da agricultura no século XXI.