- A NESTLÉ PROFESSIONAL está a introduzir a utilização de novos copos para consumo de café que contêm 50% menos plástico que a versão atual.
- Esta solução vai evitar a colocação no mercado português de cerca de cinco toneladas de plástico por ano.
- Além da alteração do material dos copos, as respetivas tampas serão também à base de papel. Esta inovação surge depois de, no ano passado, a NESTLÉ PROFESSIONAL ter alcançado a meta de reduzir a ZERO o uso de plástico virgem na produção de mesas e cadeiras de esplanada, evitando o uso de 200 toneladas de plástico virgem adicional em cada ano.
A NESTLÉ PROFESSIONAL anuncia mais um avanço significativo no seu compromisso para com a sustentabilidade. A marca líder mundial no mercado da alimentação e bebidas com soluções direcionadas a profissionais do canal HORECA&VENDING introduziu novos copos para consumo de café que contêm 50% menos plástico do que a versão atualmente utilizada. Esta inovação, pioneira em Portugal, começa por estar disponível sob a marca BUONDI, e visa contribuir para a redução do impacto ambiental associado ao uso de plástico e, consequentemente, para um futuro mais sustentável.
A introdução destes novos copos terá um impacto significativo no mercado português, reduzindo aproximadamente cinco toneladas de plástico por ano. Como parte da sua estratégia global, a Nestlé tem como meta reduzir em 1/3 o uso de plástico virgem nas suas embalagens até 2025, e esta nova solução representa mais um marco no caminho para este objetivo.
Os novos copos já estão em utilização em 25 pontos de venda da CEPSA, em Portugal com abrangência em todo o país. O seu desenvolvimento é fruto da parceria com a SEDA Ibérica, tendo tornado a BUONDI na primeira marca em Portugal a disponibilizar esta inovação aos consumidores finais. A solução será também estendida a outras marcas do grupo Nestlé, como NESCAFÉ, SICAL, TOFA e CHRISTINA, abrangendo ainda o mercado espanhol.
Esta nova solução representa “mais um passo rumo ao objetivo de reduzir o plástico virgem nas embalagens em um terço até 2025. Esta iniciativa está alinhada com um dos oito compromissos do programa de sustentabilidade da NESTLÉ PROFESSIONAL, Crescer Sustentável, que refletem uma abordagem abrangente e integrada, com metas específicas que envolvem toda a cadeia de valor.”, afirma Pedro Sampaio, Responsável de Sustentabilidade de NESTLÉ PROFESSIONAL.
De acordo com a legislação em vigor desde o início do ano, são agora considerados recicláveis todos os copos com menos de 15% PE (polietileno), desde que mono revestidos, o que é o caso dos copos disponibilizados pela BUONDI. Com esta redução de plástico, estes novos copos são já considerados prontos a serem reciclados, alinhando-se com o compromisso da Nestlé de alcançar a meta de deter um portefólio cujas embalagens são 100% recicláveis ou reutilizáveis. Após o uso, os copos devem ser corretamente descartados no ecoponto azul, facilitando o seu posterior processo de reciclagem.
A Nestlé continua a trabalhar ativamente com parceiros em todo o mundo na busca de uma solução para copos descartáveis totalmente livres de plástico que também garanta a qualidade e a segurança alimentar. No entanto, não existe, atualmente, uma solução de copo para bebida quente no mercado global que seja totalmente livre de plástico. Para que um copo de papel possa conter uma bebida quente por mais de 30 minutos, é necessária uma barreira impermeabilizante.
A Nestlé pretende também eliminar completamente, até ao final do ano, a utilização de tampas de plástico para os copos, estando neste momento a escoar apenas o stock existente. O futuro dos copos incluirá o uso de tampas à base de papel reciclável.
Além dos avanços na redução de plástico em copos e tampas, a NESTLÉ PROFESSIONAL eliminou completamente, durante o ano passado, o uso de plástico virgem na produção de mesas e cadeiras de esplanada. Esta ação evitou o uso adicional de 200 toneladas de plástico virgem a cada ano.