Sort by
Sort by

Nestlé Portugal debate a diversidade e inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

"Dia 100 Diferenças"
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • Primeira edição do evento, lançada no ano em que a empresa completa 100 anos em Portugal, promoveu um debate sobre Diversidade e Inclusão e ainda atividades de simulação de situações diárias de pessoas com deficiência.
  • A iniciativa contou com a participação da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, entre outros especialistas e líderes de opinião na área.

 

A Nestlé Portugal realizou, esta segunda-feira, na sua Sede, em Linda-a-Velha, um debate com o objetivo de abordar a diversidade e inclusão de pessoas com deficiência no contexto laboral. No ano em que celebra o seu centenário em Portugal, a Nestlé promove um evento dedicado à discussão de estratégias e desafios relacionados com esta temática tão importante.

O debate contou com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão; Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Ibéria; Vanda Nunes, Diretora da Valor T; Marta Canário, Responsável pelas Relações com a Imprensa do Grupo Novabase e Filipa Pinto Coelho, Presidente Executiva do Café Joyeux em Portugal. Foram discutidas soluções, melhores práticas e quais os desafios enfrentados por empresas e profissionais envolvidos neste processo.

Rosário Vilhena, Vanda Nunes, Ana Sofia Antunes, Marta Canário, Filipa Pinto Coelho e Gonçalo Granado

 

O debate partiu do mote lançado por Rosário Vilhena de que “incluir é a coisa certa a fazer” e sem olhar às quotas mencionadas por Ana Sofia Antunes como “um mal ainda necessário, mas que no setor público permitiu já a contratação de 22 mil pessoas com deficiência”. Todo este caminho que está a ser feito, tanto no setor público como no privado, tem sido muito positivo para que, segundo Filipa Pinto Coelho, “um dia a diferença já não se veja e faça parte de nós”. A presidente executiva do Café Joyeux acrescentou ainda que “contratar pessoas com deficiência não é só o que está certo, mas é o que é inteligente fazer, porque está a contribuir para o aumento da produtividade das empresas”.

Este foi um debate essencial para ultrapassar o que Marta Canário considerou ser “o medo que ainda existe na sociedade portuguesa em relação à integração da deficiência”. Algo que já está a ser amplamente trabalhado na Valor T: “estamos a dar a estas pessoas as ferramentas certas para precisamente ultrapassar esse medo e melhor integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, finalizou Vandas Nunes.

Após este momento os participantes desfrutaram de um intervalo para café fornecido pelo Café Joyeux, uma organização comprometida com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

De seguida, os colaboradores da Nestlé participaram na atividade "No lugar de uma pessoa com deficiência", onde foram desafiados a fazer um percurso de cadeira de rodas ou vendados. A atividade foi organizada e acompanhada pela Associação Salvador. A associação também organizou um percurso de obstáculos externo para quem não pôde participar da atividade principal.

Este momento promoveu ainda entrevistas entre recrutadores da Nestlé Portugal e 20 candidatos ligados a associações de pessoas com deficiência como a Valor T, ASBIHP ou Associação Salvador, oferecendo-lhes a oportunidade de demonstrarem as suas aptidões e capacidades em processos de recrutamento a decorrer.

A Nestlé Portugal acredita que a inclusão é fundamental para construir uma sociedade justa. Através de iniciativas como o “Dia 100 Diferenças”, a Nestlé Portugal procura promover a consciencialização e o avanço da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.