Sort by
Sort by

Nestlé quer continuar a Fazer Parte da vida dos consumidores portugueses para os próximos 100 Anos

Nestlé assinala hoje 100 anos de presença em Portugal
Voltar aos Comunicados de Imprensa

2023 marca o ano em que a Nestlé Portugal entra no restrito clube das empresas portuguesas centenárias. Uma data simbólica para uma empresa que é uma “love brand” dos consumidores portugueses e cuja reputação corporativa é a melhor em toda a Europa. É um século de criação de valor partilhado: económico, social e ambiental, com o propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras.

Partilha de Valor Económico

No ano de 2022 o volume de negócios da Nestlé Portugal atingiu os 677 milhões de euros, mais 52 milhões de euros em comparação com 2021, representando um crescimento de 8,3%. Neste resultado do negócio estão também incluídas as exportações, no valor de 125 milhões de euros, que a Nestlé Portugal faz a partir das suas duas fábricas (cerca de 60% do total da produção em Portugal).

Num ano de muitos desafios e escolhas difíceis para as famílias, comunidades e empresas, a pressão do aumento de custos impactou também os resultados da companhia. Para mitigar os aumentos de preços a Nestlé trabalhou em eficiências internas que permitiram atenuar a inflação e os aumentos dos preços das matérias-primas, transportes e energia. Desta forma, 2022 foi um ano com redução de rentabilidade para a Nestlé Portugal, em linha com os resultados da Zona Europa apresentados pelo Grupo.

Simultaneamente, com uma visão de longo prazo, a Nestlé manteve e reforçou os seus investimentos em particular na inovação, na sustentabilidade e na empregabilidade que gera no país, através de investimentos que totalizaram 73 milhões de euros, sendo 30 milhões nas operações e 43 milhões no apoio às atividades marketing e de comunicação.

É esta postura responsável e de longo-prazo que reflete a forma como a Nestlé tem atuado no país ao longo de 100 anos, assinalados hoje, dia 10 de março. Foi neste mesmo dia, em 1923, na localidade de Avanca, que o Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) lançou as bases da Nestlé em Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa e que teve como primeiro exemplo a farinha láctea Nestlé. Fiel ao espírito do seu fundador, a Nestlé tem continuado a partilhar valor económico, social e ambiental com o país.

Com esta performance, a Nestlé mantém a liderança no conjunto das categorias onde compete, com uma quota de um terço (33,5%) do total do mercado no canal retalho.

“Num ano de grandes desafios, toda a equipa da Nestlé Portugal demonstrou a sua resiliência e capacidade de navegar neste ambiente difícil, entregando, uma vez mais, um ano de crescimento positivo e de criação de valor partilhado. Esta atuação, confirma a nossa estratégia de longo prazo focada na nutrição e na gestão dos recursos naturais, com importantes investimentos em ambas as áreas ao longo da nossa cadeia de valor e dá-nos a confiança de que continuaremos a fazer parte da vida dos Portugueses.”, afirmou Anna Lenz, Diretora-Geral da Nestlé Portugal.

Partilha de Valor Social

Em 2022, a Nestlé continuou a promover a empregabilidade, jovem e não jovem. No primeiro caso, no âmbito da iniciativa Nestlé Needs Youth, a Nestlé impactou positivamente mais de 430 jovens, quer através de contratações e de oportunidades de estágio, quer através das mais de 40 iniciativas de formação e preparação para a entrada no mercado de trabalho. No segundo caso o apoio foi efetuado através do programa de re-skilling PRO-MOV, no qual a Nestlé lidera o laboratório da indústria. Uma iniciativa inovadora a nível europeu que pretende, até 2025, requalificar, com o apoio de várias empresas, um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa.

Reconhecida pelo Grupo como uma fonte de talento, a Nestlé Portugal tem atualmente 2484 colaboradores, representando 52 nacionalidades. Em 2022 reforçamos a nossa posição como entidade prestadora de serviços de excelência a nível internacional, nomeadamente na área do marketing digital e da Supply Chain. Tanto NBS Lisbon (Centro de Serviços Partilhados) como a Nespresso Supply Chain Hub continuam a crescer, tendo atingido respetivamente a marca dos 500 e dos 100 colaboradores no final do ano.

Tendo a Diversidade & Inclusão como um dos nossos pilares, temos atualmente um gender balance de 49% de mulheres e 51% de homens nas posições de liderança, validando anualmente que não temos qualquer gender pay-gap nos diferentes níveis da organização.

Ainda em 2022, e tendo presente o difícil contexto económico, e por forma a mitigar o impacto da inflação no poder de compra dos nossos colaboradores, levamos a cabo uma intervenção salarial excecional e procedemos em paralelo à revisão dos subsídios de turno e benefícios dos nossos colaboradores de Fábricas e Centros de Distribuição, por forma a reforçarmos o apoio aos colaboradores com rendimentos mais baixos.

Ainda em 2022, a Nestlé comprou localmente mais de 50% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços, no valor de 140 milhões de euros. Da sua lista de fornecedores fazem parte mais de 900 empresas nacionais.

No âmbito do programa «Nestlé por Crianças mais Saudáveis», de educação alimentar e de sensibilização para estilos de vida mais ativos, a Nestlé esteve presente em 1446 escolas dos ensinos pré-escolar e de primeiro ciclo com conteúdos formativos em nutrição, tendo impactado um total de 156.500 crianças no ano letivo de 2021/2022.

Partilha de Valor Ambiental

Ao longo da última década a Nestlé tem vindo a reduzir o impacto ambiental das suas operações, tendo atingido em 2022 resultados acumulados significativos, reduzindo por tonelada de produto produzido 72% no consumo de água, 25% no consumo de energia e 47% nas emissões de gases com efeito de estufa.

Em 2022 na área das Operações, foi dado um importante contributo para a redução de emissões com projetos como o alargamento do transporte intermodal, combinando transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, através do qual a Nestlé conseguiu reduzir 700 toneladas de emissões CO2.

Na transformação do material de embalagem a Nestlé continuou com a adaptação do seu portefólio e atingiu, em 2022, 95% de embalagens dos produtos vendidos em Portugal prontas a serem recicladas.

O recém remodelado edifício sede da Nestlé Portugal recebeu em 2022 a certificação LEED gold (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Building Design & Construction: Major Renovation. A obtenção desta certificação, pioneira no país na sua categoria, vem reconhecer as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício aquando da sua remodelação total que decorreu entre os anos 2020 e 2021.

2023 – O ano do centenário

O ano de 2023 ficará marcado pela celebração dos 100 anos de presença da Nestlé em Portugal e será, simultaneamente, um ano em que trabalhamos para os próximos 100 anos no país. A nível económico a Nestlé conta com mais um ano de crescimento sólido e de contínuo investimento em Portugal. Ciente das dificuldades conjunturais que ainda encontrará pela frente, a Nestlé irá manter e reforçar o seu foco no modelo de criação de valor partilhado: valor económico, valor social e valor ambiental, seguindo o mote da celebração do centenário – Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte.