1º Concurso Master Barista Nestlé/Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal

Está a decorrer o 1º Concurso Master Barista Inter Escolas, que conta com a participação de cerca de 250 jovens estudantes para uma formação específica nesta área. Até maio, os alunos das escolas de Viana do Castelo, Porto, Lamego, Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa, Estoril, Setúbal, Portalegre, Faro e Portimão vão passar por uma fase de formação, seguida de seleção dos melhores alunos que serão posteriormente convidados a participar na final onde vai ser eleito o vencedor deste 1º concurso.

A formação tem uma componente teórica e prática com os seguintes módulos:

• Café: Planta, Origens, Colheita e Torra
  • Calibração, Dosagem e Conservação
  • Extração & Preparação do Expresso Perfeito
  • Técnicas de Preparação do leite
  • Menu Barista
  • Higiene, Saúde & Segurança
  • Serviço ao cliente
  • Gestão do Espaço de Trabalho
  • Limpeza e Manutenção dos Equipamentos
  • Teste Escrito e Teste Prático

Para a Nestlé, esta é uma parceria de importância estratégica, pois permite alicerçar e estreitar relações com estas instituições de ensino profissional e participar ativamente na formação e preparação dos melhores profissionais na área do café. Os formadores Nestlé Lurdes Carvalho e Nuno Castanheira que vão acompanhar todo o curso, vão ainda fazer parte do júri e ajudar a escolher o 1º Master Barista Inter Escolas.

No futuro muito próximo, estes alunos serão seguramente os futuros decisores e influenciadores de Compras e Tendências na Área de Restauração e Bebidas e queremos que a nossa Empresa NESTLÉ e as nossas Marcas BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA possam a jusante ou a montante, marcá-los de forma diferenciadora e inovadora na sua caminhada profissional”, afirma Nuno Castanheira, Formador Nestlé.

A final do concurso vai realizar-se no dia 16 de maio, com os 12 melhores participantes a nível nacional.