“Toma o Gosto a Mais Sabores” é o desafio que a Nestlé lança aos portugueses em 2020

Resoluções de Ano Novo

‘Maior variedade, mais nutrientes’ é a premissa da campanha que a Nestlé lança no próximo ano e que decorre em todo o território nacional, para sensibilizar os portugueses para a importância da educação do paladar na adoção de uma alimentação mais saudável.

Sabendo que para adquirir bons hábitos alimentares é necessário conhecer os alimentos e experimentá-los, a Nestlé lança o desafio ‘Toma o Gosto a Mais Sabores’, uma experiência multissensorial que decorrerá, numa primeira fase, até 29 de fevereiro, em 41 lojas Continente e que será depois estendida ao restante retalho alimentar durante os meses de Janeiro e Fevereiro, em simultâneo com os canais digitais Nestlé. A iniciativa pretende demonstrar que é na variedade que reside o segredo de uma vida mais saudável, “Tomando o Gosto” a novos sabores, novas experiências e novas aprendizagens. Esta iniciativa, que estará presente ao longo de todo o ano, contará com um segundo momento de maior visibilidade nos meses de Junho e Julho.

Um dos pilares de uma alimentação equilibrada é indiscutivelmente a variedade e quanto mais variada for a seleção alimentar, maior será o número de nutrientes consumidos. Aliás, a diversidade de paladares faz naturalmente parte da oferta da Nestlé, com a introdução de produtos biológicos, cereais ancestrais, adoçantes naturais, entre outras alternativas” enquadra Ana Leonor Perdigão, nutricionista da Nestlé Portugal. “Com esta iniciativa, queremos mexer com os portugueses e desafiá-los para novas experiências, numa altura do ano em que se tomam novas resoluções e em que estamos mais abertos à mudança de comportamentos”, conclui.

Sabe-se que comer é uma experiência multissensorial, que envolve o paladar (doce, salgado, ácido, amargo e umami), tacto (textura, temperatura), visual (cor), olfativo (cheiro) e até aspetos cognitivos como as memórias emocionais. Se aprendermos a processar todas estas “informações”, educaremos o paladar e estaremos muito mais recetivos a uma maior diversidade de alimentos, logo a ter uma dieta mais rica e variada. A iniciativa ‘Toma o Gosto a Mais Sabores’ insere-se no compromisso da Nestlé para com a comunidade de ser promotora da mudança de comportamentos, alinhada com o seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A empresa pretende assim inspirar as famílias a adotarem estilos de vida mais saudáveis.

Sabia que há 5 sabores básicos?

O sabor doce resulta da presença de hidratos de carbono e está associado a “energia”

O sabor ácido também se percebe rapidamente, mas a perceção pode variar bastante, em função das substâncias presentes na saliva e do tipo de sabor ácido que se prova.

O sabor salgado resulta do sal comum ou de outros sais. É percebido muito rapidamente, mas demora a desaparecer.

O sabor amargo é de perceção lenta, mas duradoura. Perdura quase um minuto. Está associado a elementos potencialmente tóxicos.

O Umami (do japonês: agradavelmente saboroso) é encontrado em alimentos ricos em proteínas e em alguns vegetais, como tomate, espargos e cogumelos.

Conhece as outras dimensões do sabor?

Textura: quanto mais viscosa é uma preparação, menor a perceção do gosto.

Temperatura: um alimento mais quente parece mais doce, assim como um alimento mais frio parece mais amargo.

Cor: quanto mais intensa a cor, mais intensa é a perceção de sabor.

Cheiros e “memórias emocionais”: os cheiros de alimentos que acompanharam determinadas situações –agradáveis ou desagradáveis– influenciam a nossa perceção futura sobre os mesmos.