Nestlé cria mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar e lança fundo para impulsionar a inovação em embalagens

A Nestlé anunciou hoje que investirá até CHF dois mil milhões para liderar a mudança na utilização de plásticos virgens para plásticos reciclados de qualidade alimentar e acelerar ainda o desenvolvimento de soluções inovadoras de embalagens sustentáveis.

Com base no seu compromisso, assumido em 2018, de tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025, a Nestlé reduzirá para um terço a sua utilização de plásticos virgens neste mesmo período, enquanto trabalha com outras entidades para promover a economia circular e encetar esforços para limpar os resíduos plásticos dos oceanos, lagos e rios.

A qualidade e a segurança dos alimentos são fundamentais e as embalagens desempenham um papel importante para assegurar estas duas premissas. A maioria dos plásticos é difícil de reciclar para o fabrico de embalagens de alimentos, levando a um fornecimento limitado de plásticos reciclados com qualidade alimentar. Assim, no sentido de criar um mercado para estes plásticos, a Nestlé está comprometida em fornecer até dois milhões de toneladas métricas de plásticos reciclados para utilização alimentar e alocar mais de CHF 1,5 mil milhões para pagar um prémio por esses materiais, medidas que serão implementadas com efeitos imediatos e até 2025. A Nestlé procurará eficiências operacionais para manter neutros os ganhos resultantes desta iniciativa.

A inovação em embalagens, incluindo novos materiais, sistemas de recarga e soluções de reciclagem, é outro desafio importante no caminho para um futuro sem desperdício. Complementar à sua já significativa pesquisa interna, desenvolvida através do Nestlé Institute of Packaging Sciences, a Companhia lançará também um fundo de empreendedorismo para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, no montante de CHF 250 milhões para investir em empresas start-up que se concentrem nessas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Essas duas iniciativas complementam os principais e contínuos esforços da Nestlé na pesquisa, no fornecimento e no fabrico para tornar as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis e contribuir para atingir o seu objetivo de zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050. Como parte do compromisso assumido pela Nestlé em relação as embalagens e no sentido de aumentar a sua transparência, a Nestlé continuará a delinear outras iniciativas e fornecerá atualizações regulares sobre os seus progressos.

"Nenhum plástico deve terminar em aterro ou como lixo", disse Mark Schneider, CEO da Nestlé. “Tornar o plástico reciclado seguro para alimentos é um enorme desafio para a nossa indústria. É por isso que, além de minimizar o uso de plásticos e recolher resíduos, queremos fechar o ciclo e tornar mais plásticos infinitamente recicláveis. Estamos a tomar medidas ousadas para criar um mercado mais amplo para os plásticos reciclados de qualidade alimentar e impulsionar a inovação na indústria das embalagens. Convidamos outras entidades a juntarem-se a nós nesta jornada.”

"É com satisfação que a Nestlé faz um investimento de CHF dois mil milhões para criar uma economia circular para plásticos, além de reduzir, até um terço e até 2025, a utilização de plástico virgem em embalagens. Ao eliminar os plásticos de que não precisamos, inovando em áreas como os modelos de reutilização, os novos materiais e na circulação dos plásticos de que precisamos - também em aplicações de grau alimentício mais desafiadoras - podemos criar uma economia onde o plástico nunca se torne desperdício. O cumprimento dos compromissos anunciados hoje contribuirá significativamente para a realização dessa visão,” disse Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur.