A Nestlé acelera esforços para aumentar o número de mulheres em posições de liderança até 2022

Voltar6 Mar, 2019

Equílibrio de Género 

A Nestlé apresentou hoje um plano de ação para aumentar o número de mulheres em cargos executivos seniores em todo o mundo. Este plano de ação é resultado do compromisso da Nestlé em dar oportunidades iguais para todos na Companhia.

Nos últimos anos, a Nestlé fez progressos substanciais no aumento do número de mulheres em posições de liderança. Hoje, 43% desses cargos são ocupados por mulheres. Com o Plano de Aceleração do Equilíbrio de Género, a Nestlé dá agora um destaque especial ao aumento da proporção de mulheres nos 200 principais cargos executivos, de 20% para 30% até 2022. Esta meta é mais um passo no caminho da Nestlé em direção à igualdade de género.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, afirmou: “É simplesmente a coisa certa a fazer. Acreditamos que uma força de trabalho mais diversificada, com mais mulheres no topo, reforçará a nossa cultura inclusiva e fará da Nestlé uma empresa ainda melhor. Estabelecemos metas mensuráveis para podermos seguir de perto os nossos objetivos. Sabemos que melhorar o equilíbrio entre os géneros levará a melhores decisões, mais inovação e maior satisfação dos colaboradores ”.

A Nestlé incorporou o equilíbrio de género em todas as suas práticas de Recursos Humanos. A Companhia foi incluída recentemente no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI) de 2019, e está a construir e a estabelecer novos objetivos, por forma a impulsionar ações adicionais que possam ser necessárias.

O Plano de Aceleração do Equilíbrio de Género inclui as seguintes ações específicas:

  • Apoiar todos os gestores na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e garantir que estes recebem formação para identificar estereótipos inconscientes;
  • Incentivar a utilização do programa de licença parental remunerado da Nestlé e as políticas de trabalho flexíveis em vigor em todas as congéneres Nestlé;
  • Aperfeiçoar os programas de mentoria e de apoio à preparação das mulheres de reconhecido potencial elevado para cargos executivos seniores;
  • Contratar e promover mais mulheres em cargos executivos seniores;
  • Rever resultados com os líderes seniores para promover o equilíbrio de género e assegurar o seu progresso;
  • Continuar os nossos esforços para promover remunerações iguais e monitorizar e eliminar as condições que possam criar disparidades salariais entre homens e mulheres;
  • Relatar os progressos feitos no relatório anual Criação de Valor Partilhado da Nestlé.

“O Plano de Aceleração do Equilíbrio de Género da Nestlé fortalece o nosso atual compromisso de melhorar o equilíbrio de género entre a nossa força de trabalho. Estamos confiantes de que todos, homens e mulheres, terão um papel fundamental na promoção da igualdade de género e na criação de um lugar melhor para trabalhar ”, afirmou Béatrice Guillaume-Grabisch, vice-presidente executiva, diretora do Grupo de Recursos Humanos e Business Services da Nestlé, SA.

O equilíbrio de género é um componente essencial da abordagem da Nestlé à diversidade e à inclusão. Esta é uma parte integrante da cultura da empresa e é uma das formas através das quais a Nestlé dá vida ao seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Equilíbrio de Género na Nestlé Portugal

A diversidade e a inclusão há muito que fazem parte dos valores praticados pela Nestlé em Portugal, constituindo um fator de sucesso e competitividade. A Nestlé Portugal, que conta com 2100 colaboradores, é uma empresa inclusiva e promotora da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. O universo de colaboradores é constituído por 51% de homens e 49% de mulheres, dentro de uma população que conta com 30 nacionalidades diferentes.

Este é um caminho que nunca estará terminado e a Nestlé continua a trabalhar em Portugal no sentido de ter os seus planos de sucessão o mais equilibrados possível, dando também continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver que nos permite ter já hoje 85% das nossas posições chave com pelo menos uma mulher no respetivo plano de sucessão.

Promovemos ativamente a nossa network interna entre os nossos reconhecidos talentos, mulheres e homens, começando desde logo pelo Comité de Direção da Companhia em Portugal que conta já com 36% de mulheres.

Em paralelo, estamos a levar a cabo diversas iniciativas que acreditamos possam apoiar um maior equilibro e diversidade entre os colaboradores, como são exemplo as medidas de flexibilidade laboral, por forma a melhor promover o equilibro entre vida profissional e vida pessoal. Medidas que se refletem numa maior liberdade de escolha para o colaborador e num maior compromisso com a companhia, uma verdadeira situação de win-win.

Na Nestlé acreditamos verdadeiramente que a diversidade é essencial para mantermos a nossa força e vantagem competitiva.