49% dos quadros da Nestlé Portugal são mulheres

Igualdade de género é uma prioridade da Companhia

A igualdade de género é uma prioridade para a Nestlé. Em Portugal, onde a companhia conta com uma equipa de 2125 pessoas, 49% dos colaboradores são mulheres. Também ao nível das chefias a companhia já atingiu um bom nível de equilíbrio, 48% dos cargos de chefia intermédios e 33% das chefias no top management são também mulheres.

Oferecer um local de trabalho que gere oportunidades iguais para todos e no qual as pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito é um dos principais objetivos inscritos nos Princípios Corporativos da Companhia, tal como o é o compromisso de alcançar salários iguais para colaboradores.

A diversidade e a inclusão são parte integrante da cultura empresarial da Nestlé e, desde 2011, o número de mulheres em posições de liderança tem aumentado em todo o mundo, ano após ano. Os benefícios para a companhia têm tido largos reflexos nos resultados alcançados e têm sido fatores críticos para os negócios.

No entanto, as mulheres continuam a enfrentar desafios no ambiente de trabalho global, desde a sub-representação na gestão de negócios em geral, à falta de acesso a formação, a ferramentas e a financiamento para os trabalhadores agrícolas. As iniciativas da Nestlé abordam essas questões em toda a sua cadeia de valor, em todos os lugares do mundo onde está presente, das salas de reuniões às explorações agrícolas fornecedoras de matérias-primas.

A diversidade faz parte do ADN da Nestlé. Equipas heterogéneas são equipas mais ricas, com pontos de vista diferentes e complementares, essenciais para fazermos face aos desafios de um mundo em constante mudança. Promover e fomentar a diversidade é construir um futuro mais sustentável. Esta é também uma forma de cumprirmos o nosso propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”, defende Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal.

Melhorar a qualidade de vida passa por dar aos colaboradores todas as ferramentas essenciais para se estabelecer um bom equilíbrio trabalho/família. Em Portugal, há muito que a Nestlé coloca à disposição dos colaboradores formas de trabalho que possibilitam uma gestão mais fácil entre estas duas principais componentes das famílias. Trabalhamos com base num conceito de trabalho mais ágil, mais digital e colaborativo, no qual as pessoas podem optar por estar no escritório ou trabalhar de outro local e até de casa, sempre que lhe for conveniente. Mesmo na sua sede em Linda-a-Velha a Nestlé tem implementadas medidas que visam facilitar o dia-a-dia das mães, com uma sala de amamentação para que, com todo o conforto, possam recolher o leite para os seus bebés, é também dado apoio à educação dos filhos dos colaboradores, desde a cresce à universidade e é oferecida também a alimentação dos filhos durante o primeiro ano de vida.

A Nestlé em Portugal é ainda signatária do Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género, promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Os valores da Nestlé baseiam-se no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro, sendo que a aposta na Diversidade e Inclusão é parte integrante da sua cultura e uma das formas de colocar em prática o propósito da Companhia: melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Para saber mais: https://www.nestle.com/csv/impact/employment-diversity/gender-balance