Nestlé junta os seus parceiros em iniciativa de apoio ao Banco Alimentar

15 toneladas de produtos doados

Numa iniciativa inédita em Portugal, a Nestlé juntou oito dos seus principais fornecedores ao longo da sua cadeia de valor – Amcor Flexibles, Cersul, Germen, Graphics Leader, Prolacto, RAR, Saica Pack e Transportes João Amaral - para promover a doação à Rede de Emergência Alimentar de mais de 15 toneladas de CERELAC® e NESTUM®, num total de 18.000 embalagens, que irão agora ser distribuídas pelas mais de 2000 instituições apoiadas pelos Bancos Alimentares.

Para produzir as 18.000 embalagens de produto, cada um dos fornecedores da Nestlé ofereceu os respetivos produtos e serviços por forma a completar todas as necessidades para atingir o resultado final.

Assim, a CERSUL forneceu os cereais (trigo) para alimentação infantil (baby-grade) que são cultivados no Alentejo, a GERMEN – Moagem de Cereais forneceu a farinha, a RAR o açúcar, a PROLACTO o leite em pó, a AMCOR FLEXIBLES Portugal , a SAICA PACK Portugal e a GRAPHICS LEADER, o material de embalagem e de transporte e, finalmente, a TJA – Transportes João Amaral o transporte das instalações da Nestlé em Avanca para a Federação dos Bancos Alimentares em Lisboa. Por seu turno, a Nestlé forneceu os restantes ingredientes e toda a sua estrutura produtiva e de distribuição em Avanca.

“Estamos muito felizes por poder contribuir através de CERELAC® e NESTUM® duas marcas ícones em Portugal para as necessidades da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, juntando alguns dos nossos principais parceiros de negócio locais ao longo de toda a nossa cadeia de valor. Quero agradecer a todos pelo enorme entusiasmo com que abraçaram esta iniciativa e disponibilidade imediata que manifestaram. Numa altura em que o papel dos Bancos Alimentares é fundamental para assegurar apoio às famílias mais necessitadas, esta é uma forma de mostrarmos à sociedade um lado solidário de vários parceiros de negócios que diariamente levam a cabo as suas atividades, criando valor para a sociedade em Portugal”, afirmou Paolo Fagnoni, CEO da Nestlé Portugal.

“A mobilização de toda a sociedade neste momento tão difícil reveste importância acrescida e contribui para a coesão social. A iniciativa promovida pela Nestlé, envolvendo tantos parceiros habituais, é muito relevante pela dimensão, mas pelo exemplo no estabelecimento de parcerias na luta contra a fome. Permitirá garantir a muitas famílias que ficaram sem recursos ou apoios, a alimentação de que necessitam. A gratidão que expressamos é em nome destas familias que poderão enfrentar os próximos tempos com um apoio indispensável.”, disse Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos alimentares contra a Fome.

“Aplaudimos a comunidade da prestadora de cuidados de saúde e todos os que contribuem para proteger as vidas durante a pandemia. Como empresa global de embalagem, estamos orgulhosos desta parceria com a Nestlé e por apoiar as comunidades em Portugal e em todo o mundo.” comentou Peter Konieczny, President Amcor Flexibles Europe, Middle East and Africa.

"O papel da Cersul não se esgota na valorização da sua produção de Cereais e na busca contínua de fazer mais e melhor. Acreditamos que a nossa missão só faz sentido quando integrada numa lógica de responsabilidade social, quer na sua vertente ambiental, quer na vertente humana. Fazia, pois, todo o sentido apoiar a Nestlé neste projeto, ainda para mais porque a ajuda se associa ao Banco Alimentar, uma instituição que nos é muito cara e para a qual contribuímos sempre que possível. O sector agrícola não está indiferente à crise provocada pela Covid-19." afirmou José Maria Rasquilha, Administrador da Cersul.

“Para a Germen – Moagem de Cereais, colaborar com o Banco Alimentar é colaborar com o país, dando resposta a uma crise sem precedentes. E oferecer a farinha de trigo que está na génese destes dois produtos tão emblemáticos para os portugueses é oferecer esperança – porque ajudar não pode parar!” – disse Luís Ramos, Administrador da Germen – Moagem de Cereais.

“Acreditamos que a ajuda a quem mais necessita é nosso dever! A Graphicsleader Packaging, tem todo o gosto em estar ao lado da Nestlé neste projeto que apoiará muitas Famílias, através da oferta da embalagem em cartolina. Neste momento tão difícil, é uma honra poder contribuir para tão notável causa.”, afirmou Vitor Santos CEO da Graphicsleader Packaging, SA.

“Foi sem qualquer hesitação que nos disponibilizámos para colaborar com o Banco Alimentar, reconhecendo desde logo, o seu papel fundamental na ajuda que dá a tantas famílias, especialmente nos tempos difíceis que vivemos. Queremos saudar a iniciativa da Nestlé, nossa parceira e com quem partilhamos a Responsabilidade e o nosso Compromisso de acrescentar valor à Comunidade, a longo prazo. Há mais de 50 anos que desenvolvemos a nossa atividade, na região dos Açores, sempre com a mesma dedicação e empenho, focados na Excelência e, procurando sempre fornecer os melhores ingredientes para Nutrição Infantil.”, comentou Oscar Criado del Rey, Managing Director da Prolacto Azores.

“Num momento tão exigente para os Portugueses, é um privilégio para a RAR Açúcar poder ser parceira da Nestlé, nesta iniciativa do Banco Alimentar, instituição fulcral e querida no auxílio e apoio às famílias Portuguesas. Revemo-nos na íntegra nos princípios e valores de Responsabilidade Social que partilhamos há longa data com a Nestlé, por isso, com naturalidade apoiamos esta causa comum. Contem sempre com a RAR Açúcar para trazer esperança e conforto às famílias Portuguesas!” disse Miguel Geraldes, Administrador e CEO da RAR Açúcar.

“A TJA decidiu aliar-se à Nestlé neste nobre projeto com o Banco Alimentar, pois há causas que merecem ser suportadas e iniciativas a ser enaltecidas. Contem, sempre, com o nosso sentido de compromisso e com a marca da nossa solidariedade.” afirmou João Manuel Amaral, Chairman da TJA – Transportes João Amaral.

“Desde o início da crise provocada pelo COVID 19, o Grupo Saica assumiu o compromisso de não romper a cadeia de fornecimento dos bens de primeira necessidade. Ao mesmo tempo colaboramos com uma série de iniciativas para ajudar a atenuar o impacto desta pandemia: apoiando o trabalho de empresas, profissionais e entidades solidárias em diversos países da Europa. Se algo esta pandemia nos ensina é que o compromisso e colaboração por parte da toda a sociedade é essencial para superar a crise.Logo que a NESTLE nos desafiou para participar neste tão nobre projeto respondemos afirmativamente por se enquadrar no compromisso do Grupo Saica, dos nossos valores e hoje, mais que nunca, de que “JUNTOS CONSEGUIREMOS”!” disse João Pedro Martins, Director-Geral da SAICA Pack Portugal.