A Nestlé está a iniciar em Portugal a implementação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos. Este novo rótulo nutricional consiste num código de cores e de letras, colocado na frente das embalagens, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis, baseadas nos níveis de classificação que vão de A-Verde: o mais saudável, a E-Vermelho: o menos saudável. As primeiras embalagens de produtos Nestlé a incluírem este novo sistema de informação no nosso país, e que já estão no mercado, são os cereais de pequeno-almoço FITNESS Original e NESQUIK Alphabet, ambos classificados com A-Verde. A estes seguir-se-á a gama de produtos flexitarianos Garden Gourmet.
Este sistema, já implementado em diversos países europeus e que agora é também adotado pela Nestlé em Portugal, é considerado como o mais eficiente na informação rápida ao consumidor sobre as características e os benefícios de um determinado produto. Em vários Estados-Membro da União Europeia (EU), grupos de consumidores, legisladores, académicos, empresas de alimentação e retalhistas estão a pedir que o rótulo nutricional Nutri-Score se torne obrigatório na UE.
“Dar aos consumidores as melhores ferramentas de informação para poderem fazer escolhas mais acertadas para si e para as suas famílias é um dos compromissos da Nestlé. O Nutri-Score oferece agora uma solução clara que ajuda o consumidor a decidir mais rápido, Para além disso, o Nutri-Score motiva as empresas de alimentos e bebidas a acelerar o desenvolvimento de produtos nutricionalmente mais equilibrados. O Nutri-Score não deve apenas ajudar a Nestlé a elevar a fasquia; convidamos toda a indústria a juntar-se a nós.”, afirma Paolo Fagnoni, Diretor-geral da Nestlé Portugal.
Com um em cada dois adultos europeus com sobrepeso ou obesidade - aumentando a probabilidade de doenças cardíacas, diabetes e cancro - é claramente necessária uma ação mais forte para ajudar a conter esta crise de saúde pública. A rotulagem nutricional foi identificada pelos governos nacionais e por especialistas internacionais em saúde como uma das principais ferramentas políticas que podem ser usadas para apoiar os consumidores a fazer escolhas alimentares saudáveis e informadas num piscar de olhos.
Pesquisas realizadas em vários países mostram que o Nutri-Score é atualmente o esquema com melhor desempenho, na medida em que ajuda os consumidores a compararem a qualidade nutricional dos alimentos numa gama de produtos e a fazer escolhas mais saudáveis no supermercado.
Para mais informações:
Five Nutri-Score myths busted factsheet, BEUC, 2019.
Nutri-Score factsheet, BEUC, 2019. Versão francesa aqui.