Nestlé Portugal recebe Programa Change da Girl MOVE Academy em 2019

Programa de Liderança e Empreendedorismo Social em Moçambique
Girl Move Academy

A Nestlé Portugal volta a juntar-se à Girl MOVE Academy e, pelo segundo ano consecutivo, recebe uma jovem licenciada moçambicana para o seu Estágio de Vida. Ao abrigo do CHANGE, um programa de Liderança e Empreendedorismo Social, a jovem irá passar, ao longo de um mês, pela Sede da empresa e pelas suas fábricas do Porto e de Avanca.

A Girl MOVER de 2019 é Clara Penicela, de 22 anos, licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. A jovem já definiu bem os seus objetivos e pretende, no regresso a Moçambique, “contribuir para a segurança alimentar e qualidade dos alimentos, de forma a reduzir o índice de desnutrição”.

Durante parte do programa CHANGE a realizar em Portugal, que terá a duração de três meses, o primeiro deles na Nestlé, Clara será acompanhada por vários mentores que, no primeiro mês e na Nestlé, serão Maria do Rosário Vilhena, diretora de Recursos Humanos, Ludovic Aujogue, diretor de Nutrição Infantil, Marta Henriques, responsável de Qualidade e Segurança, Maria de Fátima Sodré, Controlo de Qualidade da Fábrica de Avanca, e Nuno Ferreira, Controlo de Qualidade e Segurança da Fábrica do Porto.

Durante três meses é desenvolvido um plano customizado que se divide também em dois momentos: o Empresarial, durante o qual se abrem as portas da empresa sponsor responsável pelo acolhimento da estagiária, neste caso a Nestlé, e de seguida os meses da Inovação, onde a Clara será colocada em contato com diversas organizações, institutos académicos, associações e start ups, com o objetivo de receber inspiração e conhecer os modelos de negócio inovadores.

Todos estes parceiros de topo estão comprometidos em garantir que este estágio profissional é realizado ao detalhe e com um forte impacto em todos os elementos envolvidos. A Nestlé Portugal faz novamente parte do processo em 2019.

Girl Move Academy

A Girl MOVE Academy é uma Academia de Líderes transformadoras, inovadora nas metodologias, que desde 2013 trabalha no Norte de Moçambique mas cujo impacto se reflete a nível nacional.

A Girl MOVE tem como missão a criação de uma nova geração de líderes ao serviço do desenvolvimento do seu país, criando um movimento de vida, de apoio e capacitação de jovens mulheres moçambicanas através da sua educação e da criação de redes humanas de entre-ajuda e cooperação entre pares, inter-geracional e internacional.

Trata-se de um programa de Liderança e Empreendedorismo Social, com a duração de um ano sendo que o terceiro trimestre de formação consiste na vinda a Portugal das 34 GirlMovers selecionadas pela Academia para um estágio de vida, de três meses, em empresas de referência, que vai permitir alargar horizontes e providenciar ferramentas para implementar o seu plano de carreira com impacto, e regressar ao seu país de horizontes bem abertos e com uma visão de futuro bem definida.