Programa internacional de apoio à criação de emprego jovem

Lisboa
“Iniciativa Europeia Nestlé Emprego Jovem” cria 350 oportunidades de trabalho em Portugal

A Nestlé Portugal, SA, vai criar, até 2016, 350 oportunidades de trabalho para jovens até aos 30 anos de idade. Este é o contributo de Portugal para o compromisso que a Nestlé assumiu hoje em vinte países europeus e é a forma de a Companhia ajudar os governos na batalha contra o desemprego jovem que afeta a Europa. No total do programa, a Nestlé criará 20.000 novas oportunidades de emprego para jovens no triénio 2014-2016.

As 350 oportunidades de trabalho a criar em Portugal serão repartidas entre contratos diretos – 160 – e oportunidades de estágio na empresa – 190. As novas contratações incluirão igualmente formação e aconselhamento de carreira, bem como coaching e mentoring, a desenvolver junto das universidades, com o objetivo de melhorar a empregabilidade dos jovens licenciados, quer transmitindo-lhes os conceitos para a construção de um bom currículo, quer ajudando-os na preparação para uma entrevista de trabalho.

Estas oportunidades criadas pela “Iniciativa Nestlé Emprego Jovem” estarão disponíveis nas diferentes áreas de negócio e serão transversais a todas as estruturas que compõem a Nestlé Portugal - a sua Sede, as suas quatro fábricas ou os seus 20 centros de distribuição que, de forma capilar, cobrem todo o território nacional.

No âmbito europeu, a “Iniciativa Nestlé Emprego Jovem” irá repartir as 20.000 oportunidades de trabalho em 10.000 contratações diretas e em 10.000 oportunidades de estágio na Companhia e nos vinte países envolvidos no programa, promovendo a integração destas pessoas no mercado de trabalho e oferecendo a oportunidade de aprender e de se desenvolverem dentro da Nestlé. Ao desenvolver este projeto, a Nestlé está a dar o seu contributo criando e partilhando valor com a sociedade, um conceito que está enraizado na Companhia desde a sua fundação. Segundo o Diretor-Geral da Nestlé Portugal, SA, Jacques Reber, “investir no emprego jovem é investir em inovação, talento e determinação – características essenciais para sustentar o futuro de qualquer negócio”.

Esta iniciativa foi lançada hoje em simultâneo em 20 países europeus onde a Nestlé está presente, tendo como ponto de partida a cerimónia realizada em Atenas, que contou com a presença da Comissária Europeia para a Educação, Cultura e Multilinguismo, Androulla Vassiliou, do Ministro do Emprego da Grécia, Giannis Vroutsis, e do Diretor da Zona Europa da Nestlé, SA, Laurent Freixe.

O programa “Iniciativa Nestlé Emprego Jovem” conta com diversos parceiros a nível governamental. Em Portugal, a iniciativa tem o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).