Resultados do primeiro semestre 2013, Nestlé S.A.

Vendas de 5,3%, de CHF 45,2 mil milhões

• Vendas de 5,3%, de CHF 45,2 mil milhões, crescimento orgânico de 4,1%.

• Crescimento real de 2,7% no 1º semestre: com o contributo das três regiões geográficas.

• Proveitos operacionais com aumento de 6,8%, para CHF 6,8 mil milhões, margem de 15,1%; +20 pontos base.

• Custo de Marketing +60 pontos base. O consumidor gasta +15% a câmbios constantes.

• Benefício recorrente por ação (EPS) sobe 3,4%; +7,2% de ganhos subjacentes por ação a câmbios constantes.

• Cash flow de CHF 5 mil milhões.

• Perspetiva anual: crescimento orgânico de cerca de 5% com uma melhoria da margem de lucro operacional e com ganhos subjacentes por ação a câmbios constantes.

Paul Bulcke, CEO da Nestlé, S.A.: "No 1º semestre alcançámos um desempenho equilibrado com os nossos compromissos top line e o bottom line, num ambiente de menor crescimento e menor custo de operações. Um crescimento orgânico discreto, que reflete as baixas de preço nos nossos mercados, que foi acompanhado por um decréscimo dos custos das nossas operações para ir ao encontro das expectativas dos nossos consumidores que estão cada vez mais conscientes no contexto económico atual. Por outro lado, mantivemos o investimento nas nossas marcas, ao mesmo tempo que fomos capazes de melhorar a nossa margem operacional. Esperamos que este ritmo de crescimento se mantenha no segundo semestre, permitindo-nos alcançar, no final do ano, os resultados a que nos propusemos, ou seja, atingir cerca de 5% de crescimento orgânico, margem de lucro operacional, com ganhos subjacentes por ação a câmbios constantes."

Vevey, 08 de Agosto de 2013 – Aumento de vendas de 5.3% para CHF 45.2 mil milhões. Crescimento orgânico de 4,1%, composto por 2,7% de crescimento real interno e de 1,4% de pricing. As aquisições e os desinvestimentos líquidos acrescentaram 2,1% às vendas, enquanto as taxas de câmbio tiveram um impacto de -0.9%.

• A Companhia registou ganhos operacionais de CHF 6.8 mil milhões, um aumento de 6.8%. A margem de lucro operacional foi de 15,1%, um crescimento de 20 pontos base.

• O custo com as vendas dos nossos produtos caiu 110 pontos base, refletindo os menores custos de produção, assim como o nosso esforço continuo para simplificar as nossas estruturas e operações.

• Aumentámos substancialmente o nosso apoio às marcas, com um gasto total com marketing de 60 pontos base. A expectativa de aumento de consumo cresceu 15% a câmbios constantes.

• Os proveitos líquidos cresceram 3,7% para CHF 5,1 mil milhões e os ganhos por ação subiram 3,4% referentes a CHF 1.60. Ganhos subjacentes por ação a câmbios constantes situaram-se nos 7,2%.

• Cash flow Operacional de CHF 5 mil milhões.

Business Review

O ambiente de negociação continuou a ser pressionado pela baixa confiança dos consumidores nos países desenvolvidos e por um menor crescimento nos mercados emergentes.

• Crescimento orgânico de 5% na Zona América, 0,6% na Zona Europa, e 6,3% na Ásia, Oceânia e África. Globalmente, o nosso negócio cresceu 1% nos mercados desenvolvidos e 8,2% nos mercados emergentes. Os nossos preços refletem o nosso desejo responder às expectativas dos Consumidores, hoje mais conscientes e sensíveis a este tema. Como tal, as três geografias aceleraram o seu crescimento real interno no segundo trimestre.

• Crescimento real interno de 2,1% na Zona América, 1,5% na Zona Europa e 5% na Ásia, Oceânia e África.

• Continuamos a investir no futuro, através da construção de uma nova fábrica de petcare na Polónia, fábricas de café na China, Vietname, Espanha e Alemanha, fábricas de leite na China e República Dominicana, uma unidade de bebidas na Malásia e uma fábrica de água no Reino Unido.

Reforçámos as nossas capacidades globais para a inovação, em linha com a nossa estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Na Europa abrimos um novo centro de tecnologia para sistemas de bebidas. Nos EUA inaugurámos um novo centro de P&D focado em alimentos refrigerados e congelados e, na Ásia, um novo centro de P&D para bebidas em pó e líquidas. Continuamos a desenvolver as capacidades da Nestlé Health Science para a pesquisa, para o desenvolvimento e para o fabrico, para dar resposta, de forma mais personalizada, ao mercado dos cuidados de saúde, através de uma nutrição personalizada, com parcerias e aquisições. Abrimos novos laboratórios na Suíça, que potenciarão a nossa capacidade de pesquisa sobre segurança alimentar.

Zona Europa

Registou vendas de CHF 7,5 mil milhões; 0,5% de crescimento orgânico; 1,8% de crescimento real interno; 14,9% de margem de lucro operacional, acrescido de 10 pontos base.

Na Europa os Consumidores estão extremamente sensíveis ao preço e temos estado atentos às suas expectativas. Aumentámos o investimento nas nossas marcas, apoiando a inovação, que nos permitiu ganhar quota de mercado.

No Sul da Europa, Nescafé Dolce Gusto manteve o seu rápido crescimento. O crescimento em Bebidas solúveis de café foi alavancado por ganhos em Nescafé Gold Blend, assim como em Nescafé smart packs. No negócio dos chocolates tivemos um bom primeiro semestre. Nos gelados e nos congelados as vendas foram fracas, mas apesar disso houve uma aceleração em Buitoni e nas pizzas Wagner, enquanto Maggi teve sucesso na Alemanha. Em Petcare, a Purina manteve o seu crescimento, especialmente na gama premium, com marcas como Proplan, ONE Dry e Gourmet. O principal destaque vai para os mercados da Alemanha e do Reino Unido que obtiveram um bom crescimento orgânico.

A Europa de Leste e Central verificou um forte crescimento, com destaque para a Rússia e para os bons progressos para a região da República Checa e da Eslováquia. Noutros mercados verificámos um intensificar da concorrência à medida que o poder de compra do consumir contrai. No geral, Kit Kat cresceu a double-digit e Nescafé Gold e gelados foram contribuidores chave, tal como Petcare.

O proveito Operacional da Zona Europa foi de 14,9%. Os custos operacionais contribuíram para um melhoramento na estrutura de custos, mas o investimento de marketing foi intensificado durante este período.

Consulte o Comunicado de Imprensa integral em www.nestle.com