Andreia Vaz integra a Direção de Comunicação da Nestlé Portugal

CMI, Strategy & Innovation

Andreia Vaz integra a Nestlé Portugal para assumir a função de Head of CMI, Strategy & Innovation, na Direção de Comunicação da empresa.

O âmbito da função que Andreia Vaz assume em CMI, Strategy & Innovation tem um foco especial na integração da descoberta de poderosos insights do consumidor, na identificação de novas oportunidades de mercado e, consequentemente, na geração de inovação para satisfazer os consumidores e o crescimento do negócio de uma forma integrada e coerente com a performance já existente no mercado, incluindo estratégias de colaboração com parceiros externos que potenciem a perspectiva Nestlé.

“A importância do consumidor e as mudanças rápidas que vão acontecer no futuro, a necessidade de antecipar tendências e acelerar negócios ao serviço do consumidor, faz com que tenhamos de olhar para a estratégia e para a inovação de uma forma integrada. Resulta daqui a importância de convergir estas três áreas de especialidade numa só função na Nestlé Portugal”, afirma Gonçalo Granado, Diretor de Comunicação.

Nesta nova função, Andreia Vaz está já a desenvolver novos projetos na área da investigação de plataformas de insight do consumidor do futuro, a criar programas de inspiração e curiosidade para capacitar e estimular os Colaboradores da Nestlé a identificar novas oportunidades mais rapidamente e está também a explorar parcerias com a Academia no desenvolvimento de R&D local, na área da Nutrição. Sob a sua liderança, continuarão a ser desenvolvidos programas de Open Innovation, iniciados já em 2017, com a NOVA SBE para desafiar o talento nacional de startups a co-criarem com a Nestlé e cuja edição 2020 se iniciou este mês de julho e ficando vigente até Dezembro 2020.

Com um Mestrado em Publicidade e Marketing, pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, Andreia Vaz iniciou a sua carreira profissional há 20 anos, tendo desenvolvido um percurso, ao longo do tempo, cada vez mais especializado em Marketing de Inovação e com uma forte experiência internacional, em equipas Regionais e Globais, nos últimos 10 anos, em que esteve em Londres.

Teve cargos focados em Comercialização de Inovação Local, Desenvolvimento de Novos Produtos a nível Regional e Global e de Inovação Estratégica de Futuro em equipas Globais, tendo passado por diversas indústrias como os Media (Media Capital Rádios), as Telecomunicações (Optimus), Food & Beverages (DIAGEO), e Location Based Entertainment (Merlin Entertainments UK). Em todas estas empresas teve como denominador comum “a socialização” assente num forte propósito.

Andreia Vaz regressa a Portugal em 2020 para abraçar este novo desafio na unidade de CMI, Strategy & Innovation da Direção de Comunicação da Nestlé Portugal, assumindo todo o âmbito de desenvolvimento da estratégia de consumidor e mercado, com foco no desenvolvimento da inovação como principal motor de crescimento, assente no propósito e nos valores da Nestlé.

Carreira – Andreia Vaz

Andreia Vaz iniciou o seu percurso profissional na Media Capital Rádios como Product Manager em 2000, em Lisboa, trabalhando marcas como a Rádio Nostalgia, o relançamento da Rádio Clube Português e o reposicionamento da Cidade Fm.

Em 2003 muda-se para o Porto integrando a Sonae e assume o cargo de Advertising Brand Manager na Optimus Telecomunicações, trabalhando exclusivamente na área criativa de desenvolvimento de campanhas de publicidade, nomeadamente o reposicionamento “Experimenta”.

Em 2007 é convidada para regressar a Lisboa e integrar a Diageo Portugal, onde desempenha várias funções de marketing e inovação - Channel Manager, Brand Manager & Innovation Manager - tendo em 2010, integrado a equipa Europeia de Inovação na sede da empresa, em Londres, como Senior Innovation Manager. Mais tarde, ainda em Londres assume funções na única equipa de Inovação global da mesma empresa, como Global Futures Senior Innovation Manager, focando-se em antecipar o futuro de temas estratégicos de negócio, a longo prazo.

Em 2015, é convidada pela Merlin Entertainments (Londres) para Global Senior Innovation Director para a unidade de negócio Midway, onde desenvolveu novos produtos a nível mundial para mais de 100 localizações de marcas de atrações como Madame Tussaud’s, Sealife e Legoland Discovery Centres, regressando ao Marketing em 2019 como Global Brand & Marketing Director for Innovation Brands, entre elas a famosa atração da “Peppa Pig”, então em fase de lançamento pelo negócio.

A profissional possui ainda um curso em Strategic Digital Marketing, pela City University of London e realizou, mais recentemente, um Certificado de Pós-Graduação em Business Management, pela Kingston University London.