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BUONDI Surf Sessions regressam a Carcavelos com pranchas eco sustentáveis adaptadas a necessidades especiais

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  • 6ª edição da iniciativa convida crianças e adultos com deficiência motora, visual ou cognitiva a ter aulas de surf em duas etapas – Carcavelos (a acontecer dia 19 de setembro) e Matosinhos (decorrida a 29 de agosto);
  • Parceria com a SURFaddict e a Ferox Surfboards permite um contributo efetivo para a inovação produzida em Portugal com o desenvolvimento das primeiras pranchas eco sustentáveis para surf adaptado.

 

As BUONDI Surf Sessions estão de regresso ao areal português. A 6ª edição da iniciativa promovida pela marca de cafés readaptou-se para corresponder aos cuidados a ter em tempo de pandemia e, este ano, serão organizadas apenas duas aulas de surf. A primeira já decorreu, no dia 29 de agosto, em Matosinhos, e a segunda aula está prevista para 19 de setembro, em Carcavelos. O evento que integra crianças e adultos com deficiência motora, visual ou cognitiva estreia as primeiras pranchas eco sustentáveis para surf adaptado produzidas pela BUONDI em parceria com a SURFaddict e a Ferox Surfboards.

A edição 2020 repete o compromisso da marca com o apoio às comunidades onde está presente e reforça ainda mais este ano a sua componente ambiental, sendo estes dois dos pilares fundamentais da Nestlé no cumprimento do seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Neste sentido, as BUONDI Surf Sessions continuam a contar com o apoio da SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, numa parceria que já celebra cinco anos e que volta a poder proporcionar momentos únicos a crianças e adultos com necessidades especiais. Todos os participantes foram convidados para uma experiência que incentiva ao contacto com a natureza, com o desporto e com o mar, através de contactos com IPSS’s (instituições particulares de solidariedade social), bem como outros grupos da sociedade civil.

Inovação ao serviço das primeiras pranchas eco sustentáveis para surf adaptado

A marca de cafés portuguesa e a associação veem na edição deste ano o reforço da importância de integrar socialmente as camadas mais sensíveis da população - principalmente em contexto de distanciamento social. João Graça, Marketing Manager da Nestlé Professional, destaca que “mesmo nos contextos mais adversos é fundamental encarar o futuro pela positiva e não deixar de usufruir momentos de descontração e lazer, fora de casa.”

A iniciativa deste ano dá ainda um contributo muito importante para a inovação com cunho português, com o desenvolvimento das primeiras pranchas para surf adaptado com produção sustentável. Para Nuno Vitorino, da SURFaddict, “A oportunidade lançada pela BUONDI, de desenvolvermos em conjunto pranchas de surf adaptado com uma maior preocupação ambiental, foi um desafio muito entusiasmante porque partilhamos esta forma de encarar a ligação ao mar com amor e respeito”. Nuno Vitorino explica ainda que, em cooperação com a Ferox Surfboards, “foi possível perceber que o surf adaptado precisava de pranchas mais largas e com mais volume, de modo a assegurar uma maior estabilidade.”

As novas pranchas são compostas por um núcleo de esferovite reciclado, bem como um eixo central de madeira igualmente reciclada. Todas as fibras utilizadas são de matéria orgânica, as tintas são à base de água e os todos os materiais utilizados são amigos do ambiente. Para Octávio Lourenço, da Ferox Surfboards, a inovação “foi um grande desafio, mas muito gratificante porque permitiu partilhar e desenvolver o conhecimento técnico e colocá-lo ao serviço de uma causa muito especial”.

Desde a primeira edição, as BUONDI Surf Sessions já envolveram mais de 3.000 participantes, e, num ano especialmente invulgar, torna-se ainda mais importante promover iniciativas inclusivas que mostrem que todos podemos tirar o melhor do dia.

Para Pedro Sampaio, Brand Manager da BUONDI, “é muito gratificante poder continuar a contribuir para a inovação no surf adaptado e assim, mostrar que todos podemos tirar o melhor do dia, com experiências intensas independentemente da nossa condição. A ligação da BUONDI ao surf nasceu com a marca e continua a ser um dos eixos do seu propósito, quer com o apoio à democratização e inclusão da modalidade, promovendo o surf para todos, em parceria com a SURFaddict, mas também no apoio a jovens atletas portugueses, sendo o café oficial das seleções nacionais de surf – através do patrocínio à Federação Portuguesa de Surf.”

A marca compromete-se ainda a cumprir liminarmente todas as normas estabelecidas pelas autoridades e exigidas no âmbito específico da realização de aulas de surf. A localização das aulas está igualmente sujeita a mudança em função de eventual excesso de lotação das praias.