Cereal Partners Worldwide apela aos governos para defenderem sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis

A Cereal Partners Worldwide (CPW), uma joint venture entre a Nestlé Breakfast Cereals e a General Mills, apela aos governos e consumidores para que reconheçam o papel e a contribuição dos cereais integrais num sistema alimentar saudável e sustentável e que o tornem uma prioridade nas suas políticas alimentares e nutricionais.

Globalmente, 1 em cada 5 mortes está associada a uma alimentação pobre[i]. Oitenta e oito por cento dos países estão sobrecarregados com a desnutrição e doenças[ii] não transmissíveis relacionadas com a dieta. Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde associados aos cereais integrais, a investigação mostra que o consumo de cereais integrais permanece preocupantemente baixo. A nível global, estima-se que estejamos a comer menos de um quarto da dose recomendada de cereais integrais por dia[iii].

O apelo da empresa aos governos reflete o propósito da CPW de “Melhorar o Pequeno-Almoço” e está em linha com o trabalho que tem vindo a desenvolver para cumprir os seus compromissos para 2020 - garantir que os cereais integrais são o ingrediente principal em mais de 99% dos seus cereais de pequeno-almoço prontos a comer para crianças e adolescentes, e 100% dos cereais que ostentam a faixa verde, feitos com um mínimo de 8g de cereais integrais por dose.

David Clark, CEO da CPW afirma: “Os cereais integrais têm demonstrado uma série de benefícios para a saúde. Existem muitas evidências que sugerem que passos simples como campanhas educativas e informações claras sobre os benefícios dos cereais integrais podem fazer uma verdadeira diferença para os níveis de consumo e o impacto na saúde. Queremos apoiar os nossos parceiros do setor e os governos, para assegurar que os cereais integrais podem tornar-se numa parte básica das dietas em todo o mundo”.

A CPW pede que os governos e os decisores políticos considerem três medidas para ajudar a aumentar o consumo de cereais integrais nos seus países:

• Consistência nas diretrizes alimentares, com ênfase nos cereais integrais. Globalmente, existem mais de 100 orientações alimentares diferentes. Há pouca uniformidade entre os países, mesmo aqueles que partilham uma fronteira. É necessário um maior enfoque nos cereais integrais, tanto nas diretrizes como nas imagens de apoio.
  • Informação nutricional clara e colocada na frente das embalagens que reconhecem o importante contributo dos cereais integrais em dietas saudáveis. Esta especificidade e clareza dos rótulos foi recomendada pela OMS como uma ferramenta para ajudar a prevenir doenças crónicas não transmissíveis, ajudando os consumidores a identificar produtos alimentares mais saudáveis[iv]. Atualmente, os cereais integrais, apesar dos seus benefícios para a saúde, raramente são tomados em consideração.
  • Campanhas de educação e sensibilização sobre os benefícios dos cereais integrais. Uma campanha de cereais integrais gerida pela Danish Whole Grain Partnership (DWGP), em colaboração com o governo dinamarquês e outras organizações de saúde sem fins lucrativos, aumentou a ingestão média de cereais integrais de 32g para 82g/dia após a campanha. Cinquenta e três por cento dos inquiridos procuraram ativamente cereais integrais nas suas compras.

O aumento do consumo de cereais integrais tem o potencial de não só beneficiar a alimentação diária dos indivíduos, mas fazê-lo de forma sustentável. Estudos recentes da WWF sugerem que a mudança para uma "dieta planetária" (uma dieta equilibrada com muitos cereais integrais, frutas e legumes, e menos açúcar, óleos, gorduras e carne[v]) pode reduzir a perda de vida selvagem em até 46%, travar a desflorestação e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa associados à alimentação, nomeadamente nas práticas agrícolas em pelo menos 30%[vi].

O apoio da CPW faz parte de uma campanha que decorre em torno do Dia Internacional dos Cereais Integrais (19 de novembro). Estas ideias serão discutidas mais detalhadamente no âmbito de uma reunião global virtual, que será organizada pela Whole Grain Initiative, nesse mesmo dia.

[i] https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(19)30041-8/fulltext

[ii] http://www.fao.org/nutrition/education/food-dietary-guidelines/background/en/

[iii] https://www.eurekalert.org/pub_releases/2019-04/tl-tlg040219.php (29g average intake per day, compared with 125g recommended per day)

[iv] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6723811/