Todas as chávenas de café da Nespresso vão ser neutras em carbono até 2022

• A Nespresso é neutra em carbono em todas as suas atividades comerciais desde 2017e compromete- se agora a atingir a neutralidade total em carbono na cadeia de abastecimento e ciclo de vida do produto.
  • “Estas metas e visão baseiam-se num compromisso com a sustentabilidade, no qual tive o privilégio de estar envolvido ao longo dos últimos sete anos. Percebi o quanto evoluímos e alcançámos durante esse tempo, e estou entusiasmado para ver o que a Nespresso pode oferecer”, diz George Clooney, embaixador da marca e membro do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso.

A Nespresso acaba de comprometer-se a atingir – até 2022 – neutralidade de carbono em todas as chávenas de café. Esta nova meta dá seguimento a mais de dez anos de trabalho, durante os quais a Nespresso reduziu as suas emissões de carbono e as compensou através da aposta em sistemas agroflorestais.

“As alterações climáticas são uma realidade e o nosso futuro depende de um avanço mais rápido e mais duradouro nos nossos compromissos de sustentabilidade. É por essa razão que estamos a acelerar o processo de oferecer aos nossos consumidores uma oportunidade de beber uma chávena de café neutro em carbono até 2022. Um café, feito com os melhores e mais raros grãos, de origem sustentável. Acredito, sinceramente, que tanto o nosso negócio como a indústria do café, ao lidar com esta questão urgente, possam ser uma força benéfica para o mundo”, adianta Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso.

Tendo já conquistado a neutralidade de carbono nas suas atividades comerciais desde 2017, o novo compromisso da empresa está focado nas emissões que ocorrem na sua cadeia de abastecimento e no ciclo de vida do produto.

George Clooney, embaixador da marca, sublinha que “as alterações climáticas estão a acontecer agora, o que significa que a Nespresso deva assumir a responsabilidade e agir rapidamente”. O também membro do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso refere ainda: “É evidente que a Nespresso compreende esta urgência e está a colocar o nosso planeta e as pessoas como prioridade nas suas escolhas. Estas metas e visão baseiam-se num compromisso com a sustentabilidade, no qual tive o privilégio de estar envolvido ao longo dos últimos sete anos. Percebi o quanto evoluímos e alcançámos durante esse tempo, e estou entusiasmado para ver o que a Nespresso pode oferecer nos próximos dez anos.”

A Nespresso vai alcançar a neutralidade de carbono através da redução da emissão de carbono; da plantação de árvores nas plantações de café e nas paisagens envolventes; e através de apoio e investimento em projetos de compensação de alta qualidade.

1. Redução da emissão de carbono na cadeia de valor:

• Uso sustentável de energia dentro das operações da Nespresso, com o objetivo de utilizar 100% de energia renovável em todas as lojas Nespresso e aumentar o uso de biogás no processo de produção.
  • Circularidade alargada de produtos e embalagens Nespresso, através da utilização de mais plástico reciclado nas máquinas Nespresso, bem como de alumínio reciclado e de baixo carbono nas cápsulas de café.

2. Plantação de árvores em plantações de café e nas paisagens envolventes: a presença de árvores é a melhor maneira de capturar carbono da atmosfera enquanto se investe na natureza e se constrói um sistema agrícola regenerativo. A plantação de árvores fornece a sombra necessária para melhorar a qualidade e a quantidade de uma colheita de café. As raízes também ajudam a proteger contra desabamentos de terra e erosão do solo, ao mesmo tempo que promovem a sua regeneração. Com o parceiro Pur Projet, a Nespresso vai triplicar a capacidade de plantar árvores em países produtores de café como a Colômbia, Guatemala, Etiópia e Costa Rica.

Tristan Lecomte, co-fundador do Pur Projet e membro do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso, refere que “existe uma pressão geral para que todas as empresas reduzam a sua pegada de carbono e a Nespresso está a mostrar, claramente, uma forte vontade de colmatar as suas próprias emissões de carbono através deste ambicioso e qualitativo programa de carbono neutro. Enquanto todos procuramos inovações técnicas que vão reduzir o carbono, é urgente que as empresas invistam também na captura das suas emissões para equilibrar as suas contas o mais rápido possível. Temos orgulho em apoiar a Nespresso, a plantar desde 2014 milhões de árvores pelo mundo, nas regiões de café da Colômbia, Guatemala e Etiópia, para remover o dióxido de carbono do ar. Vamos continuar a trabalhar juntos e triplicar a capacidade do programa de neutralidade de carbono e regeneração dos ecossistemas dos quais todos dependemos.”

3. Investimento em projetos de compensação de alta qualidade: através do apoio à conservação de florestas, bem como da adoção de soluções energéticas limpas em comunidades agrícolas.

Este compromisso de neutralidade em carbono faz parte de uma meta de sustentabilidade mais abrangente, que integra a preservação de cafés únicos, a construção de um sistema agrícola resiliente e regenerativo, o estímulo de modos de vida sustentáveis para os agricultores, e a construção um negócio circular.