Sort by
Sort by

A Nestlé e a Aliança para a Juventude criarão 300 mil oportunidades de trabalho até 2025

Apoio à empregabilidade jovem na Europa, Médio Oriente e Norte de África
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • Lançada em 2014 a Aliança criou, até 2020, mais de 70 mil oportunidades de trabalho em Portugal.
  • Entre 2014 e 2020 a Nestlé Portugal deu oportunidade a mais de 2000 jovens portugueses de ingressarem no mercado de trabalho.
  • O novo compromisso da Nestlé Portugal é a criação de 750 oportunidades de trabalho até 2025.

 

A pandemia de COVID-19 está a ter um grande impacto na sociedade, principalmente nos jovens. As últimas estatísticas comprovam-no: o desemprego jovem voltou a aumentar e, neste momento, na Europa1 existem mais de três milhões de jovens preocupados com o seu futuro. Na região do Médio Oriente e do Norte da África quase um em cada três jovens está desempregado2. Mais do que nunca são necessários esforços para apoiar os jovens e evitar uma geração em confinamento.

Desta forma, a Nestlé e a Aliança para a Juventude anunciaram hoje que criarão 300 mil* novas oportunidades de trabalho para seus jovens na Europa, no Médio Oriente e no Norte da África até 2025. Em Portugal, no mesmo período temporal o objetivo da Nestlé é de criar 750 oportunidades de trabalho, estágio e formação.

Apesar da pandemia, a Nestlé e seus 300 parceiros da Aliança querem manter os seus esforços e ajudar os jovens a encontrarem os seus primeiros empregos, estágios e formações profissionais. Este conjunto de empresas quer também ajudar a equipar a geração jovem com as competências digitais e de sustentabilidade certas para moldar a sociedade de amanhã.

Lançada pela Nestlé em Lisboa no ano de 2014, a Aliança para a Juventude reúne empresas que querem ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho.

Marco Settembri, CEO da Nestlé Zona Europa, Médio Oriente e Norte da África, afirmou: “Apoiar a juventude é o investimento mais importante para a sociedade. Com os nossos parceiros da Aliança para a Juventude, oferecemos já mais de 450.000 empregos e oportunidades de estágio e formação desde o lançamento da iniciativa em 2014. Estou orgulhoso por darmos continuidade a esta jornada”.

Em Portugal, desde 2014 e até ao primeiro semestre de 2020, a Aliança para a Juventude criou mais de 70 mil oportunidades de trabalho, estágio e formação. No nosso país a Aliança para a Juventude é composta por 18 empresas, entre as quais a Nestlé, que sozinha criou mais de 2000 oportunidades de trabalho e de formação para os jovens que, assim, conseguiram escrever a primeira linha dos seus currículos profissionais. Além das oportunidades diretas de trabalho, em Portugal a Nestlé tem também mantido uma relação próxima com universidades e com escolas profissionais proporcionando oportunidades de aprendizagem em regime de ensino dual.

No discurso que fez no evento online, que teve lugar também hoje, sobre a Aliança para a Juventude, Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais defendeu: “A Comissão está empenhada em ajudar os jovens a recuperarem da pandemia e a prepararem-se para um mercado de trabalho em constante mudança. No pacote de Apoio ao Emprego Jovem que apresentámos em julho, definimos formas de ajudar os jovens a conseguir um emprego ou mais formação, a desenvolver as suas competências e a ter a oportunidade de realizar estágios. A iniciativa Aliança para a Juventude é um modelo de cooperação empresarial no qual outros se podem inspirar, tendo já ultrapassado o seu objetivo original de criação de oportunidades de trabalho. Quero agradecer à Aliança e a todos os seus parceiros pelos esforços e pela dedicação no apoio aos jovens”.

Na Nestlé, esta ambição conjunta faz parte da iniciativa Nestlé Needs Youth - um programa para apoiar os jovens nas suas vidas profissionais. As ações desenvolvidas neste programa incluem:

  • A criação de 20.000 oportunidades de primeiro emprego e de 20.000 estágios e formações na Europa, no Médio Oriente e no Norte da África até 2025. Desde o lançamento da iniciativa Nestlé Needs Youth, em 2013, a empresa ofereceu já mais de 26.000 estágios e formações. Durante o confinamento, a Nestlé organizou um programa de formação digital para os seus estagiários com o objetivo de permitir que concluíssem o currículo obrigatório. A Nestlé está também a desenvolver iniciativas digitais para permitir que os jovens ganhem experiência profissional através de estágios virtuais.
  • Competências digitais. A Nestlé está a dirigir cada vez mais a sua eBusiness Academy para os jovens. Os trainees inscritos no programa irão adquirir competências digitais avançadas (pesquisa, dados, e-commerce). Através desta formação será dada também especial atenção às competências digitais nas fábricas. Em 2019, a Nestlé lançou uma parceria com a Microsoft para permitir que os estagiários em formação nas fábricas obtivessem uma certificação em competências digitais.
  • Apoiar o setor agrícola. A Nestlé está a trabalhar com os jovens agricultores para que estes possam ganhar competências em práticas agrícolas sustentáveis. A Nestlé quer fortalecer os seus programas com os agricultores por forma a acelerar o caminho rumo à neutralidade carbónica na sua cadeia de fornecimento, o que ajudará a Nestlé a atingir o compromisso de ter zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.
  • Atividades online de “prontidão para o trabalho”. A Nestlé continuará a organizar e a participar em feiras de emprego e em workshops online para apoiar jovens candidatos a emprego.
  • Fomento ao empreendedorismo. A Nestlé e a Aliança para a Juventude estão a unir forças com a Junior Achievement Europe para ajudar os jovens europeus a adquirirem competências de empreendedorismo. Mais de 550 alunos já obtiveram a qualificação internacional Entrepreneurial Skills Pass nos últimos três anos.

 

As alterações climáticas e a transformação digital são alguns dos muitos desafios que a sociedade enfrenta. Com estas ações, a Nestlé quer equipar a geração jovem com as competências certas para os capacitar a enfrentar esses desafios. A Nestlé e a Aliança para a Juventude atualizarão regularmente os resultados dos seus compromissos e atividades.

*Este compromisso de criar 300.000 oportunidades até 2025 é assumido pelos 15 membros europeus da Aliança para a Juventude, que incluem o Grupo Adecco, BT, Cargill, CEMEX, ENGIE, EY, Facebook, Firmenich, Microsoft, Nestlé, Nielsen, Publicis Groupe, Salesforce, Solvay, White & Case.

Para mais informações:

- Nestlé needs YOUth – helping young people taking the next step in their life

- Nestlé supports the relaunch of the European Alliance for Apprenticeships

 

1. Eurostat, News release, Euro indicators, 1 October 2020: https://ec.europa.eu/eurostat/documents/2995521/10663603/3-01102020-AP-EN.pdf/f45c24be-3304-e6b7-80c8-04eae7529519

2. Conclusões da 12ª Annual ASDA’A BCW Arab Youth Survey 2020: http://www.arabyouthsurvey.com/pdf/downloadwhitepaper/AYS%202020-WP_ENG_0510_Single-Final.pdf