Agricultura Regenerativa

Agricultora a tirar notas em campo de milho

O nosso objetivo é obter 20% dos nossos principais ingredientes através de agricultura regenerativa até 2025, e 50% até 2030. São mais de 14 milhões de toneladas de ingredientes que apoiam práticas regenerativas.

Quase dois terços do total das emissões de gases com efeito de estufa da Nestlé vêm de fora das nossas operações diretas, em particular, da mudança de utilização da terra e da agricultura. É por isso que a agricultura regenerativa é um ponto central da nossa jornada para alcançar a neutralidade carbónica.

Promover práticas agrícolas regenerativas

A agricultura regenerativa é um sistema de cultivo que procura conservar e restaurar os campos e o seu ecossistema. Visa manter, sustentar, melhorar e restaurar o que tem sido degradado ao longo do tempo. Os resultados da agricultura regenerativa constituem a fundação da produção alimentar sustentável.

Iremos trabalhar com os parceiros do nosso sistema alimentar, do qual fazem parte uma rede de mais de 500.000 agricultores e 150.000 fornecedores, para, em conjunto, promover práticas agrícolas regenerativas.

Iremos ajudar os agricultores a adotar tais práticas ao:
  • aplicar ciência e tecnologia de ponta e fornecer assistência técnica,
  • oferecer apoio ao investimento,
  • pagar prémios por produtos agrícolas regenerativos.
Homem a plantar árvore

 

Transição justa

A transição para práticas agrícolas que deem prioridade aos ecossistemas e regenerem a terra depende dos agricultores. Uma transição justa neste campo significa que os agricultores não carregam sozinhos o peso e o custo desta mudança. Como parte deste caminho, iremos iniciar novos programas para ajudar a resolver os desafios sociais e económicos necessários para operar esta transição.

Iremos implementar novos programas de renda vitalícia para os agricultores na nossa cadeia de valor. Mais tarde, iremos apresentar os nossos planos específicos a aplicar nas cadeias de abastecimento de café e cacau.

Saiba mais sobre as mais importantes práticas agrícolas regenerativas que queremos promover. Estas incluem, entre outras, o aumento da biodiversidade, a conservação do solo, a regeneração dos ciclos da água e a integração da pecuária.

Com as nossas parcerias de longa data que estabelecemos com comunidades agrícolas em todo o mundo, queremos aumentar o nosso apoio a práticas agrícolas que são boas para o meio ambiente e para as pessoas.

Mark Schneider
Mark Schneider CEO da Nestlé
Capa do Relatório de Criação de Valor Partilhado