Sort by
Sort by

Cacau Sustentável

Agricultor com planta de cacau aberta na mão

Para fazer chocolate de qualidade, precisamos de cacau de qualidade. Mas cultivar cacau apresenta inúmeros desafios, como a desflorestação ou as condições de vida nos locais onde o cacau é produzido.

É por isso que, desde 2009, a Nestlé tem vindo a apoiar as comunidades produtoras de cacau, através do programa Nestlé Cocoa Plan, tendo assumido o compromisso de, até 2025, todo o cacau utilizado na produção dos seus chocolates ser 100% obtido de forma sustentável.

Um programa que apoia as comunidades produtoras de cacau

O Nestlé Cocoa Plan permite construir uma cadeia de abastecimento mais responsável para a produção de cacau. Trabalhamos com agricultores, comunidades e organizações locais e internacionais para desenvolver e implementar soluções para os inúmeros desafios que as comunidades produtoras de cacau enfrentam.

O nosso programa está assente em três pilares:


Melhores colheitas:

Oferecemos formação aos agricultores para que consigam melhorar a qualidade das suas colheitas e rejuvenescer as suas plantações, através do uso de práticas sustentáveis. Adicionalmente, criámos incentivos monetários para reforçar a sustentabilidade dos rendimentos das comunidades no âmbito do “Income Accelerator Program”.

 

Melhor qualidade de vida:

Em janeiro de 2022, reforçámos este nosso compromisso com as comunidades produtoras de cacau e lançámos um novo e inovador plano, o Income Accelerator Program, cujo principal objetivo é mitigar os riscos de trabalho infantil na produção de cacau.

 

Melhor cacau:

Trabalhamos em estreita colaboração com fornecedores e parceiros para rastrear o cacau que obtemos até ao agricultor e implementamos práticas como o plantio de árvores de sombra para ajudar a combater a desflorestação.


O Nestlé Cocoa Plan em números:

Investimos mais de

220 milhões de euros
50.6 %
152236

Distribuímos cerca de

15 milhões

Construímos ou remodelámos

53

Apoiámos, ainda,

159 mil

 

Queremos contribuir para melhorar os meios de subsistência dos agricultores e das suas famílias – e acreditamos que a produção sustentável de cacau tem um papel crítico a desempenhar ao beneficiar as comunidades locais, regenerar o meio ambiente e estimular o desenvolvimento económico.

Darrell High Responsável pelo Nestlé Cocoa Plan
Relatório de Criação de Valor Partilhado e Sustentabilidade de 2021