Café Sustentável

Cafeicultor com grãos de café na mão

Para a maioria das pessoas, o café é um simples ritual diário. Mas é um prazer que não podemos tomar por garantido. Trabalhar no sentido de um café sustentável significa olhar para toda a cadeia de valor, desde a origem à prateleira.

Há mais de uma década, lançámos uma iniciativa global para a sustentabilidade do café chamada Nescafé Plan. Como parte deste plano, trabalhamos para reduzir o impacto ambiental do café, desde a produção até às nossas fábricas.

 

Trabalhar para aumentar a produtividade e a resiliência

Estamos a trabalhar de perto com os produtores de café de todo o mundo, em locais como o Brasil, a Colômbia, a Costa do Marfim, o Quénia, o México, as Filipinas e o Vietname. Também ajudamos a rejuvenescer as culturas de café ao distribuirmos plântulas de café de qualidade superior pelos cafeicultores. Desde 2010, estamos orgulhosos por termos distribuído 235 milhões de plântulas de café de alta produtividade e resistentes a doenças. Esta contribuição tem ajudado à restauração de quase 120 mil hectares de produção de café em todo o mundo, apoiando o aumento de solo saudável e a resiliência.

Diversificar as culturas também constitui uma parte importante da nossa abordagem. Para ajudar a aumentar a produtividade, a resiliência e a qualidade desenvolvemos e distribuímos 15 novas variedades de cafés Arábica e Robusta no México, na Colômbia, no Equador, nas Filipinas e na Tailândia.

A Nestlé assumiu o compromisso de 100% do seu café ser proveniente de fontes responsáveis até 2025. Isto significa que o café pode ser rastreado até um grupo produtor identificado e verificado ou certificado por organizações independentes. No final de 2020, 75% do café da Nestlé já era proveniente de fontes responsáveis e essa percentagem vai continuar a aumentar até chegar aos 100%.

Cafeicultor a fazer a colheita de café

 

Com o objetivo de um impacto ambiental e social positivo

Desde as plantas às nossas chávenas, colocamos muito amor no nosso café. Queremos reduzir as emissões de carbono nas fontes do nosso café e ao longo de todas as nossas operações. Também estamos a considerar os materiais das embalagens do nosso café e a tomar muitas medidas para ajudar a Nestlé a alcançar o seu compromisso de tornar as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

É muito mais do que uma chávena de café para nós. Trata-se de ajudar a construir sistemas de produção de café resilientes e regenerativos. Trata-se de apoiar a proteção e a restauração das florestas. É promover condições de vida sustentáveis para os agricultores. É respeitar os direitos humanos. Desde os cafeicultores, às cooperativas, aos comerciantes - por trabalharmos juntos com a natureza, podemos alcançar os nossos objetivos.

O Nescafé Plan em números:

235 milhões
+ 900000
649000

Temos uma oportunidade para ajudar a construir um futuro melhor para todos na cadeia de valor do café: um futuro que é regenerativo e mais inclusivo.

Philipp Navratil Diretor da Unidade de Negócios Estratégicos de Bebidas Nestlé
Capa do Relatório de Criação de Valor Partilhado