Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Combater a poluição por plástico

Trabalhadores a separar recicláveis numa fábrica de processamento

 

Os resíduos de plástico que se acumulam nos aterros e no ambiente são uma das questões ambientais mais prementes do nosso tempo.

Os resíduos de plástico põem em perigo a vida selvagem e ameaçam os ecossistemas e a cadeia alimentar. Vemos a poluição plástica como uma prioridade urgente.

Não podemos resolver este problema global sozinhos, por isso estamos a colaborar com outras empresas, institutos de investigação e governos em todo o mundo para identificar formas de reduzir coletivamente os resíduos de plástico no ambiente.

 

Apoiar um futuro em que nenhuma embalagem de plástico da Nestlé acabe em aterros ou no oceano

Title
Embalagens de plástico concebidas para reciclagem*

Subtitle
Percentagem
Bottom Text

*De acordo com Ellen MacArthur Foundation: "New Plastics Economy Commitment - Commitments, Vision and Definitions" (fevereiro de 2020)

Title
Redução de plástico virgem VS ano base de 2018

Subtitle
Percentagem
95 %

Tomar medidas para combater a poluição por plásticos

O nosso objetivo é usar menos plástico virgem à base de combustível fóssil nas nossas embalagens. Ao eliminar o plástico desnecessário (como rótulos destacáveis e artigos descartáveis, como palhinhas), ao introduzir alternativas reutilizáveis e recarregáveis e ao mudar para papel, materiais de base biológica e biodegradáveis, já estamos a reduzir a nossa pegada de plástico.

No final de 2023, 83,5% das nossas embalagens de plástico foram concebidas para serem recicladas e pretendemos atingir mais de 95% até 2025. Continuamos empenhados em atingir os 100%. Estamos no caminho para reduzir o uso de plástico virgem em um terço até 2025.

As nossas ações vão além dos materiais que utilizamos nas nossas embalagens. Para ajudar a evitar que as nossas embalagens acabem em aterros, estamos a trabalhar para tornar a reciclagem mais fácil e melhor, apoiando melhorias nas infraestruturas e incentivando as pessoas a assumirem o seu papel no combate à poluição por plástico.

Criar mudanças como esta para além das nossas próprias operações requer uma forte colaboração. Fazemos parte da Plastic Waste Coalition for Action do Consumer Goods Forum, da Global Plastic Action Partnership (GPAP) do Fórum Económico Mundial e de pactos sobre plásticos em todo o mundo. Isto realça o nosso objetivo de liderar a ação voluntária das empresas neste espaço.

Em 2019, aderimos à iniciativa New Plastics Economy da Ellen MacArthur Foundation. Comprometemo-nos a trabalhar em toda a indústria para criar uma economia circular para o plástico, começando pelas embalagens. Estamos a eliminar o plástico desnecessário nas nossas embalagens e a inovar para tornar o plástico de que necessitamos reciclável e reutilizável.

Continuamos a apoiar os governos, defendendo ativamente uma regulamentação harmonizada e melhor para acelerar o desenvolvimento de infraestruturas nos mercados onde operamos. Defendemos um Tratado das Nações Unidas sobre Poluição por Plástico juridicamente vinculativo e somos um membro ativo do grupo de defesa, a Business Coalition for a Global Plastics Treaty.

Em Portugal, desde 2020 que fazemos parte do Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e que reúne já mais de 110 membros em prol de uma economia circular para os plásticos em Portugal.

Estamos empenhados em desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de sistemas de recolha, triagem e reciclagem que funcionem bem em todos os países onde operamos. A lacuna de infraestrutura global é significativa e não está sob o nosso controle imediato – mas estamos a trabalhar para apoiar a coleta bem-sucedida com projetos e atividades em todo o mundo.

Nesquick

Facilitar a reciclagem de cápsulas de café

Após mais de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems, em 2024 foi criado NEO, de Nescafé Dolce Gusto, o sistema mais sustentável até à data.

Em conformidade com o compromisso de redução da utilização de plástico virgem em um terço até 2025, as novas cápsulas de café NEO são feitas à base de papel. As cápsulas de café NEO são certificadas para compostagem, tanto doméstica como industrial, pelo organismo de certificação internacional TÜV Áustria.

As embalagens (material de embalagem primário, secundário e terciário) usam menos 65% de plástico comparando com as embalagens atuais, reduzindo o peso de plástico utilizado.

Neo

Teste de novas soluções em recargas para reduzir as embalagens plásticas da Nestlé

A Nestlé Indonésia e o Acelerador de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé em Singapura têm explorado vários sistemas de recarga de embalagens. Em 2020 testámos um sistema com a Siklus Indonesia no qual os consumidores pedem alimentos e bebidas, incluindo as marcas da Nestlé Milo, Dancow e Koko Krunch numa aplicação e recebem os seus produtos de um sistema de recarga através de um serviço de bicicletas. O regime, que apoia a ambição do Governo indonésio de reduzir os resíduos em 30% até 2025, está a ser examinado como um modelo potencial para reduzir o plástico descartável.

Em 2023, lançámos um serviço piloto de máquinas de venda automática de recargas nas lojas dos parceiros de retalho para os cereais Koko Krunch e Milo. Esta é uma parceria com a Qyos, parte da construtora de empreendimentos Enviu Indonesia e Algramo. Os alimentos são embalados em cartuchos de distribuição selados na fábrica e, em seguida, distribuídos diretamente no próprio recipiente do consumidor ou num recipiente de marca no local de compra. Ao lançar testes flexíveis entre cadeias de valor com parceiros em máquinas, gestão de start-ups e retalho, procuramos maximizar a conveniência do consumidor e reduzir o uso de materiais de embalagem de plástico virgem.

Substituição de materiais difíceis de reciclar por papel

A Nestlé introduziu embalagens de papel recicláveis em países e produtos selecionados, muitas vezes substituindo embalagens de vários materiais que são difíceis de separar ou reciclar.

Em 2021, a Smarties tornou-se a primeira marca global de chocolates da Nestlé a mudar para embalagens de papel recicláveis.

Contribuir para um mercado mundial de plásticos reciclados para embalagens de alimentos

A Nestlé está a investir até 2 bilhões CHF para acelerar o desenvolvimento de um melhor perfil ambiental e a infraestrutura para apoiar uma economia circular para materiais de embalagem.

Muitos plásticos são difíceis de reciclar em embalagens para alimentos, criando uma oferta limitada de plásticos reciclados de qualidade alimentar. Enquanto este trabalho ganha ritmo, estamos comprometidos em contribuir com até CHF 1,5 bilhão por plásticos reciclados premium com qualidade alimentar até 2025, para ajudar a estimular um mercado para estes materiais.

dispensador de produto
Relatório de Criação de Valor Partilhado e Sustentabilidade 2023