Sort by
Sort by

Certificações LEED & WELL

Sede da Nestlé Portugal é um edifício promotor de sustentabilidade e bem-estar
Campus Nestlé Portugal em Linda-a-Velha

O Campus Nestlé – sede da Nestlé em Portugal – obteve duas das mais altas certificações nos parâmetros Sustentabilidade e Bem-Estar. A primeira é a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold V4 na categoria Building Design & Construction: Major Renovation, e a segunda a certificação WELL, no seu nível mais elevado, Platina.

Ambas as distinções, pioneiras no país, vêm reconhecer e atestar que o edifício sede da Nestlé Portugal, alvo de uma remodelação total entre 2020 e 2021, cumpre os mais elevados padrões ambientais e é promotor de saúde e bem-estar dos seus ocupantes.

É um orgulho para a Nestlé Portugal receber estas certificações, que vêm demonstrar a sua liderança na transformação da saúde e do bem-estar das pessoas que todos os dias usufruem do espaço comum que é o Campus Nestlé, a sede do Grupo Nestlé em Portugal. A melhoria contínua das condições de trabalho dos nossos colegas é uma prioridade para a equipa que, entre 2020 e 2021, liderou um ambicioso projeto de remodelação total do edifício e que viu o seu esforço recompensado por duas muito relevantes certificações, a LEED, na sustentabilidade, e agora a WELL, a comprovar o bem-estar que as nossas pessoas já sentem no seu dia a dia.

Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager

Certificação LEED

Foi precisamente o respeito pela sustentabilidade ambiental, que presidiu ao projeto de remodelação de todo o Campus Nestlé (edifício e espaço circundante), manifestando-se nos materiais utilizados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo menos 25% por ano nas emissões de CO2.

Biorreatores de microalgas no Campus Nestlé em Portugal

Atribuída novembro de 2022, a certificação LEED veio reconhecer e premiar a sustentabilidade das opções tomadas em termos da configuração dos espaços interiores e exteriores. Entre eles, a eficiência hídrica e energética, a seleção de materiais e qualidade do ambiente, que proporcionam as condições ideais para formas de trabalho mais ágeis e colaborativas, permitindo um melhor equilíbrio do bem-estar físico, emocional e laboral.

Certificação WELL

E foi precisamente este cuidado com a promoção de bem-estar dos ocupantes do edifício, colaboradores e visitantes, que mereceu a atribuição, em junho de 2023, da certificação WELL, uma distinção única em todo o país e que vem reconhecer todas as medidas promotoras de bem-estar e saúde implementadas pela companhia. Entre elas estão a disponibilização de uma sala para amamentação, o apoio à saúde mental com consultas de psicologia, uma sala mindfullness & wellbeing para meditação e iniciativas de atividade física, sessões de massagem, um espaço dedicado aos filhos dos colaboradores e o apoio prestado pela Nestlé à sua educação e também a oferta de alimentação no primeiro ano de vida dos filhos, bem como de um posto médico com consultas todos os dias da semana e com consultas de aconselhamento para cessação tabágica.

Três colaboradores de NBS Lisbon em sala de reuniões

Para a obtenção deste nível máximo de certificação WELL foram ainda tidos em conta outros fatores como a existência de uma fonte de água filtrada a menos de 30 metros de cada posto de trabalho, a eliminação de alcatifas para evitar a existência de ácaros que pudessem contaminar a qualidade do ar, a constante monitorização da correta luminosidade e conforto térmico dos postos de trabalho, adaptado a todas as estações do ano.

 

Campus Nestlé, o nosso Ninho

Originalmente construído em 1994, nos terrenos da antiga fábrica de cafés torrados TOFA, o hoje designado Campus Nestlé, que alberga a sede da Nestlé Portugal e que é propriedade da MPEP, detida pela MERLIN Properties, foi desenvolvido sob o conceito “All Together”, potenciador de formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. Pensado em 2018, o projeto de arquitetura, assinado pela Openbook, foi totalmente desenvolvido para ser sustentável, quer durante a sua construção, quer agora na sua utilização, indo ao encontro dos requisitos específicos da certificação WELL, tendo em vista um espaço com uma forte ligação entre o interior e o exterior e a promoção do contacto com a natureza.

Interior do Campus Nestlé Portugal em Linda-a-Velha

No novo edifício do Campus Nestlé, com 23.700 m2 de área coberta, mais 7.200 m2 de jardins, trabalham hoje 1100 pessoas em regime de flexibilidade, está equipado com 835 estações de trabalho e conta ainda com uma horta comunitária, um dog park e um circuito com um quilómetro para caminhadas ao ar livre.