Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Guerra aos resíduos

Estas fábricas de alimentos para animais de companhia reduziram para zero os resíduos enviados para aterro

Guerra aos residuos
Reading Time:
2
Minute(S)

Fazer coisas diversificadas pode ser uma actividade complicada. Quer se esteja a preparar um jantar rápido para apenas uma pessoa ou a passar meses a renovar a casa, as probabilidades são que haverá alguns resíduos gerados durante todo o processo.

Vamos então aumentar um pouco a escala e juntar muita comida para animais de companhia. Imagine produzir comida para gatos e cães e areia para gatos para satisfazer as necessidades de milhões de animais de companhia anualmente. 

Tente então fazer isso sem enviar resíduos para o aterro sanitário e começará a compreender a magnitude de atingir zero resíduos enviados para aterro numa fábrica da Purina. 

Solução para os resíduos

É claro que só porque uma coisa é difícil não significa que não possa ser feita. De facto, a maior Companhia de alimentação e bebidas do mundo, a Nestlé, comprometeu-se a ficar isenta de envios de resíduos para aterro até 2020.

 

James Julian é membro de uma equipa de pessoas que procuram novas formas de reciclar os materiais

Sete das 20 fábricas da Purina na América do Norte já alcançaram a meta. O material não utilizado nestas fábricas é cuidadosamente direcionado para locais que se especializam em recuperar valor ecológico e económico. 

Isso pode significar reutilização, reciclagem ou queima para gerar energia. Seja qual for a melhor utilização para cada material e que o impede de acabar num aterro.

Sustentabilidade

A redução de resíduos é uma parte importante do plano da Purina, de minimizar o seu impacto no ambiente. 

Esta área de negócio também está a trabalhar para usar mais energia renovável e conservar água. 

O consumo de água nas fábricas da Purina na América do Norte diminuiu 28% desde 2007. "Estamos comprometidos com a melhoria contínua em direção à sustentabilidade em cada fase da nossa cadeia de valor e em criar um mundo melhor para os animais de companhia e para as pessoas que os amam", diz John Bear, Vice-Presidente, Produção, Nestlé Purina América do Norte.

Três passos para o sucesso

A Purina trabalha para eliminar os resíduos enviados para aterro de três maneiras chave. 

Em primeiro lugar, esta área de negócio trabalha com os seus Colaboradores para incentiva-los a envolverem-se. Em segundo lugar, analisa os seus processos para encontrar formas de minimizar a geração de resíduos através do sistema. Em terceiro lugar, trabalha com empresas que podem compostar, reciclar, reutilizar ou recuperar energia a partir dos resíduos produzidos. 

Desde 2014, este negócio reduziu os resíduos enviados para aterro na América do Norte em mais de 34%.

1/3 a menos
de resíduos enviados para aterro desde 2014.

Usando a mesma abordagem em três passos, a empresa mãe, a Nestlé EUA, já eliminou os resíduos enviados para aterro das suas 23 fábricas. Instalações que fazem tudo desde confeitaria, produtos lácteos, refeições congeladas, gelados e bebidas estão todas isentas de aterros. 

Todas as instalações da Purina estão a caminho de alcançar o mesmo objetivo, testemunhando a força do compromisso contínuo da Nestlé, de desenvolver práticas comerciais sustentáveis em todas as suas operações.