Jogos para crianças saudáveis

#10 ideias para ajudar as crianças a alimentarem-se de forma mais saudável e a mexerem-se com mais frequência
Jogos para crianças saudáveis

Inspirar os seus filhos a ter uma alimentação equilibrada e a praticar exercício físico não tem que causar-lhe stress.

Como parte da nossa iniciativa global Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis, reunimos um conjunto de jogos divertidos, criados para incentivar as crianças a beber mais água, comer mais frutas e vegetais, controlar o tamanho das porções dos alimentos que consomem e serem mais ativas.

Vamos dar-lhe uma ajuda!

1. Individuais artísticos

Individuais velhos e aborrecidos estão fora de moda. Os individuais artísticos é que estão “a dar”. Faça o download e imprima um individual que possa ser dobrado num avião de papel após as refeições terminarem – e como recompensa por experimentar novos alimentos.

2. Quem sou eu?

Rapaz a beber água

Esconda um autocolante de um animal na parte inferior de um copo cheio de água, para um divertido jogo de hidratação “Sim”/”Não”. Para descobrir que animal é, a criança bebe um pouco de água mostrando o autocolante para si enquanto levanta o copo. Cada gole que bebe permite que faça uma pergunta, até adivinhar corretamente qual o animal em questão.

3. Levanta-te! Senta-te!

Use um conjunto de palavras-chave para animar as atividades passivas. Quando vê TV, esteja atento a quem usar a palavra-chave. Essa é a sua dica para saltar, rápido! O mais rápido a levantar-se ganha um prêmio. Depois sente-se e comece de novo.

4. Individuais evolutivos

Individuais evolutivos

O tamanho das porções é crucial para garantir que está a dar aos seus filhos uma alimentação equilibrada. Estes individuais ajudá-lo-ão a garantir a quantidade certa de cada grupo de alimentos para crianças com diferentes idades. Estes não são apenas um guia prático para o tamanho das porções, mas também ajudam as crianças a entender esta importante da mensagem.

5. Caçadores de papel

Use diferentes papéis autocolantes coloridos como base de um conjunto de atividades divertidas de caça ao tesouro. Tente esconder os papéis pela casa e atribuir pontos para as diferentes cores que as crianças encontrem. Ou tenha duas equipas, cada uma com sua própria cor designada. Em seguida, dê-lhes um minuto para reunir o máximo de cores diferentes da sua.

6. Sementes misteriosas

Rapariga a plantar sementes

As crianças adoram jardinagem - especialmente se comerem os produtos que plantam. Adicione um elemento mistério, não revelando em que planta a semente se transformará quando crescer. Precisa de vasos, terra para cultivo e sementes. O seu filho precisará de paciência! Leia como pode fazer as crianças jardinarem de forma a incentivá-las a comer de forma saudável.

7. Partida, largada, fugida!

Encontrar tempo para tomar o pequeno-almoço todos juntos em família pode ser um desafio. Pode poupar algum tempo, preparando o máximo que puder na noite anterior, inclusive preparar a mesa. Assim, quando chegar a hora do pequeno-almoço, estará praticamente tudo pronto.

8. Dança como uma estrela

Rapariga a dançar

Dançar é uma ótima forma de se manter ativo, de melhorar a coordenação e aprender algo. Escolha uma rotina de dança, imprima os movimentos e faça com que o seu filho os pratique. Pode esconder o papel para ver de quantos passos se lembram.

9. Cartão de explorador

Este é um tipo de cartão de fidelidade para refeições variadas. Faça o download e imprima um Cartão de Explorador e, sempre que o seu filho experimentar algo novo, o cartão deve ser carimbado ou desenhado. Quando o seu filho preencher o cartão, poderá trocá-lo por uma atividade divertida.

10. Cubos saborosos

Cubos Saborosos

Como podemos tornar a água mais divertida? Adicionando sabor e cor, é claro. Faça alguns cubos de “gelo frutado” congelando a água com pedaços de frutas picadas. Em seguida, basta adicionar água. E pronto! Adeus água chata, olá água saborosa!

 

Leia mais sobre o programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, a nossa iniciativa global para ajudar as gerações futuras a alimentarem-se melhor e a mexerem-se mais. O programa visa ajudar 50 milhões de crianças em todo o mundo a terem uma vida mais saudável até 2030.