Nutri-Score em Braille

A Nestlé Portugal está a implementar o Nutri-Score nos seus produtos também em Braille
NESTUM Chocolate com Nutri-Score em braille
Em Portugal, 40% dos consumidores não entendem a informação disponível no rótulo. E a adicionar a isto, mais de 900 mil portugueses têm dificuldades de visão e destes, 28 mil são cegos, o que significa que não têm sequer acesso à informação presente no rótulo dos alimentos. Na Nestlé Portugal, queremos que estes consumidores possam também ter acesso a informação nutricional. Como? Com o Nutri-Score em Braille.
Pessoa a ler braille com o símbolo do Nutri-Score na imagem

Os estudos[1] demonstram que neste grupo existe uma maior prevalência de obesidade e malnutrição, quer em adultos quer em crianças e adolescentes. Estas pessoas referem maiores dificuldades na compra de alimentos e na preparação das refeições.

O Nutri-Score na Nestlé

Desde 2020 a Nestlé está a implementar Nutri-Score nos seus produtos, um esquema de informação nutricional simplificado, constituído por uma escala de 5 letras/cores de A-verde escuro a E-vermelho que ajuda a comparar e entender o perfil nutricional dos alimentos e facilita a comparação de produtos da mesma categoria.

E nos produtos em que tecnicamente é possível está a colocar esta informação também em Braille tornando possível que também pessoas com dificuldades visuais possam fazer escolhas mais informadas e saudáveis.

Nutri-Score em braille: embalagem de NESTUM Chocolate

Produtos com Braille

Os primeiros produtos, como NESTUM Chocolate e NESTUM Mel já chegaram ao mercado, mas outros se seguirão.

Para NESTUM, incluir a informação NUTRI-SCORE em Braille é um passo natural no caminho que a marca já tem vindo a fazer há vários anos para ser cada vez mais inclusiva.
Joana Bagagem Brand Manager de NESTUM

O caminho para a inclusão

Assim acreditamos ser ainda mais inclusivos no nosso propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras!

Fonte:
  1. The impact of visual impairment on nutritional status: A systematic review, 2018.