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A Nestlé revela planos para apoiar a transição para um sistema alimentar regenerativo

“Generation Regeneration”
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A Nestlé está a definir os seus planos para apoiar e acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo, aquele que visa proteger e restaurar o meio ambiente, melhorar os meios de subsistência dos agricultores e também o bem-estar das comunidades agrícolas.

Para este objetivo a Nestlé está a trabalhar com os seus parceiros do sistema alimentar, do qual faz parte uma rede de mais de 500.000 agricultores e 150.000 fornecedores, para que, em conjunto, se promovam práticas agrícolas regenerativas como peça central do sistema alimentar. Como parte deste caminho, a Nestlé dará também início a novos programas para ajudar a resolver os desafios sociais e económicos necessários para operar esta transição.

Este anúncio está a ser feito no âmbito da preparação para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Nova York, como parte da contribuição da Nestlé para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030. A Nestlé está ainda a acompanhar o recente relatório da Organização Intergovernamental das Nações Unidas, no seu painel sobre Alterações Climáticas, que demonstra que a crise climática se está a intensificar.

“Sabemos que a agricultura regenerativa desempenha um papel fundamental na melhoria da saúde do solo, restaurando os ciclos da água e aumentando a biodiversidade no longo prazo”, afirma Paul Bulcke, Chairman da Nestlé. “Esses resultados formam a base da produção sustentável de alimentos e, principalmente, dão um contributo decisivo para alcançarmos as nossas ambiciosas metas climáticas.”

A Nestlé é signatária da Ambição de Negócios da ONU para 1,5 °C e foi uma das primeiras empresas a partilhar detalhadamente, em dezembro de 2020, o seu plano climático e com prazo definido. A empresa está a tomar medidas para reduzir as suas emissões para metade até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

“Com as parcerias de longa data que estabelecemos com comunidades agrícolas em todo o mundo, queremos aumentar o nosso apoio a práticas agrícolas que são boas para o meio ambiente e para as pessoas”, afirma Mark Schneider, CEO da Nestlé. “No espírito de permitir uma transição justa, é vital que apoiemos agricultores em todo o mundo, que assumem os riscos e os custos associados ao movimento em direção à agricultura regenerativa.”

A Nestlé vai investir CHF 1,2 mil milhões nos próximos cinco anos para estimular práticas de agricultura regenerativa em toda a cadeia de fornecimento da companhia, utilizando três alavancas primárias para ajudar os agricultores a adotar estas práticas:
  • Aplicar os mais avançados conhecimentos científicos e tecnológicos e fornecer assistência técnica: Aproveitando a sua vasta rede de especialistas em R&D e agrónomos, a Nestlé está a desenvolver variedades de café e cacau de maior rendimento com menor impacto ambiental, avaliando simultaneamente novas soluções para reduzir as emissões na sua cadeia diária de fornecimento de laticínios.
  • Oferecer apoio ao investimento: A transição para a agricultura regenerativa acarreta riscos iniciais e novos custos. A Nestlé apoiará os agricultores co-investindo com eles, facilitando empréstimos ou ajudando-os a obter empréstimos para equipamentos específicos.
  • Pagar prémios por produtos agrícolas regenerativos: A Nestlé oferecerá prémios para muitas matérias-primas produzidas através de práticas de agricultura regenerativa, que comprará em maiores quantidades.

 

Hoje, a Nestlé publicou as práticas agrícolas regenerativas mais importantes que quer promover. Estas incluem, entre outras, o aumento da biodiversidade, a conservação do solo, a regeneração dos ciclos da água e a integração da pecuária. Mais informações sobre esta abordagem da Nestlé estão disponíveis online.

Ainda como forma de apoiar os jovens que têm paixão pela agricultura, a Nestlé lançará, em novembro, uma nova plataforma de formação para atrair e formar a próxima geração de agricultores. Para mais de 40.000 agricultores que participem num dos programas de empreendedorismo agrícola da Nestlé.

Os esforços de regeneração da Nestlé estão a ser lançados sob o mote “Generation Regeneration”, com foco nos agricultores, nos jovens, nos consumidores e nos seus próprios colaboradores.

Em Portugal

Também em Portugal, a Nestlé está a atuar de forma clara para promover sistemas alimentares regenerativos, como fator essencial para o sucesso a longo prazo dos nossos negócios. Este é um caminho que estamos a fazer com todos os nossos parceiros, partilhando com eles as melhores práticas e todo o conhecimento científico que a escala da Nestlé permite obter. Estes são alguns exemplos dessas práticas:

CERELAC – feita com trigo do Alentejo

CERELAC é uma marca estrela no portefólio da Nestlé Portugal. Esta farinha láctea é especialmente desenvolvida para bebés, como base ideal para uma alimentação diversificada e saudável. Para tal, precisa ser perfeita e isso começa com o melhor trigo, especialmente produzido e selecionado para Nutrição Infantil, cumprindo os mais estritos critérios de qualidade, de acordo com a legislação em vigor. O trigo utilizado pela Nestlé para produzir CERELAC é cultivado nos campos de trigo do Alentejo, de acordo com as práticas tradicionais, respeitando a natureza. A terra é fertilizada com os restos da seara anterior e a sementeira e a colheita são realizadas nos meses mais propícios ao desenvolvimento natural da planta, sendo esta regada apenas com a água da chuva. Esta é uma preocupação que desde sempre esteve presente na história desta marca que celebra este ano 85 anos de vida.

WUNDA – a nova bebida vegetal com proteína de ervilha amarela

Lançada no passado mês de maio, WUNDA é uma nova gama de bebidas vegetais à base de proteína de ervilha amarela, com elevado valor nutricional e foi desenhada para ser sustentável, devido, sobretudo, à sua matéria-prima base que é a ervilha amarela. Estas ervilhas têm a capacidade de fixar nitrogénio no solo, ajudando as bactérias a reduzir os gases com efeito de estufa e aumentando a produtividade e saúde desses mesmos solos. Além disso, WUNDA é neutra em carbono e está certificada pela Carbon Trust.

NESTUM Mel apoia a apicultura nacional

A Nestlé, através da sua marca NESTUM, desenvolveu uma campanha de apoio à apicultura nacional que consistiu na doação, no passado mês de maio, de 400 colmeias a apicultores das duas principais federações apícolas nacionais: FENAPICOLA e FNAP, no âmbito da campanha “Juntos Pelas Abelhas”. O principal objetivo é o repovoamento, com novas abelhas, dos territórios afetados pelos incêndios florestais e a sensibilização para os cuidados a ter com este inseto, de importância fulcral para a biodiversidade. Estes 400 novos núcleos de abelhas-rainha, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir, dando origem a novas colmeias num curto espaço de tempo.

Plantação de árvores em Portugal

Em várias regiões do globo, onde a Nestlé desenvolve as suas matérias-primas, estamos a incentivar agricultores a plantar mais árvores que deem sombra e protejam as culturas do calor e outras ameaças, como precipitação excessiva. Também em Portugal estamos a promover a plantação de árvores junto das comunidades onde estamos presentes. Em 2020, plantámos 1000 árvores nos concelhos de Oeiras e Cascais e até final de 2021 está prevista a plantação de mais 1000 árvores, com o objetivo final de plantar uma árvore por colaborador.