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ALDI, AUCHAN, DANONE, DECO PROTESTE e NESTLÉ unidos na defesa do rótulo nutricional Nutri-Score

Página de Facebook “Mais Nutri-Score“ para informar os consumidores portugueses
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ALDI, AUCHAN, DANONE, DECO PROTESTE e NESTLÉ uniram-se em prol da alimentação saudável e do apoio ao Nutri-Score. Para isso, criaram a página de Facebook “Mais Nutri-Score”, cujo objetivo é divulgar o Nutri-Score, sistema de informação nutricional que facilita a comparação de produtos alimentares, dentro da mesma categoria, contribuindo dessa forma para melhores escolhas alimentares.

As 5 entidades estão empenhadas em que Portugal adote também o Nutri-Score nas embalagens dos produtos tal como já acontece em 7 outros países da Europa. O rótulo nutricional consiste num código de cores e de letras, colocado na frente das embalagens, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis, baseadas nos níveis de classificação que vão de A - Verde Escuro a E - Vermelho.

A ALDI Portugal iniciou o processo de aplicação do Nutri-Score nas suas marcas próprias em abril de 2021. O Nutri-Score já foi introduzido em outros países onde o Grupo ALDI Nord está presente. Em Portugal, a introdução será gradual e terá início em marcas próprias de categorias relevantes: All Seasons, Alfacinha, Golden Bridge, King's Crown e Rio d'Oro. “O Nutri-Score explicado de forma simples” é o nome da página na qual a ALDI disponibiliza aos seus clientes as informações mais importantes sobre o Nutri-Score e sobre o processo de implementação do mesmo.

Por seu turno, o folheto da campanha nas lojas AUCHAN, inserida na Feira de Vida Saudável (que decorreu em maio), dedicou 2 páginas ao tema Nutri-Score com visibilidade para produtos com este sistema de informação nutricional. Foi, igualmente, distribuído aos clientes que efetuaram compras online e nas parafarmácias da AUCHAN, um folheto explicativo do sistema Nutri-Score e de divulgação da campanha da DECO PROTESTE.

Quanto à DANONE Portugal, que deu início à colocação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos no início de 2020, tem na atualidade o Nutri-Score implementado em praticamente todo o seu portefólio, onde se destacam marcas como Activia, Actimel, Danacol, Danone, Danonino e YoPRO.

A DECO PROTESTE lançou uma carta aberta a favor da adoção do Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal: Nutri-Score: exija o rótulo que fala para si!

A NESTLÉ Portugal tem vindo a implementar progressivamente o sistema Nutri-Score nos seus produtos desde o início de 2020. De momento, já existe em produtos de todas as suas categorias e marcas abrangidas, como FITNESS, ESTRELITAS, CHOCAPIC, CHEEERIOS, NAT, NESTUM, NESQUIK, NESCAFÉ, GARDEN GOURMET e SMARTIES.

A Nestlé é ainda a primeira empresa em Portugal a disponibilizar a informação nutricional Nutri-Score em Braille nos rótulos dos seus produtos - já disponível nas embalagens de NESTUM Mel e de NESTUM Chocolate. Nos meses de junho e julho, promoveu também uma campanha digital, alinhada com outros mercados europeus onde a Nestlé está presente e que já adotaram o Nutri-Score nos rótulos dos seus produtos.

 

Sobre o Nutri-Score

O Nutri-Score está a ser implementado por várias empresas, sendo considerado como o mais eficiente na informação rápida ao consumidor sobre as características e os benefícios de um determinado produto.

O Nutri-Score foi desenvolvido por um painel de especialistas independentes para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos com base em 100ml ou 100g, permitindo comparar produtos dentro de uma mesma categoria. Baseia-se nos valores nutricionais do produto em questão e tem em consideração os nutrientes e/ou ingredientes que devemos controlar na nossa alimentação, como a gordura saturada, o açúcar e o sal; bem como os nutrientes a promover, como a fibra e a proteína, mas também a percentagem de fruta, legumes e oleaginosas presentes no produto alimentar. O resultado final reflete a relação entre estes elementos.

Este sistema já é apoiado por 419 cientistas europeus individuais e 30 associações de especialistas, representando centenas de cientistas e de profissionais de saúde das áreas da nutrição, saúde pública, medicina preventiva, obesidade, endocrinologia, oncologia, cardiologia, pediatria e marketing social, em representação de 31 países europeus.

Em Portugal existem 5,9 milhões de pessoas com excesso de peso e o número de diabéticos ascende a 1 milhão. Tanto a obesidade, como a diabetes, são doenças crónicas associadas a uma alimentação inadequada. A rotulagem nutricional foi identificada pelos governos nacionais, e por especialistas internacionais em saúde, como uma das principais ferramentas políticas que podem ser usadas para apoiar os consumidores a, mais facilmente, fazer escolhas alimentares saudáveis ​​e informadas.