Sort by
Sort by

Programa “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis” foi aplicado digitalmente em 1.300 escolas e chegou a 130.000 crianças

Novos conteúdos lançados este ano: Alimentolândia e Observatório Alimentação 3-10
Voltar aos Comunicados de Imprensa

O Programa Educativo “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis”, que pretende incentivar crianças e jovens, professores e comunidades a comer melhor para viver melhor, foi aplicado em cerca de 1.300 escolas, entre outubro e maio, chegando aproximadamente a 130.000 crianças e mais de 1.800 profissionais. Devido ao contexto pandémico, o Programa foi implementado digitalmente mantendo-se o contacto personalizado com professores e educadores, que em cada escola são responsáveis pela sua dinamização.

A estratégia digital que começou a ser implementada o ano passado, na sequência da pandemia, teve uma grande aceitação por parte de professores, educadores e famílias, tendo permitido amplificar a sua dimensão e distribuição geográfica. Estima-se que indiretamente, através de atividades dirigidas às famílias, o Programa tenha impactado mais de 320.000 pessoas em todo o país.

O Programa “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis”, que resulta de uma parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, é constituído por um conjunto de materiais pedagógicos especialmente dirigidos a alunos e professores destes níveis de ensino (entre os 4 e os 12 anos), permitindo-lhes abordar os temas da alimentação e estilos de vida saudáveis na sala de aula, de uma forma divertida e pedagógica. O Programa é parceiro das escolas e das famílias na promoção da alimentação e hábitos de vida saudáveis desde 1999.

Este ano letivo o Programa deu mais um passo em frente no sentido de integrar um novo capítulo sobre “Alimentação Saudável, Alimentação Sustentável”. E em abril foi lançada a Alimentolândia, uma plataforma digital de jogos didáticos (para crianças dos 3 aos 10 anos), centrada no tema “Alimentação Saudável e Sustentável”. Nesta fase, a plataforma é divulgada através das escolas chegando dessa forma à casa dos portugueses, mas no final do ano letivo será comunicada diretamente às famílias.

Foi também lançado o Observatório da Alimentação 3-10, que visa conhecer o que comem as crianças entre os 3 e os 10 anos, em Portugal, ao pequeno-almoço e lanche. Além do tipo de alimentos procura-se perceber a relação da criança e família com a alimentação, nomeadamente escolha das refeições e participação nas mesmas. O Observatório foi lançado em março e atingiu este mês os 1.000 registos. Está previsto um novo questionário para o verão, assim como a divulgação dos primeiros resultados. O Observatório deverá estar online durante 3 anos.

Ana Leonor Perdigão, nutricionista e responsável pelo programa, destaca a importância da iniciativa: “O programa ‘Nestlé por Crianças Mais Saudáveis’ tem podido contribuir para que as famílias adotem hábitos de vida mais saudáveis, e todos os anos recebemos o feedback positivo de alunos e professores. Sabemos da importância de prosseguir com o nosso trabalho nas escolas e junto das famílias, pelo que adotámos um novo formato digital que nos permitiu continuar a passar a nossa mensagem”.

O Programa Educativo ‘Nestlé por Crianças Mais Saudáveis’ é desenvolvido pela Nestlé Portugal inserido no Nestlé for Healthier Kids Global Programme, uma iniciativa global da Nestlé, de promoção de estilos de vida saudáveis. Portugal foi pioneiro na implementação do programa (que no início se chamava “Apetece-me”), a par com a Rússia e o Brasil. Só no nosso país, esta iniciativa já sensibilizou mais de 3 milhões de alunos do Pré-Escolar e Ensino Básico para a importância de uma alimentação equilibrada e manutenção de um estilo de vida saudável, aliado à prática de exercício físico.

A implementação do programa contempla presenças físicas através de uma equipa que dinamiza sessões lúdico-pedagógicas para alunos e professores, mas também com apoio via telefone e e-mail através do envio de materiais aos professores que pretendem continuar a implementação nas suas turmas. De forma complementar, o programa chega também de forma indireta às famílias, nomeadamente através de atividades para desenvolver em casa, como a “definição de lancheiras saudáveis” que posteriormente são expostas na escola, impactando toda a comunidade educativa.

Atualmente, entre 17 de maio e 20 de junho, decorre nas redes sociais da Nestlé Portugal a campanha de divulgação da iniciativa, a nível global, que pretende incentivar a partilha do momento da preparação e confeção das refeições, pelos pais e crianças; e que será acompanhada por um passatempo desenvolvido localmente que arranca no próximo dia 31 de maio, denominado: “Diversão em Família na Cozinha”.