Sort by
Sort by

Nestlé quer combater as alterações climáticas e atingir a Neutralidade Carbónica até 2050

Práticas regenerativas ao longo da cadeia de valor
Voltar aos Comunicados de Imprensa

Perante o risco que as alterações climáticas representam para o futuro da alimentação e tendo em conta que a produção e o consumo de alimentos são uma das principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a Nestlé comprometeu-se a reduzir para metade as suas emissões até 2030 e a atingir a neutralidade carbónica até 2050, tendo já criado uma linha de investimento para os próximos cinco anos num total de CHF 3,2 mil milhões. Em Portugal a Nestlé tem já um caminho percorrido para este objetivo.

Este investimento será canalizado em duas frentes: através da redução das emissões de GEE ao longo de toda a cadeia de produção da Nestlé, do campo ao prato, e através da implementação de projetos de captação de carbono, nos solos e com a plantação de árvores. Para esta transformação, que será operada também na Nestlé Portugal, o fomento de práticas de agricultura regenerativa é o fator preponderante deste novo paradigma, uma vez que mais de 2/3 das emissões da Nestlé em Portugal têm origem nas matérias-primas agrícolas que compra para produzir os seus produtos.

Paolo Fagnoni, Diretor-geral da Nestlé Portugal comentou: “Na Nestlé a metodologia de desenvolvimento de produtos aplica o princípio sustainable by design, o que significa que não basta que os produtos sejam saborosos, nutritivos e convenientes, mas devem igualmente refletir uma sólida preocupação com o ambiente em todo o seu ciclo de vida. É também desta forma que cumprimos o nosso propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. Este caminho não o estamos a fazer sozinhos em Portugal. Contamos com o apoio dos nossos parceiros em toda a cadeia de valor, porque um sistema alimentar regenerativo é uma responsabilidade de todos. Estamos confiantes de que esta forma colaborativa de trabalhar, com ganhos de escala, nos permitirá atingir o objetivo de em 2030 reduzirmos as nossas emissões de GEE para metade.”

Fomentar uma agricultura regenerativa/sustentável

Mais de 2/3 das emissões da Nestlé provêm da produção de matérias-primas agrícolas que utiliza e que são obtidas junto dos agricultores portugueses com os quais trabalha. Para combater as emissões provenientes da agricultura, a Nestlé Portugal, em conjunto com os seus fornecedores, vai melhorar a forma como as matérias-primas são produzidas. O objetivo é substituir as práticas agrícolas intensivas por agricultura regenerativa, também ela promotora de solos mais saudáveis.

Solos saudáveis

Em Portugal, a Nestlé trabalha com agricultores no Alentejo, para produzir cereais com características específicas (baixos teores de pesticidas) para o fabrico, entre outros, de papas de cereais infantis CERELAC. Esta ligação aos agricultores permite assegurar a qualidade do produto final e promove práticas agrícolas, desde a sementeira até à colheita, mais amigas do ambiente. As especificações técnicas de matérias-primas são trabalhadas de perto com o agricultor desde o momento da compra da semente, passando pela sementeira e até à colheita. A este nível, o grande objetivo é obter 50% das suas principais matérias-primas através de práticas agrícolas mais sustentáveis até 2030.

Compra sustentável de cacau e café

O cacau e o café são duas matérias-primas chave que a Nestlé utiliza em muitos dos seus produtos. A empresa não quer que a produção destas matérias-primas esteja ligada à desflorestação, o que contribui fortemente para as emissões de carbono. Até 2025, 100% do cacau e do café que a Nestlé utiliza na sua fábrica do Porto será proveniente de fontes sustentáveis. Para isso está a colaborar com os agricultores para evitar a desflorestação e a lançar um ambicioso plano de reflorestação. A empresa está comprometida a plantar 20 milhões de árvores todos os anos até 2030. Em Portugal, foram já plantadas 1000 árvores e estão previstas mais 1000.

Incentivar os consumidores a escolherem produtos mais sustentáveis

A Nestlé em Portugal quer incentivar os consumidores a escolherem produtos mais saudáveis e mais sustentáveis. A empresa acelerou a oferta de alimentos e bebidas à base de plantas, como por exemplo, o SENSATIONAL BURGER de Garden Gourmet que tem uma pegada de carbono 80% inferior à de um hambúrguer de carne de vaca e está classificado com "A" no esquema de informação nutricional Nutri-Score. Para além dos produtos de alimentação flexitariana, a Nestlé Portugal tem já, em algumas das suas categorias de consumo, outros produtos plant-based para toda a família de que são exemplo os alimentos 100% vegetais para bebés, as bebidas vegetais achocolatas e os lattes vegetais. Todos estes produtos podem ser encontrados pelos consumidores portugueses nos estabelecimentos de retalho.

Algumas das principais marcas da Nestlé à venda em Portugal atingirão em breve a neutralidade carbónica: Garden Gourmet, Nespresso, S.Pellegrino, Perrier, Acqua Panna e Vittel até final de 2022. A avaliação da neutralidade carbónica para as marcas da Nestlé segue as normas internacionais estabelecidas para avaliar o impacto ambiental durante todo o ciclo de vida do produto.

Utilizar as embalagens de uma forma circular

Para a Nestlé Portugal reduzir as suas emissões em 50% até 2030 terá também de tornar as suas embalagens mais sustentáveis, o que significa utilizar materiais reciclados e desenvolver embalagens recicláveis e reutilizáveis. Estas soluções ajudarão a alcançar o objetivo estabelecido pela Nestlé de utilizar menos 1/3 de plástico virgem até 2025, o que será conseguido através de um investimento até 2 mil milhões de euros para acelerar a disponibilidade de plástico reciclado para uso alimentar. Em Portugal, mais de 90% de todas as embalagens são já recicláveis ou reutilizáveis.

Repensar a forma como fabricamos

Em Portugal, 100% da eletricidade comprada pela Nestlé é de origem renovável certificada. Esta é a energia usada nas suas fábricas do Porto e de Avanca, no seu Centro de Distribuição em Avanca e na sua sede em Linda-a-Velha. Até 2025, em termos globais, a Nestlé assumiu o compromisso de utilizar eletricidade 100% renovável em todas as suas instalações.