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Nestlé lança NESCAFÉ Plan 2030

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  • A marca de café da Nestlé anunciou o seu plano de ação para a presente década com a visão e a ambição para a área da Sustentabilidade.
  • Este plano de ação visa ajudar a impulsionar a agricultura regenerativa, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar os meios de subsistência dos cafeicultores.

 

NESCAFÉ, a maior marca de café da Nestlé e um dos cafés mais apreciados no mundo, apresentou hoje o seu extenso plano para ajudar a tornar a cultura do café mais sustentável: o NESCAFÉ Plan 2030. A marca está a trabalhar em conjunto com os produtores de café para os apoiar na transição para uma agricultura regenerativa enquanto acelera o trabalho que tem vindo a realizar ao longo de uma década no âmbito do NESCAFÉ Plan.

Para este efeito, a marca, líder de mercado a nível mundial, anunciou um investimento de mais de mil milhões de francos suíços até ao final da década para o NESCAFÉ Plan 2030. Este investimento vem reforçar o NESCAFÉ Plan já existente, à medida que a marca expande o seu trabalho na área da sustentabilidade. Com o financiamento a práticas agrícolas regenerativas, feito pela Nestlé, o Grupo está a seguir o seu compromisso de acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo e a contribuir para a ambição de atingir Net Zero até 2050.

Agricultor na sua plantação de café

 

“As alterações climáticas estão a pressionar as zonas de cultivo de café”, afirma David Rennie, Head of Nestlé Coffee Brands. “Com base nos 10 anos de experiência do NESCAFÉ Plan, estamos a acelerar o nosso trabalho para ajudar a combater as alterações climáticas e enfrentar os desafios sociais e económicos que se colocam às cadeias de valor de NESCAFÉ.”

O aumento das temperaturas reduzirá em 50% a área adequada ao cultivo de café até 20501. Simultaneamente, cerca de 125 milhões de pessoas dependem do café para a sua subsistência2 e estima-se que 80% das famílias de cafeicultores vivam no limiar da pobreza ou abaixo deste3. É, por isso, necessário aplicar medidas para assegurar a sustentabilidade do café a longo prazo.

“Como marca de café líder mundial, NESCAFÉ ambiciona ter um impacto real e global na produção de café”, disse Philipp Navratil, Head of Nestlé’s Coffee Strategic Business Unit. “Queremos que os cafeicultores prosperem tanto quanto queremos que o café tenha um impacto positivo no meio ambiente. As nossas ações podem ajudar a impulsionar mudanças neste sentido em toda a indústria do café.”

Apoiar a transição dos agricultores para uma cultura de café regenerativa:

A agricultura regenerativa é uma abordagem à agricultura que visa melhorar a saúde e a fertilidade dos solos, bem como proteger os recursos hídricos e a biodiversidade. Solos mais saudáveis são mais resistentes aos impactos das alterações climáticas e podem aumentar os rendimentos, ajudando a melhorar os meios de subsistência dos agricultores.

A marca NESCAFÉ compromete-se a fornecer aos agricultores formação, assistência técnica e plântulas de café de alto rendimento para ajudá-los na transição para práticas de cultivo de café regenerativas. Alguns exemplos de práticas de agricultura regenerativa incluem os seguintes fatores:

  • Plantação de culturas de cobertura para ajudar a proteger o solo, o que também ajuda a adicionar biomassa ao solo, e a aumentar a matéria orgânica do solo e, portanto, o sequestro de carbono desse mesmo solo.
  • A integração de fertilizantes orgânicos contribui para a fertilidade do solo, o que é essencial para a boa saúde do mesmo.
  • O aumento de práticas agroflorestais e de culturas interdependentes contribui para a preservação da biodiversidade.
  • A poda dos cafeeiros já existentes ou a sua substituição por variedades resistentes a doenças e a alterações climáticas ajudará a rejuvenescer os campos de café e a aumentar os rendimentos dos agricultores.

Focados nas origens, onde NESCAFÉ obtém 90% do seu café:

NESCAFÉ irá trabalhar em conjunto com os cafeicultores para testar, estudar e avaliar a eficácia de várias práticas agrícolas regenerativas, com foco em sete origens principais, de onde a marca obtém 90% do seu café: Brasil, Vietname, México, Colômbia, Costa do Marfim, Indonésia e Honduras.

NESCAFÉ visa alcançar:

Implementar um programa piloto de apoio financeiro no México, Costa do Marfim e Indonésia para acelerar a transição para uma agricultura regenerativa:

NESCAFÉ está empenhada em apoiar os agricultores que assumem os riscos e custos associados à transição para uma agricultura regenerativa. A marca fornecerá programas que visam ajudar os agricultores a melhorar o seu rendimento como resultado dessa transição. No México, na Costa do Marfim e na Indonésia, NESCAFÉ irá implementar um programa piloto de apoio financeiro para ajudar os agricultores a acelerar a transição para a agricultura regenerativa. Através desse programa, NESCAFÉ, juntamente com os cafeicultores, irá testar e investigar qual a melhor abordagem em cada país. Estas podem incluir medidas como:

  • incentivos monetários condicionais para a adoção de práticas agrícolas regenerativas.
  • proteção do rendimento através de seguros meteorológicos.
  • maior acesso a linhas de crédito para agricultores.

NESCAFÉ irá acompanhar o progresso e avaliar os resultados dos seus programas em implementação no terreno, em conjunto com os cafeicultores, através da sua parceria de Monitorização e Avaliação com a Rainforest Alliance. Estes esforços serão complementados pela realização de novas parcerias para investigação especializada, como por exemplo com a Sustainable Food Lab, para tópicos relacionados com a avaliação dos rendimentos dos cafeicultores e com a estratégia e monitorização do progresso do projeto.

Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, aumentando a retenção e armazenagem de carbono no solo:

A agricultura regenerativa contribui também para retirar o dióxido de carbono da atmosfera e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. É por isso que a agricultura regenerativa é uma parte fundamental do compromisso Net Zero da Nestlé. NESCAFÉ visa contribuir para esse compromisso, comprometendo-se a reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e atingir zero emissões gases de efeito de estufa até 2050. Em conjunto com os agricultores, fornecedores e parceiros NESCAFÉ vai trabalhar para proteger as terras agrícolas, aumentar a biodiversidade e ajudar a prevenir a deflorestação. A marca pretende ajudar os agricultores a plantar mais de 20 milhões de árvores nos seus terrenos de café ou perto dos mesmos.

“É com orgulho que em Portugal – um mercado especializado em café – temos a marca líder mundial NESCAFÉ. Na génese desta marca está um caminho constante de criação e de partilha de valor com as comunidades produtoras de café e em cada chávena de NESCAFÉ os consumidores encontram apenas café e ingredientes de origens responsáveis. Aí reside um dos segredos desta nossa marca e uma alavanca do seu sucesso que queremos continuar a reforçar.” afirma Teresa Mendes, Business Executive Officer Nestlé Coffee Portugal.

Progresso, construindo sobre uma base sólida:

O compromisso tornado público acresce aos esforços já realizados por NESCAFÉ em defesa da sustentabilidade na produção de café. Desde 2010, que a marca investe em sustentabilidade através do NESCAFÉ Plan e que apresenta avanços significativos em diversas áreas:

  • Café de origem responsável: 82% do café da marca NESCAFÉ foi proveniente de origem responsável em 2021.
  • Plântulas de café: 250 milhões de novas plântulas de café foram distribuídas aos agricultores desde 2010.
  • Monitorização e avaliação: avaliação do impacto em parceria com a Rainforest Alliance realizado em 14 países.
  • Emissões de gases com efeito de estufa: redução de 46% nas emissões de gases com efeito de estufa nas fábricas de café solúvel (2020 vs. 2010, por tonelada de produto).
  • Utilização de água: redução em 53% na captação de água nas fábricas de café solúvel (2020 vs 2010, por tonelada de produto).

 

Referências:
  1. Inter-American Development Bank
  2. Fairtrade Foundation
  3. TechnoServe