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Nestlé contribui para gerar valor económico e social em Portugal

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Os excelentes resultados obtidos pela Nestlé em Portugal confirmam a liderança na criação de Valor Económico e Social no país. Este é o objetivo primordial da Companhia que se reflete em todas as áreas da sua atuação.

CONTRIBUTO ECONÓMICO

  • Crescimento em Valor – Vendas totais de 625 milhões de euros, com um crescimento orgânico de +9,3%, + 60 milhões de euros vs 2020, apoiadas no sucesso dos cafés em cápsula, produtos plant-based, nutrição clínica e petfood.
  • Aumento de Quota de Mercado – A excelente performance no mercado fixou a quota Nestlé em 35,4%, no canal retalho e nas categorias onde a Nestlé opera* (+10 bps vs 2020).
  • Crescimento da Inovação – Inovação cresceu 37,5% em valor, representando 69 milhões do total das vendas, e um peso de 11% no total do negócio.
  • Aceleração dos programas de Co-criação & Inovação – Na inovação beyond the core através do programa START and CO., que deu origem ao desenvolvimento e lançamento no mercado de 3 protótipos de novos produtos e serviços: Freeness, Goodbag e Optinut.
  • Investimento contínuo nas Operações – Nos últimos três anos a Nestlé investiu em Portugal um total de 219 milhões de euros, repartidos entre 61,4 milhões de euros nas operações e 157,3 milhões de euros em apoio marketing e comunicação às marcas.
  • Aumento de Produção – As duas fábricas da Nestlé em Portugal têm vindo a aumentar os volumes nos últimos três anos: Avanca cresceu 7,4% e Porto 18% no mesmo período. Só em 2021 os volumes aumentaram 5% e 8%, respetivamente.
  • Incremento nas Exportações – 102 milhões de euros, +20%vs 2020.

*Nielsen Retail nas categorias onde a Nestlé está presente

CONTRIBUTO SOCIAL

  • Redução do impacto ambiental das Operações – Nos últimos 10 anos a Nestlé conseguiu reduções muito significativas na eficiência ambiental das suas operações: 71,6% no consumo de água, 27,3% no consumo de energia e 44% nas emissões de CO2.
  • Transformação da Frota Automóvel – No seu projeto de transformação total da frota, comercial e não comercial, a Nestlé terminará o ano de 2022 com 118 veículos elétricos de um total de 455 em 2025.
  • Transformação nas embalagens – Em Portugal, a Nestlé tem já 95% das suas embalagens prontas a serem recicladas vs 90% no ano anterior.
  • Fomento de práticas agrícolas regenerativas – Em Portugal a Nestlé está a trabalhar com 68 produtores de cereais do Alentejo (3800 ha) na formação e certificação de práticas agrícolas promotoras de solos mais saudáveis.
  • Investimento sustentado na Empregabilidade – O mais importante investimento tem sido realizado nas pessoas e nas suas competências, com um claro foco nos perfis digitais, cujas contratações cresceram mais do dobro no último ano (74 em 2021 vs 34 em 2020).
  • Paridade de género – Em 2021 a Nestlé Portugal manteve a paridade de gênero 50/50, no total dos seus 2347 colaboradores, com um crescimento de 15% nos últimos três anos no número de mulheres a desempenhar cargos de Senior Management (M59/F41) e 5% nas funções de gestão (M48/F52).
  • Aposta na Empregabilidade Jovem – Em 2021 a Nestlé ofereceu oportunidades de trabalho a mais 180 jovens e deu a outros 86 a oportunidade de terem a sua primeira experiência laboral com a realização de estágios profissionais, no âmbito dos vários programas de desenvolvimento da empregabilidade jovem, onde se inclui o programa de ensino dual realizado com o apoio das fábricas e do centro de distribuição.

 

Sede da Nestlé em Portugal, Linda-a-Velha

 

Contributo económico e social

Impulso para o crescimento do mercado

A Nestlé reforçou, uma vez mais, a sua relevância para o consumidor, estando presente em todos os momentos de consumo. O resultado do trabalho de toda a organização pode medir-se não só através do crescimento contínuo ao longo dos últimos três anos da quota de mercado Nestlé, que em 2021 se situou nos 35,4%, mas também através do reforço da confiança por parte do consumidor, que posiciona a Nestlé como a empresa de alimentação e bebidas mais reputada no mercado.

Com esta performance a Nestlé foi o principal impulsionador das categorias onde está presente, tendo crescido nos principais canais: 8,7% no retalho, 10,7% nos canais beyond retail (direct to consumer, plataformas digitais de consumo, entre outros), e no canal fora do lar que a partir do segundo semestre de 2021 registou já uma forte recuperação com um crescimento orgânico das marcas Nestlé Professional na ordem dos 11,8%.

Inovação relevante para os consumidores

A relevância das marcas Nestlé ficou patente nos crescimentos verificados em quatro segmentos-chave: cafés em cápsula, produtos plant-based, nutrição clínica e petfood. Em todas estas categorias a inovação foi o motor do crescimento. No total, 74% dos 446 novos produtos foram lançados nos segmentos Healthy, All Natural & Sustainable, Organic/Bio e em Premium.

Crescimento da oferta nos sistemas de café em cápsula:

Com uma liderança destacada na preferência dos consumidores, esta categoria voltou a surpreender o consumidor com a oferta de novos produtos e soluções de consumo, em marcas onde a conveniência aliada à qualidade é chave. Em 2021 este negócio manteve a sua tendência de crescimento com a consolidação da oferta de bebidas nos sistemas NESCAFÉ Dolce Gusto e Nespresso, através da gama de cafés Nespresso, das variedades STARBUCKS e da marca portuguesa BUONDI, com destaque para lançamentos como os Breakfast Blends Blond/Lungo, para o sistema Nespresso e as bebidas Plant-Based Lattes e do Madagascar Macchiato para o sistema NESCAFÉ Dolce Gusto.

Aumento da oferta plant-based com GARDEN GOURMET:

Prova de que os consumidores estão ávidos de novas propostas de consumo tem sido o crescimento do segmento plant-based no portefólio Nestlé e, dentro dele, a oferta crescente na marca flexitariana GARDEN GOURMET, que conta já com 11 produtos plant-based para os mais variados momentos de consumo e que em 2021 cresceu novamente com os lançamentos de GARDEN GOURMET Sensational Mediterranean Pieces e GARDEN GOURMET Sensational Mince.

Com o seu posicionamento em saúde e sustentabilidade, esta marca lançada em 2019 tem feito uma aposta nas alternativas vegetais ao consumo de carne, como forma de reduzir o impacto ambiental das escolhas alimentares, dando aos consumidores as alternativas que estes procuram.

Aumento da relevância da Nutrição Clínica – Nestlé Health Science:

A performance de 2021 nesta área de negócio veio confirmar a relevância do portefólio de produtos da Nestlé Health Science no mercado da nutrição clínica especializada. Esta categoria registou um crescimento orgânico de 20,8% (+1M) fruto do desenvolvimento de Consumer Care (+58.4%) alicerçado em inovação relevante como foi o caso do lançamento da nova marca VITAL PROTEINS, com a qual a Nestlé Health Science, até aqui muito direcionada para o canal Farmácia, entrou no Retalho. No total, este impulso de inovação deu um contributo perto do meio milhão de euros para os resultados de 2021.

Impulso no negócio de alimentação para animais de companhia:

Também forte motor de inovação dentro da Nestlé é a categoria de petfood que em 2021 consolidou a sua relevância no mercado com um crescimento orgânico de 15.3%, com excelentes performances em ambos os canais: retalho e especializado (petshops).

Destaque para o lançamento de PRO PLAN LiveClear, que marcou o ano neste segmento com uma descoberta revolucionária que reduz os alergénios nos pêlos de gato, e ainda para a marca LILY'S KITCHEN, com uma oferta de comida autêntica para animais de companhia que tem a certificação B-Corp.

Inovação Beyond the Core:

Esta aceleração nos segmentos de maior relevância para os consumidores foi ainda reforçada por toda a inovação Beyond the Core, nomeadamente através dos produtos resultantes de iniciativas de codesenvolvimento com start-ups parcerias da Nestlé no programa START and CO. - parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE – que em 2021 resultou no lançamento de três novos produtos/serviços no mercado como Freeness – o snack saudável e único em Portugal livre dos 14 principais alergénios -, Goodbag – uma app de incentivo a compras mais sustentáveis -, e Optinut – uma app de personalização dos suplementos ideais a cada objetivo de saúde e bem-estar em parceria com farmácias.

Investimento contínuo nas Operações

Para apoiar este nível de partilha de valor com o consumidor, através das suas marcas, a Nestlé mantém um investimento contínuo nas suas operações e em toda a estrutura que desenvolve em Portugal, nas suas duas fábricas (Porto e Avanca), no seu Centro de Distribuição nacional (Centro de Distribuição de Avanca), na sua sede em Linda-a-Velha (Campus Nestlé) e nas várias delegações comerciais espalhadas pelo país, continente e ilhas.

Para um efetivo contributo ao desenvolvimento das marcas e produtos este nível de investimento tem sido um denominador comum nos últimos três anos. Desde 2019 a Nestlé já investiu em Portugal um montante global de 219 milhões de euros, dos quais 61,4 milhões foram investimento direto nas operações e 157,3 milhões de euros em apoio marketing e comunicação às diversas marcas que a companhia desenvolve no país.

Em 2021, os investimentos totalizaram 64 milhões de euros, 14 milhões de euros em investimento direto nas suas fábricas e em Supply Chain e 50 milhões de euros no apoio às marcas.

Contributo para o tecido económico local

A montante da operação está uma das faces mais relevantes da partilha de valor, desta feita com os parceiros de negócio através da compra de matérias-primas a empresas locais. Em 2021 a Nestlé investiu 126 milhões de euros nas suas compras locais que representam atualmente 60% das compras totais. Com esta política de compra local, a Nestlé Portugal conseguiu, no espaço de uma década, reduzir em 53% as suas emissões de CO2 no transporte por tonelada de produto.

Matérias-primas

  1. Cereais - Fomentar uma agricultura regenerativa em Portugal: A Nestlé Portugal, em conjunto com os seus fornecedores, está a melhorar a forma como as matérias-primas são produzidas. O objetivo é substituir as práticas agrícolas intensivas por uma agricultura regenerativa, promotora também de solos mais saudáveis. Em Portugal, a Nestlé está já a envolver os seus fornecedores agrícolas - 68 agricultores com um total de 3800 ha - num processo de certificação para práticas agrícolas regeneradoras dos solos. A este nível, o principal objetivo do Grupo é obter 50% das suas principais matérias-primas através de práticas agrícolas mais sustentáveis até 2030.
  2. Cacau e Café: O cacau e o café são duas das matérias-primas principais que a Nestlé utiliza em muitos dos seus produtos e que não quer ver associadas a práticas de deflorestação, geradoras de mais emissões de carbono. Por essa razão a Nestlé está a trabalhar para o compromisso de ter em 2025 100% do cacau e do café provenientes de origens sustentáveis. Este caminho está a ser feito em cooperação com os agricultores, não só para evitar a desflorestação, mas para implementar um ambicioso plano de reflorestação nas respetivas zonas de plantação destas duas culturas. Para este compromisso de reflorestação a Nestlé comprometeu-se a plantar todos os anos, e até 2030, pelo menos 20 milhões de árvores nas regiões onde obtém as suas matérias-primas.
  3. Leite: Outra matéria-prima essencial para os produtos que a Nestlé desenvolve é o leite. Queremos, por isso, que os produtos que desenvolvemos neste âmbito sejam bons para as pessoas e para o planeta. Para cumprir esse propósito, os projetos que a Nestlé tem vindo a desenvolver na Suíça (Climate-friendly Milk) e no Reino Unido (First Milk) alcançaram já fortes resultados na redução das emissões de carbono em mais de 220 quintas leiteiras. Estas reduções foram alcançadas através de um conjunto de melhorias aplicadas à gestão agropecuária, onde se inclui o desenvolvimento de políticas de bem-estar animal como a manutenção das vacas por mais tempo nas mesmas quintas, a utilização de mais rações locais e o cuidado continuado com a saúde das vacas, através da melhoria das práticas veterinárias. Estas iniciativas estão a ser estendidas a outros países como França, Alemanha, Marrocos e Espanha. O principal objetivo da Nestlé é trabalhar com quintas agropecuárias com zero emissões líquidas de CO2.

Aumento de produção nas fábricas

  • Fábrica de Avanca – Como resultados dos contínuos investimentos dos últimos três anos, período em que teve um crescimento de 7,4% no volume de produção. Em 2021 Avanca teve uma produção total de 38.900 toneladas de produtos.
  • Fábrica do Porto (Cafés Torrados) – Fruto da sua expertise que levou para esta fábrica a produção de marcas globais da Nestlé como NESCAFÉ R&G e STARBUCKS o volume de produção aumentou 18% em três anos, tendo-se fixado em 2021 nas 15.000 toneladas.


Incremento nas exportações

Além de ir ao encontro das necessidades nutricionais e de conveniência dos consumidores portugueses, a Nestlé Portugal partilha ainda com outros mercados a excelência dos produtos do seu portefólio, acrescentando valor aos consumidores de outros países dos cinco continentes. Em 2021 as exportações da Nestlé Portugal totalizaram 102 milhões de euros, um aumento de 20% versus 2020. A Fábrica de Avanca exportou 61% da produção total e a Fábrica do Porto exportou 57% de toda a sua produção.

Redução do impacto ambiental das Operações


Nas Fábricas:

  • Redução no consumo de água – Nos últimos 10 anos a Nestlé conseguiu reduzir em 71,6% o consumo total de água nas suas duas fábricas.
  • Energia – No espaço de uma década a Nestlé reduziu em Portugal o seu consumo de energia em 27,3% por tonelada de produto terminado.
  • Emissões – também ao longo de 10 anos a Nestlé conseguiu reduzir em 44% as emissões de CO2 por tonelada de produto terminado.


Na Supply Chain:

Ao nível da sua Supply Chain o ano de 2021 foi notável em termos de eficiência logística, com importantes reflexos nas eficiências ambientais. No último ano, as emissões no transporte nacional e internacional obtiveram uma redução de 4,3%. A contribuir para esta redução esteve o aumento em 31% a quantidade de entregas feitas por customer pick-up, a promoção de fluxos logísticos redondos, ou seja, sem retorno vazio, o aumento em 25% das entregas aos clientes feitas por camiões movidos à gás e ainda o aumento em 44% da utilização de transporte combinado - marítimo, ferroviário e rodoviário – com menores emissões de CO2.

Transformação da frota automóvel – “Green Fleet”:

Foi também ao longo de 2021 que a Nestlé acelerou a transformação da sua frota automóvel com o objetivo de ter em 2025 100% da sua frota (comercial e não comercial) totalmente elétrica. Na primeira tranche do projeto foram entregues 58 veículos elétricos e já este ano serão entregues mais 60 veículos. No total, a Nestlé espera chegar a 2025 com mais de 455 veículos de tecnologia totalmente elétrica.

Para apoiar esta transformação, a Nestlé está a dotar todas os seus edifícios (sede, fábricas e centros de distribuição) com uma rede de 64 postos de carregamento.

Transformação nas embalagens:

Também ao nível dos materiais de embalagem a Nestlé tem sabido rodear-se dos melhores parceiros para atingir o objetivo de 100% de embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Em Portugal esta transformação já permitiu que cerca de 95% das embalagens do portefólio desenvolvido em Portugal sejam já prontas a serem recicladas, quer as embalagens primárias (que chegam a casa do consumidor), quer as embalagens secundárias (essenciais ao transporte de produtos para o mercado).

  • Fábrica do Porto – Em 2021 esta unidade conseguiu converter 59,7 toneladas de material laminado não reciclável em 49 toneladas de material desenhado para ser reciclado. A marca NESCAFÉ R&G irá transitar todas as suas embalagens para serem “prontas para serem recicladas” até final de 2022. A mesma transformação já conseguida nas embalagens de café do canal fora do lar, será agora aplicada a todos os formatos de retalho. Quando totalmente implementada esta transformação levará a uma poupança anual de 11,3 toneladas de alumínio.
  • Fábrica de Avanca – Os destaques no trabalho de transformação de embalagens realizado nesta unidade vão para as embalagens de marcas icónicas da Nestlé Portugal, como são os casos de CERELAC e de NESTUM e de NIDO e MOLICO. Em CERELAC a inovação permitiu que a embalagem interior se tornasse 100% reciclável para toda a gama da marca incluindo a de CERELAC Seleção da Natureza. Em NESTUM, a fábrica de Avanca tem vindo a trabalhar na redução de plástico presente na saqueta interior que protege o produto e que resultará, quanto totalmente implementada, numa poupança de 1,76 toneladas de plástico por ano. Em NIDO e MOLICO, a Nestlé está a realizar uma alteração disruptiva nas embalagens ao substituir duas embalagens não recicláveis por apenas uma pronta para ser reciclada. Com esta inovação, já presente em ponto de venda com NIDO e que será estendida em 2022 a MOLICO, a Nestlé espera evitar o consumo de 32,5 toneladas de cartão por ano.


Generation Regeneration – Uma promessa para um futuro comum:

O ano 2021 ficou ainda marcado pela apresentação de um novo compromisso com o ambiente, um compromisso que vai mais além da mera sustentabilidade e que procura proteger, renovar e restaurar os recursos naturais que utilizamos. A Nestlé espera envolver todas as gerações no movimento Generation Regeneration, um conceito que engloba todas as iniciativas que uma empresa com a escala da Nestlé pode realizar para fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala, com os seus parceiros e ao longo de toda a cadeia de valor.

Fomento de práticas agrícolas regenerativas:

Em linha com a nova promessa "Generation Regeneration", a Nestlé Portugal está já a trabalhar com os agricultores da região do Alentejo com vista à implementação em 2022 de um projeto de desenvolvimento de práticas de agricultura regenerativa nos campos de trigo.

O objetivo é promover práticas agrícolas mais amigas do ambiente, desde a sementeira até à colheita. As especificações técnicas das matérias-primas são trabalhadas em estreita colaboração com o agricultor desde o momento da compra da semente, passando pela sementeira, até à colheita. Neste primeiro ano, o objetivo é envolver 10 agricultores e cerca de 2000t (4000ha) de trigo. Este é um projeto ibérico de longo prazo, até 2026, com o objetivo final de abranger cerca de 15.000 toneladas de trigo. O principal objetivo do Grupo Nestlé é obter 50% das suas principais matérias-primas através de práticas agrícolas regenerativas até 2030.

Investimento sustentado na empregabilidade

Em simultâneo com esta forma de atuar e de estar no mercado ao longo da cadeia de valor, a Nestlé tem sabido avançar de forma rápida, eficiente e de forma relevante para os consumidores a sua transformação digital, que permite manter a companhia na vanguarda da indústria alimentar.

Num setor em rápida transformação e em constante inovação, a Nestlé está muito ciente da necessidade de dotar constantemente as suas pessoas de novas competências por forma a mantê-las atualizadas. Nesse sentido, a digitalização tem sido um fator crucial no desenvolvimento de pessoas e equipas. Em Portugal, como noutros mercados, a Nestlé tem vindo a desenvolver a eBusiness Academy, que permite aos colaboradores adquirirem e melhorarem os conhecimentos digitais. Esta academia é ela própria desenvolvida em formato e-Learning com vários módulos e com um certificado final.

Ao desenvolver estas competências, a Nestlé está a construir uma organização mais ágil, flexível e colaborativa, numa equipa cujo contexto é de diversidade e inclusão, com 42 nacionalidades entre os seus 2347 colaboradores.

Reskiling 4 Employment – Nestlé é pioneira no apoio à requalificação profissional:

Igualmente fundamental é a partilha de valor que uma empresa como a Nestlé tem a capacidade de fazer com a sociedade através de iniciativas de requalificação profissional. Neste âmbito, em 2021, a Nestlé esteve na génese do movimento Reskilling 4 Employment, conduzindo em Portugal o primeiro "laboratório": "PRO_MOV", em conjunto com outras empresas. Este laboratório foi concebido para requalificar os desempregados ou pessoas com profissões em risco pela rápida transformação das economias, quer pela transição climática e quer pelas novas exigências digitais.

Desde o início de 2022 a Nestlé tem estado a apoiar 15 formandos (com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos) que frequentam a componente teórica do Curso de Técnico de Manutenção no Centro de Formação do Porto, cuja componente prática terá lugar na Fábrica de Avanca.

Agroempreendedorismo:

Também ao nível do setor primário, crucial para a atividade industrial da Nestlé, está a ser desenvolvido um programa de incentivo à renovação do setor, com o incentivo aos jovens dado através do programa de agroempreendedorismo.

Durante o ano 2021, a Nestlé convidou estudantes de agronomia a visitar a sua fábrica de Avanca, tendo tomado conhecimento sobre a forma como os cereais são trabalhados e transformados em produtos de excelência. Nesta iniciativa, estes jovens tiveram a oportunidade de contactar com um agrónomo da Nestlé e com um dos principais parceiros no fornecimento de farinhas de trigo, o moageiro Carneiro & Campos.

Investimento na proteção das pessoas:

Também chave nos últimos dois anos de impacto da pandemia foi o investimento que a Nestlé realizou na proteção das suas pessoas, apoiado por um valor total de sete milhões de euros em todos os equipamentos e iniciativas necessários à proteção da saúde dos Colaboradores e das suas famílias, nomeadamente através de um abrangente programa de saúde e bem-estar, desde a disponibilização de todos os equipamentos necessários à proteção Covid-19, à disponibilização de testes para todas os colaboradores, a realização de consultas médicas e de apoio psicológico, sessões de aconselhamento nutricional aos Colaboradores, sessões de mindfullness e a promoção de exercício físico.

Novo Nestlé Campus – a face de uma organização moderna, flexível e ágil:

Foi ainda em 2021 que a Nestlé viu concluído o processo de transformação do seu novo Campus que tinha sido iniciado em janeiro de 2020.

Desenvolvido sob uma “Visão Verde” o novo Campus Nestlé é pioneiro na obtenção das certificações LEED e WELL (em fase de atribuição), as primeiras em Portugal a distinguirem um projeto de remodelação. A certificação LEED premeia a sustentabilidade das opções tomadas em termos da configuração dos espaços interiores e exteriores, a eficiência hídrica e energética, a seleção de materiais e qualidade do ambiente. Já ao nível do bem-estar dos seus ocupantes, a certificação WELL reconhece a criação de postos de trabalho ergonómicos, flexíveis e diversificados, além do fomento da atividade física e da disponibilização de serviços médicos e iniciativas promotoras da saúde física e mental dos Colaboradores.

O propósito que presidiu a esta transformação foi precisamente o de ter juntas, no mesmo espaço, pessoas de diferentes idades, nacionalidades e com diferentes percursos académicos e profissionais e mesmo diferentes estilos de vida. Sob o mote “All Together”, o Campus Nestlé é hoje um espaço com capacidade para retirar vantagens destas sinergias, transformando-as em criatividade e inovação num ambiente onde se vivem os valores da Nestlé, de respeito por nós próprios, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro.