Sort by
Sort by

Nestlé Professional, Randstad e Bugle assinam protocolo de colaboração para apoiar a empregabilidade no canal HORECA

Plataforma “Talento+Horeca” para profissionais e empresas
Voltar aos Comunicados de Imprensa

Num dos momentos mais difíceis na vida dos profissionais do canal HORECA, trabalhadores e empresas, a Nestlé Professional, a Randstad e a Bugle assinaram hoje um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de uma iniciativa potenciadora de oportunidades de emprego e de formação profissional gratuita, em Portugal e em Espanha, que terá como ferramenta principal a plataforma digital “TalentoxHoreca” que está disponível a partir de hoje.

Através desta iniciativa as três empresas vão desenvolver elos fundamentais entre quem procura emprego e quem precisa de profissionais para esta área. Para os primeiros, este projeto oferece possibilidade de os candidatos se valorizarem profissionalmente e melhorarem as suas competências, enquanto divulga, junto das empresas, os perfis de experiência, de especialidade e de conhecimento de cada profissional, incluindo a sua área de residência, dando-lhes ainda importantes inputs sobre a preparação eficaz de um currículo ou de uma entrevista de trabalho. Para os segundos, as empresas, “TalentoxHoreca” vai permitir registar as suas vagas e receber os perfis mais adequados a cada função, tendo em consideração a experiência profissional, a especialidade e as competências de cada candidato.

Segundo Victor Martins, Diretor da Nestlé Professional Ibéria, “desde o início desta crise sanitária que temos estado em permanente contacto com os nossos clientes e com os profissionais do setor. E este apoio vem na sequência de outros já realizados para incentivar a resiliência de milhares de pequenas e médias empresas, como é exemplo a campanha “Sempre Abertos para Si”, onde a Nestlé Professional ofereceu uma semana de consumo de café, no momento da reabertura dos negócios, após o primeiro confinamento em 2020, ou ainda a campanha “Quem toma, Ajuda a retoma”, que permitiu antecipar consumos nestes estabelecimentos.”

“Com esta iniciativa a Nestlé Professional volta a estar ao lado dos seus parceiros de negócio de um canal estratégico para a Nestlé Portugal como é o HORECA. Esta iniciativa de valorização do emprego e da formação profissional é fundamental para apoiar a dinâmica do regresso à atividade de milhares de clientes nossos. Por esta razão aliámo-nos à Randstad, a empresa líder mundial de recrutamento, para que, com o seu know-how, possamos valorizar estes profissionais e estes empresários.”, afirma Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal.

Segundo José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, “a iniciativa da Nestlé vai ao encontro do propósito da Randstad e por isso foi de forma natural que abraçámos esta iniciativa, facilitando a ligação dos talentos às oportunidades de emprego e contribuindo para que este momento de transição, seja um momento de oportunidade de desenvolvimento de competências e de preparação para a retoma.”

O setor do alojamento, restauração e similares foi um dos mais impactados pela pandemia contando com 49 mil desempregados registados e uma taxa de desemprego de cerca de 13,4% (dados de fevereiro de 2021). Números que aguardam o desconfinamento e que lutam para acelerar a retoma e o regresso a valores antes da pandemia, onde de acordo com o IEFP mais de 292 mil pessoas trabalhavam neste setor, que se depara inclusivamente com o desafio da escassez do talento.

Apoio à empregabilidade jovem

Esta iniciativa está ainda integrada no programa Nestlé Needs YOUth, de apoio à empregabilidade jovem. Lançado em 2014, este programa tem como objetivo ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho e escrever as primeiras linhas dos seus currículos. Desde 2014 até hoje, a Nestlé Portugal deu já 2.224 oportunidades de emprego, estágios e ações de formação a jovens recém-licenciados e também das vertentes de ensino técnico-profissional, para os quais desenvolve ainda, nas suas fábricas, no Porto e em Avanca, um projeto de ensino dual.

Este programa foi alargado, logo em 2014, aos parceiros de negócio da Nestlé, entre eles a Randstad, com o objetivo de multiplicar o impacto positivo deste apoio por mais empresas, dando origem à Aliança para a Juventude. Até hoje, os 300 parceiros da Nestlé que se juntaram nesta Aliança ofereceram já mais de 450.000 empregos e oportunidades de estágio e formação em todo o mundo. Em Portugal, com 18 parceiros, a Aliança para a Juventude criou mais de 70 mil oportunidades de trabalho, estágio e formação.

Empresa portuguesa no desenvolvimento de conteúdos de formação

Esta parceria conta ainda com a participação e apoio da empresa portuguesa Bugle no desenvolvimento dos conteúdos digitais de formação para baristas, que vão estar disponíveis nesta nova plataforma. A Bugle foi start-up vencedora do programa de empreendedorismo “Start and Co” que a Nestlé desenvolve com a NOVA SBE e tem, desde então, sido parceira no desenvolvimento de conteúdos formativos digitais para o canal HORECA, em Portugal e em Espanha. A Bugle colabora também com a Randstad, desde 2017, no desenvolvimento de tecnologia e de conteúdos de formação online tanto na área do recrutamento como em competências sociais.