Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Agricultura Familiar aliada à Modernização – um exemplo inspirador de uma jovem agricultora

jovens e mulheres na agricultura

Cultivando um legado no café de produção familiar

Luiza Bonomo Trés cresceu num ambiente agrícola, e agora está a expandir o legado da sua família com técnicas agrícolas inovadoras. Como jovem agricultora, utiliza tradições familiares e meios modernos, como as redes sociais, está a incentivar outros jovens a continuarem a cultivar. Este é um verdadeiro exemplo de um projeto de agricultura familiar focado na modernização da agricultura.
 

Abraçar o Antigo e o Novo

As abordagens da jovem agricultora Luiza estão enraizadas no legado agrícola da sua família e na forte crença de que as mulheres trazem algo novo para a mesa. Tem uma formação robusta na área e um desejo de inovar constantemente: está a fazer as coisas à sua maneira e alcançar muito sucesso no processo, demonstrando a importância da modernização da agricultura, aliada à sabedoria transmitida de geração em geração, tão habitual na agricultura familiar.
 

O meu conselho para as gerações futuras é que cuidem do seu campo e do seu solo da mesma forma que cuidariam de uma criança, com muito cuidado e amor. É algo que vão deixar para trás.

Luiza Bonomo Trés


Nascida para a quinta - um exemplo de projeto de agricultura familiar

Luiza cresceu numa quinta. "A agricultura sempre esteve enraizada na nossa cultura familiar", afirma. "Os nossos antepassados italianos trabalhavam no campo, por isso nunca duvidei que iria trabalhar na agricultura. Era um propósito de vida." Esta exposição precoce criou uma ligação duradoura com a agricultura. Luiza lembra com carinho o orgulho que o seu pai tinha no seu trabalho. "Ele sempre me disse que a agricultura era algo que gerava riqueza e alimentava o mundo".

Planeamento para crescer

Após a faculdade, Luiza voltou à quinta familiar com a intenção de modernizar o negócio agrícola da família, num esforço para aumentar a rentabilidade e a eficiência, bem como melhorar as condições de vida das pessoas nas áreas vizinhas. Ajudámo-la a explorar estes planos, apresentando-lhe o Café Gestão, um programa que gere todos os aspetos financeiros da quinta, ajudando-a a crescer. "A NESCAFÉ® partilhou muitas informações importantes", diz ela. "Também adotámos práticas de agricultura regenerativa, como a compostagem, onde aproveitamos os resíduos aqui na propriedade e usamo-los para enriquecer o solo, além de plantar outras espécies de árvores na quinta".

Inspirar uma comunidade de jovens agricultores

Luiza usa as redes sociais para partilhar as suas rotinas, falar de novas tecnologias e trocar informações. Ao criar uma comunidade, está a incentivar a próxima geração de cafeicultores a reconsiderar o seu desejo de deixar a agricultura. "Alguns mudaram de opinião e ficaram", sorri. Luiza participa no projeto Fazedores de Café, uma iniciativa focada no futuro que incentiva os jovens agricultores a permanecerem no campo e a adotarem práticas de agricultura regenerativa.

Saiba mais sobre as iniciativas de sustentabilidade de NESCAFÉ® e de que forma a marca contribui para um café mais sustentável.