Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Solo saudável: a base da produção de café

barreira de vento natural_

A importância de um solo saudável na produção de café

Manter o solo saudável e equilibrado é essencial para manter as quintas de produção café em boas condições. Ao utilizar várias práticas de agricultura regenerativa, os agricultores estão a encontrar novas maneiras de nutrir e cuidar do seu solo, tornando-os mais saudáveis. Desta forma, fortalecem os ecossistemas das suas quintas e melhoram a produção de café.

Práticas para manter solos saudáveis na produção de café

O cafeicultor brasileiro Eduardo Bortolini entende a importância de um solo saudável para a produção de café. "É vital para a cafeicultura", diz. "O solo tem de ser equilibrado." Este equilíbrio tem efeitos de longo alcance. Consome menos água, contribui para a saúde das suas colheitas e fortalece o ecossistema circundante. As quintas são o ponto de partida para o nosso processo de produção de café, por isso é essencial que o seu solo seja cuidadosamente nutrido. "Isso melhora todas as condições da quinta", diz Eduardo. 
 

Hoje, quando vemos que o solo não está saudável, temos algumas ferramentas, como a compostagem biológica, para reverter esse problema no solo.

Eduardo


Eduardo mantém o seu solo saudável empregando algumas das práticas de agricultura regenerativa que partilhámos com ele. "Se eu precisar de melhorar o meu solo, agora uso a compostagem biológica", diz. Eduardo faz composto a partir de materiais residuais, como cascas de café, produzidas na quinta. "Tenho notado grandes mudanças desde que usei esse método. Um solo de qualidade pode levar a uma melhoria da qualidade das colheitas." Outros métodos incluem manter o solo coberto para reter a humidade e plantar capim Brachiaria para capturar nitrogénio. 

O solo saudável como património para o futuro da produção de café

Eduardo reconhece que esse foco no solo exigiu uma nova mentalidade. "Passámos por uma mudança cultural e estrutural", diz. "E através disso todos nós chegámos ao entendimento de que o solo é uma prioridade." Acredita que esses novos desenvolvimentos são um bom presságio para o futuro da sua quinta e da produção de café. "O meu filho Rafael começou a trabalhar aqui recentemente", conta. "Já tem consciência da importância do solo. O solo é património e ele terá de o transmitir às gerações futuras."

Saiba mais sobre as iniciativas de sustentabilidade de NESCAFÉ® e de que forma a marca contribui para um café mais sustentável.