Sort by
Sort by

Projeto Green Fleet

Transformação elétrica da frota de veículos da Nestlé Portugal
Colaboradores Nestlé com os seus carros elétricos

Em abril de 2021, a Nestlé deu início ao projeto de transformação total da sua frota automóvel para veículos elétricos. Pela sua dimensão e horizonte temporal, até 2025, esta é uma iniciativa pioneira no país e que está inserida no compromisso, assumido globalmente pela Companhia, de atingir a neutralidade carbónica até 2050, sendo este um projeto chave para a redução de emissões de CO2.

A par com os restantes projetos em curso (mobilidade integrada, eletricidade 100% renovável certificada, produção de energia com painéis solares, eficiência de operações, transformação de materiais de embalagens, entre outros) no quadro da estratégia de Green Vision da empresa, este projeto dará um relevante contributo para o objetivo global de redução do impacto ambiental das operações da Nestlé.

Quando atingir os 100% de implementação em 2025, com um total de cerca de 500 viaturas elétricas, o Projeto Green Fleet permitirá à Nestlé Portugal evitar a emissão de 1833 toneladas de CO2 por ano.

Para que este objetivo tenha sucesso, a Nestlé está a operar uma verdadeira mudança de paradigma e a opção do veículo elétrico é uma peça fundamental neste contexto.

O nosso pioneirismo é o exemplo de que é possível tirar partido desta tecnologia e colocá-la ao serviço da sustentabilidade das operações nas empresas. Para o sucesso desta transformação tem sido chave o papel dos nossos colaboradores que têm abraçado esta transformação com total entusiasmo e orgulho em fazer parte dela.

Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager da Nestlé Portugal

A mudança de paradigma

Nos dois primeiros anos de projeto, 2021 e 2022, foram entregues 116 viaturas ligeiras elétricas e no total de 2023 foram entregues mais 271 viaturas. Já no início de 2024, foram entregues mais de 40, estando este número a alterar à medida que forem feitas as entregas. Desta forma, e já com mais de 400 viaturas com esta tecnologia, a Nestlé atingiu, no final de 2023, 77% do seu objetivo final de ter uma frota de ligeiros 100% elétrica até 2025. Nestes três primeiros anos de projeto, a Nestlé evitou em Portugal a emissão de 1570 toneladas de CO2.

Alterar totalmente uma frota automóvel constitui um significativo desafio para colaboradores e empresa, nomeadamente no que respeita à alteração de comportamentos e rotinas diárias e, por outro lado, pela necessidade de criar toda uma infraestrutura logística de apoio a esta mudança de paradigma.

Do lado do apoio aos colaboradores, este projeto traz consigo a realização de ações de formação sobre como conduzir um veículo elétrico, que cuidados ter na gestão da autonomia dos veículos, que locais de abastecimento utilizar e como fazê-lo de forma eficiente.

Do lado da infraestrutura necessária, a Nestlé está, também desde abril de 2021, a dotar todos os seus sites de postos de carregamento de viaturas, no edifício sede, em Linda-a-Velha, nas fábricas de Avanca e do Porto e ainda nas suas delegações comerciais do Funchal, Loulé e Coimbra, tendo já instalados 67 postos até ao início de 2024, excluindo tomadas de carregamento lento: 12 na Fábrica do Porto, 8 na Fábrica de Avanca, 40 no Campus Nestlé (sede da Nestlé Portugal), em Linda-a-Velha, 4 na delegação comercial no Funchal, 2 na delegação comercial de Loulé e 1 na delegação de Coimbra. Todos eles têm uma capacidade de carregamento entre 11 e 22 kWh, para um tempo estimado de carregamento de entre duas a cinco horas.

Carregadores elétricos no estacionamento da sede da Nestlé Portugal

A Nestlé está também a disponibilizar aos seus colaboradores a possibilidade de instalarem wall-boxes de carregamento em suas casas, se, qualquer custo para os colaboradores, quer na instalação, quer na utilização. O investimento total nesta infraestrutura de postos de carregamento está estimado em 500 mil euros.

Além destes postos de carregamento da empresa, os novos condutores de veículos elétricos Nestlé têm ainda à sua disposição toda a rede de abastecimento público (Mobi-E), ou as redes disponibilizadas pelas zonas comerciais de muitos dos parceiros de negócio retalhistas da Nestlé.