Sort results by
Sort results by

Projeto Green Fleet

Transformação elétrica da frota de veículos da Nestlé Portugal
Colaboradores Nestlé com os seus carros elétricos

Em abril de 2021, a Nestlé deu início ao projeto de transformação de toda a sua frota automóvel (comercial e não comercial) para veículos elétricos. Pela sua dimensão - 500 veículos - e horizonte temporal, até 2025, esta é uma iniciativa pioneira no país e que está inserida no compromisso, assumido globalmente pela Companhia, de atingir a neutralidade carbónica até 2050, sendo este um projeto chave para a redução de emissões de CO2.

A par com os restantes projetos em curso (mobilidade integrada, eletricidade 100% renovável certificada, produção de energia com painéis solares, eficiência de operações, transformação de materiais de embalagens, entre outros) no quadro da estratégia de Green Vision da empresa, este projeto dará um relevante contributo para o objetivo global de redução do impacto ambiental das operações da Nestlé, com uma redução estimada de 1800 toneladas de CO2 por ano. 

O projeto Green Fleet, que ficará concluído em 2025 com um total de 500 viaturas elétricas, terá uma redução estimada de 1800 toneladas de CO2 por ano.

Para que este objetivo tenha sucesso, a Nestlé está a operar uma verdadeira mudança de paradigma e a opção do veículo elétrico é uma peça fundamental neste contexto.

O nosso pioneirismo é o exemplo de que é possível tirar partido desta tecnologia e colocá-la ao serviço da sustentabilidade das operações nas empresas.
Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager da Nestlé Portugal

A mudança de paradigma

Alterar totalmente uma frota automóvel constitui um significativo desafio para colaboradores e empresa, nomeadamente no que respeita à alteração de comportamentos e rotinas diárias e, por outro lado, pela necessidade de criar toda uma infraestrutura logística de apoio a esta mudança de paradigma.

Do lado do apoio aos colaboradores, este projeto traz consigo a realização de ações de formação sobre como conduzir um veículo elétrico, que cuidados ter na gestão da autonomia dos veículos, que locais de abastecimento utilizar e como fazê-lo de forma eficiente.

Do lado da infraestrutura necessária, a Nestlé está também, desde abril de 2021, a dotar todos os seus sites de postos de carregamento de viaturas, no edifício sede, em Linda-a-Velha, nas fábricas de Avanca e Porto e ainda na sua delegação comercial do Funchal. No total, serão instalados 64 postos de carregamentos até 2025: 12 na fábrica do Porto, 8 na fábrica de Avanca, 40 na sede, em Linda-a-Velha, e 4 na delegação comercial no Funchal. Todos eles terão capacidade de 7,4 kwh para um tempo estimado de carregamento de entre duas a cinco horas.

Carregadores elétricos no estacionamento da sede da Nestlé Portugal

Além destes postos de carregamento da empresa, os novos condutores de veículos elétricos Nestlé têm ainda à sua disposição toda a rede de abastecimento público (Mobi-E), ou as redes disponibilizadas pelas zonas comerciais de muitos dos parceiros de negócio retalhistas da Nestlé.

No primeiro ano do projeto, em 2021, foram entregues 50 viaturas ligeiras elétricas e já para 2022 está prevista a entrega de mais 66 viaturas, tendo o ano sido iniciado com a entrega das primeiras cinco carrinhas elétricas comerciais da equipa de vendas da Nestlé Professional, que diariamente entregam os cafés Nestlé produzidos na fábrica do Porto – BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA.

Carrinhas elétricas OOH na sede da Nestlé Portugal
A Nestlé atingirá o final de 2022 com um total de 116 viaturas elétricas em circulação.