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Big Bags reutilizáveis da LC Packaging vencem primeiro prémio

Segunda Edição do Prémio de Sustentabilidade da Nestlé para Fornecedores
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O projeto de Big Bags reutilizáveis desenvolvido pela empresa LC Packaging foi o vencedor da segunda edição do Prémio de Sustentabilidade Nestlé para Fornecedores, a iniciativa que visa partilhar com os parceiros de negócio os objetivos de sustentabilidade e de partilha de valor com a sociedade que a Nestlé desenvolve em Portugal. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, a MONDI e a SILVEX, SA. Nesta edição houve ainda lugar a uma menção honrosa para o projeto “Capacitar Todos” da Randstad.

Os nossos fornecedores são parte integrante da nossa cadeia de valor e, por isso, enche-nos de orgulho constatar o alinhamento que várias empresas de diferentes setores de atividade têm em prol da defesa do ambiente e da partilha de valor ao longo das suas cadeias de produção”, afirma Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal.

A inovação que a LC Packaging submeteu a concurso está já em aplicação na fábrica da Nestlé em Avanca e permite a reutilização de Big Bags até cinco vezes, em lugar de apenas uma permitida pela versão clássica deste equipamento. Esta transformação, invisível aos olhos do consumidor, mostra a forma completa como a Nestlé está a abordar a transformação do seu material de embalagem, considerando todas as etapas da cadeia de valor, não só as que ficam visíveis para o consumidor final, através da embalagem em ponto de venda, mas em todas as outras que estão a montante.

Este projeto da LC Packaging surgiu em resposta ao desafio, lançado pela fábrica de Avanca, de desenvolver uma versão reutilizável dos Big Bags. A solução encontrada pelos especialistas desta empresa permitiu a mudança do material do Big Bag de uso único para material multiuso, mantendo a qualidade de produção. Uma alteração que consistiu na eliminação da camada de revestimento interno em combinação com um novo sistema de esvaziamento do saco. O resultado final foi um Big Bag que inclui uma camada inferior dupla com um sistema especial de bica de esvaziamento duplo, que desta forma se tornou totalmente reutilizável.

Ao permitir que os Big Bags passem a ser utilizados em média cinco vezes, este projeto está a contribuir, simultaneamente, para a redução do consumo de água (8,8 litros por bag), de energia (5,7 kw/h por bag) e das emissões de CO2 (7,4kg por kg de bag).

“A LC Packaging está realmente orgulhosa em receber o Prémio 2021 de Sustentabilidade. Vemos este prémio como uma confirmação de que estamos a trabalhar juntos nos tópicos certos e que o suporte que demos até agora e planeamos continuar a dar à Nestlé no futuro está a ser apreciado. A embalagem FIBC sustentável é o principal impulsionador das nossas iniciativas e esta, apesar de ser uma embalagem quase “invisível” e de não estar no foco do consumidor final, é amplamente utilizada na Nestlé em vários mercados e aplicações”, afirma Miguel Weber, Sales Executive LC Packaging Portugal.

MONDI: a solução de material de embalagem que está a ser utilizada na fábrica do Porto

Com um projeto a jusante na cadeia de produção, ficou em segundo lugar a empresa de produção de material de embalagem MONDI, o parceiro de negócio que desenvolveu a tecnologia que está a permitir a alteração, na fábrica do Porto, de todas as embalagens de café torrado para o canal out of home.

Este projeto consistiu na substituição de uma estrutura à base de alumínio não reciclável por uma estrutura de material projetada para ser reciclada nas embalagens de café em grão. A remoção do alumínio e a redução das camadas de material reduziram também a quantidade de recursos necessários para fazer a embalagem, mantendo a barreira e a frescura necessários no embalamento do café.

O material desenvolvido para a nova embalagem é menos complexo, pois não contém alumínio e é mais favorável ao processo de reciclagem. Além disso, a nova estrutura permite um peso de embalagem mais reduzido, por ter menos 7% material por peça.

“O Prémio de Sustentabilidade da Nestlé Portugal é uma grande iniciativa que não apenas reconhece e premia as empresas pelo esforço em contribuir para um meio ambiente melhor, mas aumenta também a consciência de todos nós sobre a importância de conduzir os nossos negócios e projetos de forma sustentável. Esforçamo-nos ao máximo para desenvolver e fornecer soluções de embalagem para a Nestlé que cumpram plenamente o seu objetivo de atingir, até 2025, 100% de embalagens recicláveis ou reutilizáveis”, declara Branislav Riha, Global Head of Key Account.

SILVEX: na procura pela circularidade plástica

Em terceiro lugar ficou a empresa Silvex, SA, que apresentou um projeto de desenvolvimento de filmes plásticos com recurso a 100% de material reciclado de PE e PP, para aplicação na fabricação de diferentes produtos, tais como sacos plásticos, filme estirável, filme retrátil ou mangas plásticas, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental deste tipo de material.

Através da construção de uma infraestrutura inovadora e dedicada a cada cliente, a solução da Silvex, SA consegue garantir maior eficiência na reciclagem de plásticos, potenciando a rastreabilidade dos resíduos plásticos dos seus clientes e possibilitando ainda a reintrodução desses materiais em embalagens ou produtos úteis. Fazendo plástico com plástico usado. O objetivo da empresa é atingir, no curto prazo, níveis próximos aos 80% ou até mesmo alcançar uma neutralidade plástica.

“É com estes exemplos que é possível fazer diferente e assim transitar para uma economia mais circular. Foi com muito agrado que tivemos conhecimento desta iniciativa da Nestlé e foi com grande satisfação que vimos reconhecido o nosso empenho que vai ao encontro dos objetivos da Nestlé e que, na realidade, também são os nossos objetivos”, afirma Hernâni Magalhães, Presidente do Conselho de Administração da Silvex.

Esta solução está também já em uso pela Nestlé, em Portugal e em Espanha, através da introdução de materiais reciclados pós-consumo com um nível de incorporação de 80% de plástico reciclado.

Menção Honrosa para projeto de capacitação de pessoas para mercado de trabalho

A completar o pódio, com uma menção honrosa no âmbito do pilar Pessoas e Famílias, ficou a Randstad com o projeto Capacitar Todos, no eixo do emprego, formação e qualificação. Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Capacitar+, CLDS 4G (Santa Casa da Misericórdia da Maia), e através dela, a Randstad apoia pessoas em situação de fragilidade laboral, com sessões de capacitação para posterior integração destas pessoas no mercado de trabalho.

“O objetivo global da Randstad é tocar a vida profissional de 500 milhões de pessoas até 2030, este prémio da Nestlé Portugal vem reconhecer a importância da contribuição do projeto Capacitar Todos, que apoia pessoas que estejam com maior dificuldade em aceder ao mercado de trabalho, e que numa altura de pandemia ficaram mais expostas ao desemprego”, afirma Sónia Gonçalves, Social Impact Manager Sustainability, CSR, D&I Projects, Randstad Portugal.

Ao convidar os parceiros de negócios a partilhar as suas melhores iniciativas dentro dos pilares Pessoas e Famílias, Comunidades e Planeta, a Nestlé está também a dar-lhes conhecimento daquilo que de melhor tem feito em defesa da sustentabilidade, através de compromissos como atingir os 100% de embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025, cortar as emissões de CO2 para metade até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.