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Nespresso quer contribuir para um Planeta melhor, uma chávena de cada vez

Empresa recebeu certificação global como empresa B Corp, em 2022, e está a celebrar 20 anos do seu Programa de Sustentabilidade AAA, em 2023
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No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinala a 25 de setembro, a Nespresso lembra que o setor do café pode ser uma força do bem, com capacidade para melhorar a vida e os meios de subsistência das pessoas e regenerar e restaurar a natureza e a biodiversidade. A empresa, que recebeu a certificação B Corp em 2022, está a celebrar 20 anos do seu Programa de Sustentabilidade AAA em 2023.

Descarbonizar a cadeia de valor, regenerar paisagens, empoderar comunidades, apostar na circularidade e inspirar a ação coletiva são alguns dos objetivos da Nespresso que, através de uma abordagem que se baseia na melhoria contínua, na criação de valor partilhado e na inovação, procura garantir que cada uma das suas chávenas de café tem um impacto positivo no mundo.

“O compromisso da Nespresso para com a sustentabilidade e a economia circular são a nossa forma de ajudar o planeta e quem nele habita, ao equilibrar o uso que fazemos dos recursos. Em cada chávena de café, a Nespresso combina eficiência, precisão e foco. Para nós, é muito importante retribuir tudo o que o planeta nos dá”, explica Jaime de la Rica, BEO da Nespresso Portugal.

Em abril de 2022, a marca anunciou a sua certificação global como empresa B Corp, unindo-se a um movimento internacional de negócios que atendem aos mais elevados padrões de responsabilidade e transparência social e ambiental. Um anúncio que materializou o impacto positivo da marca na indústria do café. As empresas certificadas são legalmente obrigadas a considerar o impacto das suas decisões junto de todos os stakeholders e, para responder a este requisito, a Nespresso procedeu à atualização dos seus estatutos. Além disso, está focada em inspirar e sensibilizar os consumidores, ajudando-os a fazer escolhas mais sustentáveis nos momentos da compra e não só.

20 anos do Programa AAA Sustainable Quality

2023 marca os 20 anos de vida do Programa AAA Sustainable Quality da Nespresso, que cresceu de 300 agricultores na Costa Rica, em 2003, para mais de 150 mil agricultores em 18 países, atualmente. Desde 2014, mais de 7 milhões de árvores foram plantadas pela empresa e pelos seus parceiros em paisagens AAA.

As ações integradas da Nespresso já começaram, de resto, a levar à redução das emissões de dióxido de carbono, com uma diminuição de 81 mil toneladas de emissões em 2022. Além disso, segundo o Laboratório de Ornitologia de Cornell, as fazendas AAA, nas quais é praticada a agricultura regenerativa, têm dado um contributo chave para a biodiversidade e funcionam como áreas protegidas.

De olhos postos no futuro, a Nespresso acredita que uma economia de baixo carbono é o único caminho e, por isso, tem vindo a reduzir e eliminar as emissões em toda a sua cadeia de valor.

Além disso, a marca tem aposta, por exemplo, na expansão da agricultura regenerativa com agricultores do Programa Nespresso AAA Sustainable Quality, uma medida que ajudará a acelerar a descarbonização da sua cadeia de valor.

A Nespresso tem investido na inovação e renovação em produtos, sistemas e mercados, através da promoção da circularidade dos seus produtos e sistemas, tanto durante a utilização como após a utilização. Isto inclui o design ecológico de máquinas e cápsulas, bem como a reforma de máquinas.

As metas são claras:

  1. A empresa quer acelerar em direção ao net zero até 2035, no mínimo, com o objetivo importante de alcançar as zero emissões líquidas no café verde até 2030.
  2. Até 2030, a Nespresso planeia ainda reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) em 50%, em relação à linha de base de 2018, através da agricultura de regeneração, inovação em produtos e sistemas e eficiência energética.
  3. A Nespresso pretende ainda plantar quatro milhões de árvores, todos os anos, nas regiões onde o café de origem será responsável pela maior parte das suas remoções de carbono.
  4. O objetivo é plantar um total acumulado de 32 milhões de árvores de 2021 até 2030, o que removerá 7,5 milhões de toneladas de CO2 ao longo da vida destas.

Em suma, a empresa pretende ser energeticamente mais eficiente, fazendo uso de energia renovável em todas as suas operações e explorando alternativas de transporte de baixo carbono em terra e no mar.