Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Nestlé Portugal cria valor em conjunto com os seus fornecedores nacionais

Mais de 1000 fornecedores portugueses representaram 71% das compras no valor de 119M€
Mais de 1000 fornecedores portugueses representaram 71% das compras no valor de 119M€
Voltar aos Comunicados de Imprensa
Dez 05, 2019

Em Portugal, no ano passado, a Nestlé concentrou em fornecedores nacionais 71% das suas compras, num valor global de 119 milhões de euros e é para dar a conhecer alguns destes parceiros que inicia hoje uma campanha de comunicação, assente na relação de décadas com alguns dos seus fornecedores. 

Por rubricas, em 2018, a Nestlé comprou a fornecedores portugueses 37% das matérias-primas, 89% do material de embalagem e 90% dos serviços necessários às suas operações.

A Nestlé tem como prática, em todos os mercados onde se encontra, adquirir, sempre que possível e na maior percentagem exequível, matérias-primas, materiais de embalagem e serviços a fornecedores locais.

Em Portugal, a Nestlé conta com mais de 1000 fornecedores locais das mais variadas áreas de atividade, como produtores agrícolas, moageiros, transportadores, gráficas, produtores de embalagens, entre outras, sendo esta também uma forma de criar e partilhar valor com a sociedade portuguesa. São muitos os exemplos de empresas nacionais que cresceram lado a lado com a Nestlé Portugal, desenvolvendo as suas competências e áreas de especialidade em função das necessidades da Nestlé, ajudando-a a encontrar as melhores soluções para os seus produtos e marcas: melhores matérias-primas, materiais de embalagem mais eficientes e sustentáveis, melhores materiais de ponto de venda, transportes com menor pegada ambiental.

Dar a conhecer, por setor de atividade, quem são e o que produzem para a Nestlé é o objetivo da campanha de comunicação que é lançada hoje nas diversas plataformas de comunicação da Companhia, levando aos consumidores o conhecimento mais completo da cadeia de valor por detrás das marcas do portefólio da Nestlé em Portugal.

Matérias-primas

  • António Patrício é um jovem agricultor de Elvas que explora uma herdade com 170 hectares, 36 deles dedicados à produção de trigo BTP (Baixo Teor de Pesticidas) para alimentos infantis. É nas suas terras que tem origem o trigo para o fabrico de CERELAC. Após a colheita, o trigo resultante da sua exploração é vendido à cooperativa Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul S.A. – que posteriormente o envia para o moageiro.
  • A Acembex posiciona-se como o maior operador nacional de cereais (trigo, milho, arroz e cevada) e de outras matérias-primas para a indústria agroalimentar. A sua parceria com a Nestlé começou na década de 80, com o fornecimento de matérias-primas como o mel e as farinhas alimentares de trigo e com serviços de transporte refrigerado de peixe. Atualmente, a Acembex fornece vários tipos de cereais convencionais e biológicos com as características técnicas necessárias às especificidades de produção de várias das marcas de produtos Nestlé, na fábrica de Avanca. É pela Acembex que passa a cevada necessária à produção de MOKAMBO.
  • A Lusifar foi criada em 1968, dedicando-se aos princípios ativos para a indústria farmacêutica. Ao longo dos anos foi alargando a ligação a outras indústrias, entre as quais a alimentar, fornecendo aos seus clientes uma gama variada de matérias-primas. A relação comercial com a Nestlé começou há mais de trinta anos. Atualmente, a Lusifar fornece à Nestlé farinha de alfarroba, para a Farinha Pensal com Cacau, e também extrato de malte.

 

Moagem

  • Com uma relação comercial de mais de três décadas com a Nestlé, a Carneiro Campos fornece as farinhas de trigo e de milho que integram as receitas de marcas como NESTUM, CHOCAPIC, CRUNCH, GOLDEN GRAHMS e ESTRELITAS, dedicando também grande parte da sua produção às farinhas de trigo BTP (baixo teor de pesticidas), destinada ao segmento de alimentação infantil, como a CERELAC.

 

Material de Embalagem

  • Sendo atualmente um dos maiores fornecedores de embalagens na Península Ibérica, com atuação nos setores de food&beverages e higiene, a ligação da Graphicsleader à Nestlé começou em meados dos anos 50, com trabalhos realizados para NESTUM e, mais tarde, para CERELAC. Atualmente, a Graphicsleader abarca todas as áreas de negócio dos produtos Nestlé que são fabricados em Portugal. A parceria traduziu-se ainda na integração de um projeto pioneiro da Nestlé: uma ferramenta de gestão para a redução dos stocks, tanto de matérias-primas como de embalagens.
  • A BA Glass produz há cerca de 30 anos as embalagens de vidro para as bebidas de cereais (MOKAMBO, BOLERO, TOFINA, PENSAL e BRASA), para produtos alimentos infantis (Potinhos de fruta NESTLÉ e NESTLÉ refeições), para iogurtes e sobremesas da Nestlé. Todos os frascos da Nestlé apresentam um design exclusivo, resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelos designers da BA Glass e as equipas de marketing e técnicas no desenvolvimento do produto.

 

Material de Ponto de Venda

  • A Cup & Saucer é uma referência incontornável na produção de porcelana. Foi fundada em 1988 com a ambição de vender chávenas para torrefatores em todo o mundo. Hoje, é a principal produtora de chávenas de café ao nível global – 85% da produção destina-se à exportação, sendo os países do Sul da Europa os mais representativos. A Cup & Saucer produz chávenas de café para as várias marcas da Nestlé Portugal há mais de 20 anos. A maioria dos modelos de chávenas BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA que se encontram nos cafés e restaurantes em todo o país são concebidos e produzidos pela empresa, que também conquistou outras filiais da Companhia – Espanha, Grécia, França e Itália, entre outras. Com a produção de chávenas para NESCAFÉ® Dolce Gusto®, passou a estar presente em cerca de 50 países com a Nestlé.

 

Transportes

  • A empresa Transportes João Amaral (TJA), sedeada em Avanca, trabalha com a Nestlé há mais de 50 anos. Com apenas quatro quilómetros a separar Estarreja, local da sede da transportadora, de Avanca, onde está instalada a primeira fábrica da Nestlé em Portugal, foi com naturalidade que a TJA assumiu os transportes das mercadorias da Companhia. Mesmo antes de trabalhar diretamente com a fábrica de Avanca, já fazia o transporte dos cereais, cafés e chocolates Nestlé importados, sobretudo de França, para o mercado português.
Article Type