Nestlé publica os resultados anuais 2019

• Crescimento orgânico de 3,5%, com crescimento interno real (RIG) de 2,9% e um pricing de 0,6%. O crescimento foi sustentado por uma forte dinâmica nos Estados Unidos e em Purina PetCare, em todo o mundo.
  • As vendas totais reportadas aumentaram em 1,2%, para CHF 92,6 mil milhões (2018: CHF 91,4 mil milhões). As aquisições líquidas tiveram um impacto negativo de 0,8% e a variação das taxas de cambio reduziu as vendas em 1,5%.
  • Um ano antes do plano de médio prazo da Nestlé, a empresa atingiu sua meta de rentabilidade para 2020. A margem do lucro operacional subjacente (UTOP) aumentou 60 pontos-base, para 17,6%. A margem de lucro operacional comercial (TOP) caiu 30 pontos base para 14,8% devido a custos de reestruturação e despesas relacionadas.
  • O lucro por ação subjacente aumentou 11,1% a cambio constante e 9,8% numa base reportada para CHF 4,41. O lucro por ação aumentou 28,0% para CHF 4.30 numa base reportada.
  • O fluxo de caixa livre aumentou 10,9%, para CHF 11,9 mil milhões.
  • O Conselho de Administração propõe um aumento de dividendos de 25 cêntimos para CHF 2,70 por ação, assinalando 25 anos consecutivos de crescimento de dividendos. No total, CHF 16,9 mil milhões foram devolvidos aos acionistas em 2019 através de uma combinação de dividendos e de recompras de ações. No final de 2019, a Nestlé concluiu o programa de recompra de ações de CHF 20 mil milhões, iniciado em julho de 2017. Em janeiro 2020, a Nestlé iniciou um novo programa de recompra de ações de até CHF 20 mil milhões.
  • A Nestlé alienou a Nestlé Skin Health em 2019 e anunciou a venda do seu negócio de gelados nos EUA por USD 4 mil milhões à Froneri (transação encerrada em 31 de janeiro de 2020). A Nestlé concordou também em vender uma participação de 60% do seu negócio de charcutaria Herta (frios e produtos à base de carne) à Casa Tarradellas. A rotatividade do portefólio nos últimos três anos representa 12% do total de vendas de 2017.
  • As projeções para 2020: aumento contínuo do crescimento das vendas orgânicas, com perspetiva de uma aceleração adicional em 2021/2022 na direção de um crescimento sustentável médio de um dígito. Margem de lucro operacional subjacente à negociação com melhoria contínua. Lucro por ação subjacente a câmbios constantes e é esperado um aumento da eficiência de capital. É muito cedo para quantificar o impacto financeiro do surto de coronavírus neste momento.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, afirma: "Assistimos a um forte progresso em 2019, com as principais métricas operacionais e financeiras a melhorar significativamente pelo segundo ano consecutivo. O crescimento orgânico acelerou, com forte impulso nos Estados Unidos e em Purina, em todo o mundo. O lucro melhorou uma vez mais e alcançámos a nossa meta delineada um ano antes do objetivo. O fluxo de caixa foi forte, enquanto o lucro por ação e o retorno aos acionistas atingiram níveis recordes. Em 2020, esperamos uma melhoria contínua no crescimento das vendas orgânicas, à medida que tomamos mais medidas para lidar com negócios de baixo desempenho.

Em 2019, fizemos um progresso significativo na transformação de nosso portefólio. Fizemos o que dissemos que faríamos e muito mais. Ainda não terminámos. Responderemos às rápidas mudanças no setor e às preferências do consumidor em rápida evolução, para posicionar o nosso portefólio no caminho de um maior crescimento.

A Nestlé continuará a concentrar-se na aceleração da sua inovação. O lançamento dos nossos produtos premium da Starbucks, por exemplo, tem sido um grande sucesso. Estamos muito satisfeitos com a velocidade de lançamento do produto e com a resposta positiva dos consumidores. A empresa está a adotar plenamente a necessidade de velocidade, como demonstrou a rápida expansão das nossas novas ofertas de alimentos e bebidas à base de plantas. Estamos a chegar ao mercado mais rapidamente com produtos indispensáveis.

Os nossos acionistas estão a assistir a retornos de investimento fiáveis, sustentáveis e crescentes, mesmo em tempos turbulentos. Um fator chave é a nossa prática sustentável de dividendos. Temos orgulho no facto de este ano propormos o 25º aumento consecutivo de dividendos anuais para nossos acionistas.

Reafirmamos também a nossa liderança em sustentabilidade num momento em que a Sociedade está cada vez mais exigente para com as empresas no sentido de estas encontrarem soluções para os principais problemas ambientais que enfrentamos. Além disso, fizemos um progresso significativo para tornar o nosso local de trabalho ainda mais diversificado e inclusivo. Novas iniciativas, como a nossa política melhorada de licença parental, reafirmam o status da Nestlé como empregadora preferida em todo o mundo.

Nas últimas semanas, a disseminação do coronavírus exigiu um esforço extraordinário da nossa equipa na China. O nosso foco é garantir a segurança dos nossos colaboradores e das suas famílias e introduzir medidas de proteção em todas as nossas instalações. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades chinesas, que estão a tomar medidas para conter essa epidemia, aproveitando a nossa experiência e conhecimento significativos. Os nossos pensamentos imediatos estão com as pessoas diretamente afetadas por esta emergência de saúde global. Estamos solidários com o povo chinês e estamos a trabalhar arduamente para garantir que os nossos alimentos e bebidas nutritivos continuem a estar amplamente disponíveis, principalmente para os mais vulneráveis, os mais jovens e os mais velhos da sociedade. A região da Grande China é o nosso segundo maior mercado, representando cerca de 8% das vendas globais. Neste momento, é muito cedo para quantificar o impacto financeiro desse surto.”

Vendas do grupo

O crescimento orgânico atingiu 3,5% em 2019, em linha com o nosso objetivo. O RIG acelerou para 2,9% no total do ano, o nível mais alto nos últimos seis anos. O crescimento foi apoiado, em particular, pela inovação e pela gestão de portefólio. Os preços contribuíram 0,6% e voltaram a um território positivo no quarto trimestre.

A aceleração do crescimento orgânico em relação ao ano anterior foi apoiada por um forte crescimento nos Estados Unidos e no Brasil, bem como com uma forte dinâmica registada na Europa Ocidental. A nossa Zona AOA registou um crescimento sólido, apesar da suavidade em algumas categorias na China e no Paquistão. O crescimento orgânico acelerou para 2,6% nos mercados desenvolvidos e permaneceu praticamente inalterado nos mercados, em 4,7%.

Todas as categorias de produtos tiveram um crescimento orgânico positivo. A maior contribuição veio da Purina Petcare e das suas marcas premium Purina Pro Plan e Purina ONE. O café teve um bom desempenho, suportado pela forte procura por produtos Starbucks, que já foram lançados em mais de 40 países. No total, os produtos Starbucks geraram mais de CHF 300 milhões em vendas adicionais em 2019. A Nestlé Health Science teve um bom progresso, com base num forte desenvolvimento de vendas para nutrição médica e produtos Atrium. O consumo de água foi reduzido, refletindo a pressão de preços no segmento principal e a fraca procura registada na Europa. Os produtos vegetarianos e à base de vegetais, nomeadamente o Sweet Earth Awesome Burger e o Garden Gourmet Incredible Burger, tiveram um forte crescimento orgânico de dois dígitos, alcançando vendas de quase CHF 200 milhões.

As aquisições líquidas tiveram um impacto negativo de 0,8%, devido sobretudo à alienação da Nestlé Skin Health e Gerber Life Insurance. As taxas de câmbio reduziram as vendas em 1,5%. O total de vendas reportadas aumentou 1,2%, para CHF 92,6 mil milhões.

O nosso negócio como força para o bem: moldando a nova economia do plástico

As embalagens e os plásticos desempenham um papel fundamental na prevenção do desperdício de alimentos e na garantia de qualidade e segurança dos produtos alimentares. No entanto, a deposição de resíduos plásticos no meio ambiente tornou-se um desafio ambiental significativo.

O compromisso da Nestlé é tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. No mesmo período, a Nestlé reduzirá em um terço o uso de plásticos virgens. Isso será alcançado com a criação de um mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar e o aumento da inovação de embalagens, enquanto trabalhamos com outras entidades para promover a economia circular.

Criando um mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar.

Tornar os plásticos reciclados seguros para contato direto com os alimentos é um enorme desafio para a nossa indústria. É tecnicamente e economicamente viável para o PET, mas ainda não para outros tipos de plásticos. A Nestlé lidera a mudança para plásticos reciclados homologados para contato direto com alimentos e bebidas. A empresa comprometeu-se a fornecer até 2 milhões de toneladas métricas de plásticos reciclados para uso alimentar de agora até 2025. Para criar este mercado, a Nestlé está a alocar mais de CHF 1,5 mil milhões para pagar um prémio por estes materiais neste mesmo período. Esses custos serão compensados por ganhos de eficiência operacional mantendo neutros os ganhos com esta iniciativa.

Impulsionando a inovação de embalagens.

Em 2019, a Nestlé abriu o Institute of Packaging Sciences para acelerar o desenvolvimento de soluções de embalagem seguras, funcionais e ecológicas. A companhia pretende acelerar a implementação de soluções inovadoras de embalagem. A Nestlé analisa toda a gama de opções, como sistemas reutilizáveis, novos materiais e materiais de embalagem simplificados e reciclados. Para complementar a sua pesquisa interna com desenvolvimentos externos, a Nestlé lançou um fundo de empreendedorismo de embalagens sustentáveis de CHF 250 milhões para investir em empresas start-up especializadas em soluções inovadoras de embalagens e em tecnologias de reciclagem.

Estas iniciativas fazem parte da agenda mais alargada de sustentabilidade da Nestlé. Contribuem para o objetivo da empresa de alcançar o objetivo de zero emissões líquidas de gases com efeito estufa até 2050. Como parte desses compromissos e para aumentar a transparência, a Nestlé continuará a delinear outras iniciativas e a fornecer atualizações regulares sobre os progressos alcançados.

Outlook

Projeções para 2020: A Nestlé espera um aumento contínuo no crescimento das vendas orgânicas. A companhia prevê mais aceleração do crescimento orgânico das vendas em 2021/2022 em direção a um crescimento sustentável médio de um dígito. A margem de lucro operacional subjacente deverá melhorar continuamente. Os custos de reestruturação para 2021 são esperados em cerca de CHF 500 milhões. Espera-se que os ganhos por ação subjacentes a câmbios constantes e a eficiência de capital aumentem. É prematuro quantificar o impacto financeiro do surto do coronavírus neste momento.

Consulte aqui o Comunicado de Imprensa integral.