Nestlé intensifica resposta global à pandemia do COVID-19 e une forças com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

A Nestlé preocupa-se profundamente com as pessoas e com as comunidades onde opera, por isso considera ter um papel crucial no combate à atual crise da COVID-19.

É neste contexto que a Companhia acaba de anunciar a união de forças com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) em resposta ao seu apelo de emergência e à intensificação de medidas de apoio aos seus colaboradores e parceiros.

O trabalho a desenvolver com a FICV visa fornecer ajuda imediata aos serviços de urgência, aos prestadores de cuidados de saúde e fortalecer os sistemas de saúde e é realizado em quatro vertentes:

• Doação de alimentos, produtos de nutrição médica e águas engarrafadas para aliviar as pessoas mais afetadas pela pandemia;
  • Implementação de capacidades logísticas disponíveis nas instalações Nestlé, de forma a apoiar as necessidades do FICV em vários países;
  • Doação de dez milhões de Francos Suíços (CHF) para utilização imediata nos países onde for mais necessário;
  • Todas as doações feitas pelos colaboradores às Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho ou para a Federação, serão igualadas na mesma quantidade pela Nestlé.

Porque a alimentação ajuda a manter as pessoas saudáveis e a melhorar a sua qualidade de vida, a Nestlé assume a responsabilidade de proporcionar uma boa nutrição a todas as pessoas e em especial aos mais vulneráveis na sociedade – crianças, idosos e doentes.

Assim, a Nestlé tudo está a fazer para garantir aos seus clientes e consumidores que vai continuar a produzir e entregar produtos para responder à procura global. Os seus colaboradores estão totalmente comprometidos com esta missão e trabalham diariamente para garantir que o fornecimento de bens se mantenha, ajudando a manter também as famílias mais seguras e saudáveis.

Focada neste objetivo, ao longo das últimas semanas, foram implementadas medidas de segurança em todas as instalações, tendo como principal preocupação todos os colaboradores da linha de frente, nas fábricas, nos laboratórios de qualidade e nos centros de distribuição da Nestlé.

Além disso, sempre que necessário, a Nestlé está a oferecer refeições e transporte gratuitos aos seus colaboradores, com o objetivo de reduzir o risco de adoecerem. Adicionalmente, estabeleceu acordos de baixa médica para todos aqueles que eventualmente possam contrair o vírus e concedeu ainda empréstimos - ou mesmo ajudas monetárias – em situações de dificuldades financeiras. Todos os colaboradores que se vejam forçados a pausas temporárias devido à pandemia do COVID-19 serão pagos integralmente por um período mínimo de doze semanas.

Desde o início desta crise, a equipa da multinacional tem liderado grandes esforços de assistência local nas comunidades em que se insere, apoiando instituições de solidariedade social, instituições médicas e hospitalares e outras organizações na linha de frente da luta contra esta pandemia. A Nestlé encontra-se a trabalhar em estreita colaboração com médicos para desenvolver protocolos de tratamento nutricional e suplementar, personalizados, para a época em que se vive a pandemia do COVID-19.

Foram ainda realizados donativos para bancos alimentares e organizações de entrega de alimentos, de forma a ajudar os mais necessitados, e é prestado apoio rápido e pragmático aos seus parceiros, tal como os fornecedores, que estão a ser afetados por esta crise.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, afirma: "Este é o momento de demonstrar os valores da ‘família Nestlé’. Estou profundamente impressionado com o que nossa equipa está a conseguir fazer para apoiar as pessoas e as comunidades afetadas por esta crise. A pandemia é um problema global e, por isso, estamos a oferecer ajuda em todo o mundo, contando com a nossa presença e experiência em 187 países. Além disso, damos todo o nosso apoio àqueles que lutam incansavelmente contra a propagação do vírus todos os dias. É aqui que entra a nossa parceria de longa data com a FICV. Aplaudimos os esforços incansáveis de milhões de voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e admiramos a sua determinação em fazer a diferença no terreno".

Tanto a Cruz Vermelha como a Nestlé nasceram há mais de um século, com raízes em comum na Suíça e presentes em quase todos os países do mundo. Partilham valores comuns, incluindo a determinação de fazer a diferença no terreno. Como parte da resposta à emergência atual, a FICV está a fornecer ajuda imediata para fortalecer os sistemas de saúde, onde a necessidade é maior.