Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Qual é a resposta da Nestlé ao COVID-19?

Durante este período sem precedentes que estamos a viver, o nosso propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável é agora mais importante do que nunca. Desde a nossa cadeia de fornecimento, passando pelas nossas fábricas e até às vossas casas, trabalhamos em contínuo para garantir que nos mantemos focados no atendimento às necessidades nutricionais das vossas famílias e dos vossos animais de estimação, durante todo este período difícil. Temos o dever de garantir que os alimentos e as bebidas para as pessoas e também os alimentos para os animais de estimação, tão necessários, estejam disponíveis em todo o mundo.

As pessoas estão no coração dos nossos negócios. Portanto, a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, dos nossos parceiros de negócios e das comunidades onde operamos é extremamente importante para nós.

Estamos comprometidos em desempenhar um papel fundamental na resposta global a esta pandemia. Estamos a mobilizar ajuda de várias formas em todo o mundo, incluindo através de doações de produtos, bem como no apoio a instituições médicas, bancos de alimentos e organizações de entrega de alimentos.

Nos últimos 154 anos, você, os nossos consumidores, os nossos colaboradores e os nossos parceiros de negócio confiaram em nós nos momentos mais difíceis. Hoje, estamos ao seu lado no combate a este enorme desafio global, com flexibilidade, com resiliência, com coragem e com carinho.

O que está a Nestlé a fazer para ajudar a impedir a propagação do coronavírus?

As pessoas estão no coração dos nossos negócios. Estamos a trabalhar incansavelmente para manter os nossos colaboradores, os nossos parceiros de negócios e as comunidades onde operamos saudáveis e seguras durante o surto de coronavírus. Entre as medidas que adotámos, estão:

  • A solicitação aos nossos colaboradores em todo o mundo para que não façam viagens internacionais para fins profissionais até 15 de abril de 2020 e que, sempre que possível, substituam as viagens domésticas por outras alternativas. Estes acordos permanecem sob revisão à medida que a situação se desenvolve.
  • Incentivar os colaboradores dos nossos escritórios a trabalhar em casa, sempre que possível.
  • Aconselhar os colaboradores a minimizar o risco de infeção no trabalho e em casa e incentivar também todos os nossos colaboradores a cuidar da sua saúde física e mental durante este período difícil.
  • Solicitar que qualquer colaborador que esteja com sintomas informe o seu line manager e que cumpra uma quarentena por um período de 14 dias.
  • Implementar medidas de segurança adicionais nas nossas fábricas, nos nossos escritórios e nos centros de distribuição.
  • Trabalhar com a nossa cadeia de fornecimento, de distribuição e com os nossos parceiros de retalho para implementar as medidas apropriadas de controlo de infeções e responder à procura pelos nossos produtos.

O que está a Nestlé a fazer para apoiar as necessidades das comunidades?

Estamos comprometidos em desempenhar um papel fundamental na resposta global a esta pandemia. Dada a variedade dos nossos produtos e da nossa presença em muitos países, a melhor forma de fazer a diferença é ao nível local, em cada uma das comunidades onde operamos. Estamos a mobilizar ajuda de várias formas em todo o mundo, incluindo doações de produtos muito necessários, bem como no apoio a instituições médicas, a bancos de alimentos e a organizações de entrega de alimentos.

O que está a Nestlé a fazer para garantir que os seus produtos permaneçam disponíveis?

Estamos comprometidos em garantir a produção e a entrega contínuas dos nossos alimentos e bebidas para os consumidores em todo o mundo. Para isso, estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros da cadeia de fornecimento, de distribuição e de retalho.

Que medidas tomaram especificamente para os vossos colaboradores?

Estamos a trabalhar muito para manter os nossos colaboradores saudáveis e seguros. Implementámos medidas de segurança em todas as nossas instalações, com foco especial nos nossos colaboradores que estão na linha da frente, nas fábricas da Nestlé, nos laboratórios de qualidade e nos centros de distribuição. Onde necessário, oferecemos refeições e transporte gratuitos para os colaboradores, a fim de reduzir o risco de adoecerem.

Estamos também a oferecer acordos de licença médica para quem contrair o vírus e forneceremos empréstimos ou adiantamentos em dinheiro para pessoas em dificuldades financeiras. Todos os colaboradores assalariados afetados por estas paragens temporárias será pago integralmente por um período mínimo de doze semanas. Deixamos ao critério de cada mercado da Nestlé decidir o momento exato do período de doze semanas, de acordo com as condições locais.

O que implica a parceria com a IFRC?

Unimos forças com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) em resposta ao seu apelo de emergência. Como parte desta resposta de emergência, a IFRC está a fornecer ajuda imediata para fortalecer os sistemas de saúde, onde a necessidade é maior. Inicialmente, trabalharemos juntos de quatro formas para fornecer ajuda urgente aos serviços de emergência e prestadores de cuidados e fortalecer os sistemas de saúde:

  • Doaremos alimentos, produtos de nutrição médica e água engarrafada para trazer alívio às pessoas mais afetadas pela pandemia.
  • Implementaremos as capacidades logísticas disponíveis dos nossos negócios fora de casa para apoiar as necessidades do IFRC em vários países.
  • Doaremos 10 milhões de francos suíços para a implementação imediata nos países onde for mais necessário.
  • Igualaremos em um para um quaisquer doações para as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho ou para a Federação feitas pelos nossos colaboradores.